Ação Católica italiana expressa afeto e proximidade ao Papa

Profundos sentimentos de afeto e proximidade filial ao Santo Padre, de solidariedade diante dos graves atos de deslealdade perpetrados em detrimento da Igreja e da Sua Pessoa: é o que expressa a nota da presidência nacional italiana da Ação Católica, externando gratidão ao Papa Francisco por sua incessante obra de reforma e purificação da própria Igreja.

“Este é um momento em que nos parece justo que todo o Povo de Deus, leigos, consagrados, ministros e pastores expressem em alta voz, o quanto antes, a sua fidelidade e confiança no magistério de Pedro”, acrescenta a nota.

O Santo Padre vive em primeira pessoa e indica a cada um de nós um estilo e um modo de agir que acaba desagradando a quem pensa e atua segundo lógicas de poder e com sórdidos métodos de luta, voltados à afirmação pessoal e à busca de privilégios.

“Francisco está guiando a Igreja inteira com sincero espírito de serviço e com o estilo sinodal que aprendemos a conhecer, num caminho de autêntica conversão missionária, de corajosa abertura aos homens e às mulheres de hoje, de forte renovação pastoral na fidelidade a Cristo e à beleza do humano”, prossegue o comunicado.

Neste caminho tem a seu lado o Povo de Deus: mesmo quem não o compreende é convidado a distanciar-se de venenos, subterfúgios e improbidades, que, certamente, não impedirão o percurso empreendido.

A Igreja das pessoas simples, dos pobres, das famílias, caminha “com serenidade e determinação” junto a Francisco e não pode deixar de considerar grave, inaceitável, qualquer ato que tente minar a sua unidade para desacelerar o passo, que busque lançar sombras, ao invés de luzes, ao esforço extraordinário que ela está realizando para fazer-se companheira de estrada da humanidade do terceiro milênio, conclui a nota da presidência nacional italiana da Ação Católica.

Fonte: radiovaticana.va

Compartilhe!
0 respostas

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *