Arquidiocese mantém Missa do Galo entre 19 e 20 horas

 Não diferente de outros anos, em 2013 a Missa do Galo em Uberaba será mais cedo em todas as 27 paróquias da cidade. Os horários variam entre 19 e 20 horas.

Apenas os mosteiros da Glória e do Carmelo manterão o tradicional o horário das 24 horas. O primeiro situa-se na rua Visconde do Rio Branco, no bairro São Benedito e o Carmelo na avenida da Saudade.

Nas paróquias a missa de véspera de Natal, também chamada de Missa do Galo vai acontecer bem mais cedo, entre 19 e 20 horas. São os casos das paróquias Santa Teresinha, São Benedito, São Domingos e São Judas cujas missas terão início às sete da noite. Em São José Tutunas a celebração está prevista paras 19h30. Já na Catedral, Adoração e nos santuários da Medalha e da Abadia as cerimônias vão começar às 20 horas.

No dia 25 haverá missa de Natal em todas as 27 paróquias da cidade, sendo que a maioria terá apenas uma celebração às 19 horas. Exceções para os santuários da Medalha e Abadia que além do período noturno, terão missas também às sete da manhã, Adoração às 8h e Catedral às 10 horas.

Já o arcebispo dom Paulo Mendes Peixoto presidirá celebração na paróquia São Miguel Arcanjo, em Veríssimo. Lá a missa de véspera de Natal está agendada para as sete da noite. Na quarta, 25, o arcebispo vai a Araxá onde às 19 horas preside missa de instalação da paróquia Mãe Rainha, a de número 59 da arquidiocese uberabense.

Para padre Ricardo Fidelis, reitor do Santuário da Medalha, liturgicamente a missa de véspera do Natal pode ser celebrada a partir das seis da tarde. Ele explica que há vários fatores sobre esta decisão da Igreja em celebrar as missas entre 19 e 20 horas e não a meia noite. Os principais, cita o sacerdote, são o de facilitar o acesso das pessoas às celebrações, como principalmente os idosos, possibilitar que todos participem da ceia natalina e por fim, questão de segurança, evitando que os fiéis saiam às ruas após as 24 horas.

Porém, independente de horário, se mais cedo ou mais tarde, padre Ricardo ressalta que o importante é que os cristãos participem das celebrações louvando a Deus, numa vigília, pelo nascimento do Menino Jesus, o nosso Salvador, no dia 25 de dezembro.

 

Rubério Santos

Assessor de Imprensa

Uberaba, 23 de dezembro de 2013

Compartilhe!
0 respostas

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *