Igrejas Cristãs se unem em favor da Casa Comum

As igrejas Católicas e Evangélicas de Uberaba e 19 cidades da região vão promover a partir de fevereiro, campanha denominada “União das Igrejas Cristãs em favor da casa comum”, com o tema “Nossa Responsabilidade”.
A iniciativa é da Arquidiocese de Uberaba e Conselho de Pastores da cidade após reunião entre seus representantes, dom Paulo Mendes Peixoto e pastor Carlos Wilton, na última semana. A reunião contou também com a participação do vereador Samuel Pereira – PR e padre Márcio André Soares, coordenador Arquidiocesano de Pastoral.
A proposta, disse dom Paulo é de aproveitar o texto da Campanha da Fraternidade de 2016 que fala da Casa Comum para convocar toda a sociedade para o debate, inclusive autoridades civis e militares, além de dirigentes de clubes de serviços, associações e sindicatos, dentre outros. Assim, continuou, vamos discutir assuntos como o Meio Ambiente, Saneamento Básico, Segurança Pública e Controle de Natalidade.
Junto com estes temas, acrescentou o arcebispo será dada ênfase no combate ao mosquito transmissor da dengue, chicungunha e zica vírus. “Queremos juntar forças com o Poder Público Municipal no sentido de evitar a proliferação do aedes aegypti em nossas cidades,” realçou dom Paulo.
As partes definiram que a campanha será lançada no próximo dia16 de fevereiro, em local ainda a ser escolhido. Antes, porém, em sessão ordinária no dia 15, na Câmara Municipal, os representantes da Arquidiocese e Conselho de Pastores farão uso da tribuna para explanar sobre o assunto.
Uma comissão, explica pastor Carlos Wilton, está sendo montada para organizar o lançamento da campanha no dia 16. “A proposta é que os temas centrais, como meio ambiente, saneamento, segurança pública e controle da natalidade, sejam apresentados por técnicos de cada área, possibilitando ao povo argüir sobre os assuntos”. Já as autoridades religiosas falarão da importância de avançar de maneira urgente nestas questões.
Padre Márcio André explica que o tema Casa Comum é o planeta Terra, sendo que no texto base da CNBB o foco principal é para o Saneamento Básico. Dados apontam, relata ele, que um bilhão de pessoas no mundo ainda fazem suas necessidades a céu aberto e mais de 4 mil crianças morrem por ano por falta de acesso a água potável. “Como na nossa região esta realidade é bem melhor, vamos aprofundar também nos outros temas,” disse ele, ressaltando que as paróquias debaterão estes assuntos em suas bases e também junto a sociedade civil organizada, através desta campanha  da União da Igrejas Cristãs.
O sacerdote termina destacando que a meta é estabelecer ações concretas, como por exemplo, mutirões de limpeza  nos quintais das casas existentes nos 20 municípios que compõem a Arquidiocese de Uberaba.
Rubério Santos Assessor de Imprensa