Assembleia Arquidiocesana de Catequistas

Aconteceu no último domingo, dia 30 de agosto, a Assembleia Arquidiocesana de Catequistas. O encontro foi realizado no Santuário de Nossa Senhora D’Abadia e contou com a participação de 280 catequistas, advindos de todas as paróquias da Arquidiocese de Uberaba. O objetivo da Assembleia foi trazer presente os desafios de nossa realidade, através de momentos de partilha e reflexões e proporcionar formação aos catequistas. O tema de reflexão e estudo foi “Comunicação, Catequese e Liturgia”, assessorado por Ir. Rosângela Aparecida Fontoura (Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Catequetas).

Algumas luzes mais animadoras deverão ser acesas para que nossa fé brilhe mais e nosso entusiasmo pela vida seja mais corajoso e transformador. Atualmente, há a necessidade de ajudar as pessoas a crer com ânimo e alegria, por isso esse encontro estabeleceu critérios inspiradores para o catequista discípulo missionário, chamado a ser o protagonista desta fé, do amor e da esperança para os nossos tempos. Despertou, ainda, a alegria e a esperança na caminhada de vida e fé dos catequistas, em vista de um novo agir catequético, focado em encontros vivenciais, usando os recursos litúrgicos e uma comunicação eficiente.

Foi um dia de grande aprendizado, confraternização e partilha, criando um clima de convivência e comprometimento com o processo de animação bíblico-catequética. O encontro foi encerrado com uma Missa presidida por Dom Paulo Mendes Peixoto, onde ao final houve uma Celebração de Envio, com a bênção e envio em missão de todos os catequistas presentes.

Reunidos nos tornamos luz e somos iluminados. Esperamos que através deste dia de encontro com Cristo e os irmãos de fé e de missão, das orações, formação, celebrações, reflexões, entretenimento e partilha, os catequistas tenham voltado para suas paróquias mais conscientes do seu protagonismo de fé, de amor e de esperança, para que possam cumprir a ordem de Jesus: “Fui eu que os escolhi e os enviei para produzirem fruto e o seu fruto permaneça” (Jo 15,16).

Márcia Marques dos Santos Felix – Comissão Pastoral para Animação Bíblico-Catequética

Compartilhe!
0 respostas

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *