Divulgado detalhes da programação do Congresso Eucarístico Nacional

O Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, divulgou na noite de ontem (09) detalhes da programação oficial do 17º Congresso Eucarístico Nacional (CEN2016). Na ocasião, o arcebispo apresentou a Mostra Vestes Sagradas, em exposição na Igreja Santo Alexandre, na capital paraense.

Belém (PA) recebe pela segunda vez o Congresso Eucarístico Nacional, que acontece neste ano entre os dias 15 e 21 de agosto.

O Congresso Eucarístico terá uma semana intensa de atividades para a vivência profunda da Eucaristia. A programação conta com missas, procissões e simpósios teológicos. O evento reunirá pessoas de todas as partes do Brasil.

No dia 15 de agosto, primeiro dia de evento, a abertura do Congresso contará com missa presidida pelo legado pontifício, Cardeal Cláudio Hummes. Todos os dias haverá missas presididas por bispos do Brasil em diversas comunidades de Belém.

No dia 16 de agosto, as seis regiões Episcopais e a Basílica Nossa Senhora de Nazaré recebem as Jornadas Pastorais. No dia seguinte, 17 de agosto, às 9h haverá o Café Teológico e no final da tarde a chegada da Procissão Pluvial. No dia 18 de agosto, o congresso conta com um Simpósio Teológico, Workshops, Feira Católica e Exposição da Amazônia. A sexta-feira, 19 de agosto, conta com uma missa para a juventude.

O sábado, 20 de agosto, conta com a Jornada do Ano da Misericórdia, simpósio e missas. O encerramento, no dia 21 de agosto, terá Missa Solene na Basílica Nossa Senhora de Nazaré e procissão de encerramento para a Catedral.

A escolha de Belém para sede do evento tem um significado importante. O município completa 400 anos de fundação e do quarto centenário da chegada do Evangelho nesta região da Amazônia, bem como os 110 anos de elevação da então diocese à arquidiocese.

Exposição Vestes Sagradas

Reúne paramentos utilizados pelos sacerdotes nas celebrações litúrgicas ao longo da história da Igreja. Belém (PA) é a primeira cidade da Região Norte a receber essa exposição, que já passou pelo Rio de janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Apresentando peças litúrgicas históricas utilizadas pelo clero em celebrações, ela faz interação entre arte, história, liturgia e teologia. A exposição, que compõe o circuito religioso cultural do CEN2016, fica até o dia 9 de setembro na Igreja Santo Alexandre.

Fonte: a12.com/cen2016.com.br

Compartilhe!
0 respostas

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *