Falece Dom José Maria Pires – o bispo mais idoso do Brasil

Dom José Maria Pires, falecido neste domingo, 27 de agosto, fez parte da Comissão Central da CNBB, o que seria equivalente nos dias atuais ao Conselho Permanente, no anos de 1960. O secretário-geral da Conferência enviou mensagem de pesar, em nome do episcopado brasileiro, ao arcebispo da Paraíba, dom Manoel Delson Pedreira.

Na mensagem, dom Leonardo afirma: “O testemunho de vida de dom José Maria é um exemplo para todos nós. Ele tinha 70 anos de sacerdócio sendo 60 como bispo. A fidelidade à Igreja e a corajosa posição em favor dos mais desamparados sempre marcou passo a passo sua caminhada“.

O velório de Dom José Maria Pires será nessa segunda-feira, dia 28, na Paróquia Nossa Senhora das Dores – Rua Silva Jardim, 100 – bairro Floresta, em Belo Horizonte (MG), a partir das 10h30, com Celebração Eucarística às 12h, presidida pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo. O sepultamento será em João Pessoa, na Paraíba.

O corpo do arcebispo emérito da Paraíba, dom José Maria Pires, vai chegar a 01h55 no Aeroporto Castro Pinto, na grande João Pessoa. O traslado será feito em carro aberto, num veículo do Corpo de Bombeiros, até a catedral basílica de Nossa Senhora das Neves, no centro da capital. O cortejo deverá ser acompanhado pelo arcebispo metropolitano da Paraíba, dom Manoel Delson Pereira da Cruz, padres, diáconos e religiosos da arquidiocese e representantes de pastorais e movimentos sociais arquidiocesanos.

O velório começa ainda de madrugada. A catedral vai ficar aberta durante todo o dia para as despedidas do povo de Deus a dom José. Várias missas vão ser celebradas durante o dia. Às 16h, terá a última celebração, de corpo presente, presidida pelo arcebispo dom Delson. O sepultamento será, em seguida, na própria catedral.

Fonte: cnbb.net.br

Compartilhe!
0 respostas

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *