Cinco paróquias vão encenar a Paixão e Morte de Cristo

Nesta Sexta-Feira da Paixão, dia 14, as igrejas católicas em Uberaba programam várias atividades, desde caminhadas pela manhã a procissão do Senhor Morto à noite. As encenações também estão na agenda com cinco teatros confirmados.

A Caminhada Penitencial vai acontecer em duas paróquias da área central. Na Paróquia do Santíssimo Sacramento, antiga Adoração, a caminhada sairá às cinco da manhã, passará pela Medalha, Ressurreição, Carmelo, retornando a praça Dom Eduardo. Em São Benedito a Via Sacra começa às 7h30 em frente ao Mosteiro da Glória. Os fiéis farão caminhada até a matriz de São Benedito na praça Jorge Frange.

Já às 15 horas, em todas as 34 paróquias da cidade, ocorre a cerimônia da Proclamação da Paixão e Morte de Cristo e Adoração da Cruz. O ato não é missa. Dom Paulo Peixoto presidirá o ritual na Catedral Metropolitana.

À noite, entre 19 e 20 horas, algumas paróquias realizam a procissão do Senhor Morto. A cerimônia, toda iluminada com velas, é uma tradição popular.

Ainda na Sexta Santa, cinco paróquias em Uberaba vão promover o teatro da Paixão e Morte de Cristo. O mais tradicional é o da paróquia São Judas Tadeu. Lá será realizada a 40ª encenação da vida de Jesus. Sob direção de Miguel Cantu a peça começa às 19h30 na praça São Judas.

Outro grupo já experiente é o do Santuário de Nossa Senhora da Abadia. Neste ano, porém, a apresentação será no Colégio Nossa Senhora das Dores, a partir das 17 horas.

Também haverá mudanças no teatro em Santa Teresinha. Ele ocorrerá ao final da cerimônia da Veneração da Cruz, a partir das 16h30, no interior da igreja. Esta é a terceira edição da peça montada pelo grupo de Jovens “Caminho Novo”.

Também novidades em Santa Bárbara. Após dois musicais, os jovens da paróquia realizam neste ano uma encenação a partir das 6 da manhã. Ela irá acontecer pelas ruas dos bairros Valim de Melo e Chica Ferreira, saindo da matriz de Santa Bárbara.

Por fim, pela primeira vez, os jovens da paróquia Sagrada Família, no conjunto Cartafina, encenarão a Paixão e Morte de Cristo. A peça, nas dependências da igreja, começa às 19 horas.

Jornalista Rubério Santos
Assessor de Imprensa da Arquidiocese

Compartilhe!
0 respostas

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *