Arquidiocese reúne milhares de fiéis em Congresso Eucarístico

Cerca de 4 mil fiéis participaram neste domingo (29), em Uberaba, do Congresso Eucarístico Arquidiocesano promovido pela Igreja Católica.
As atividades perduraram o dia todo. Pela manhã foram realizadas oficinas distribuídas por seis paróquias da cidade. A catequese foi sobre o tema: “A Igreja vive da Eucaristia”, documento publicado pelo Papa João Paulo II.
Á tarde os fiéis participaram de Caminhada Eucarística, em trecho entre a Catedral Metropolitana e o ginásio Marista Diocesano, onde dom Paulo Mendes Peixoto presidiu celebração para cerca de 4 mil fiéis de Uberaba e região. Mais 60 padres concelebraram a missa solene de encerramento do Congresso Eucarístico, que contou também com 2 mil ministros extraordinários da Comunhão Eucarística. A animação da missa coube a coral de 200 vozes.
Na cerimônia, após entrar com o Santíssimo Sacramento exposto no ostensório, dom Paulo Mendes Peixoto deu bênção especial aos fiéis presentes ao ginásio.
Em sua pregação dom Paulo ressaltou que o congresso arquidiocesano atingiu o objetivo de preparar o povo da nossa região para o Congresso Nacional, agendado para agosto de 2016, em Belém do Pará. Segundo o arcebispo a Eucaristia é patrimônio da nossa fé. Porém, acrescentou que sem comunhão entre os cristãos não há Eucaristia.
Ser cristão eucarístico, disse dom Paulo, é sair do egoísmo e entrar numa grande convivência de ajuda mútua entre os irmãos. Assim, arrematou, a Eucaristia passa a ser o sacramento da unidade, da partilha e da esperança.
Padre Vanderlei Ezaumi – assessor espiritual do Congresso espera que o encontro motive ainda mais os cristãos a ser presença de Deus na vida dos irmãos. “Não podemos ficar esperando ou apontado outros para irem em nosso lugar. Devemos tomar atitude e dar, nós mesmos, ao próximo de comer e beber. Agindo assim seremos saciados pelo verdadeiro Pão Vivo descido do céu,” frisou o sacerdote.
Rubério Santos – Assessor de Imprensa.