Seis paróquias vão encenar a Paixão e Morte de Cristo

Nesta sexta-feira da Paixão (dia 03 de abril), em Uberaba, pelo menos seis paróquias apresentarão o teatro da Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo. Os diretores, a maioria jovens, entendem que a encenação facilita a compreensão da mensagem pelo povo, além de tocar profundamente nos corações.

O pioneiro destas apresentações teatrais na cidade é o grupo de jovens da Igreja São Judas da Tadeu, no bairro Fabrício. Ele fará neste ano a sua 38ª apresentação por ocasião da Semana Santa. O espetáculo começa às 20h, na praça da igreja, sob direção de Miguel Cantu.

Outro grupo tradicional é o do Santuário de Nossa Senhora da Abadia, que apresenta em 2015 a 25ª edição da Paixão e Morte de Cristo. A peça começa mais cedo, às 18h, em frente a igreja, tendo na direção Lilian Linhares. A apresentação contará também com coreografias enfocando o nascimento e batismo de Cristo, além das bodas de Cana. Haverá arquibancada para alojar até mil pessoas.

Na igreja Nossa Senhora da Graças, no bairro Boa Vista, o teatro começa logo após a cerimônia da Adoração da Cruz, por volta das 17h. A encenação que antes era feira durante a via sacra, entre a matriz e a Capela de Nossa Senhora da Aparecida, já pelo segundo ano consecutivo ocorrerá no interior da igreja, após a procissão.

Na Paróquia de Santa Cruz, no bairro Leblon, o espetáculo começa às 8 da noite. Assim que padre Alex Pereira assumiu a paróquia o grupo de jovens recebeu apoio para a montagem e exibição da peça que conta com vários efeitos especiais.

A caçula nas peças teatrais é a Paróquia de Santa Teresinha, no centro da cidade. Este ano será a segunda apresentação do grupo que é formado por jovens do Caminho Novo e membros da Pastoral Familiar. A peça em Santa Teresinha começa às 17h30, em palco armado em frente à igreja. O espetáculo dirigido por Diogo Rodrigues conta com a interação fiéis e atores durante o martírio de Cristo.

Para monsenhor Célio Lima, pároco de Santa Teresinha, o relato da passagem bíblica, através do teatro, facilita a compreensão das pessoas, além, de motivá-las ainda mais, a seguir os passos de Jesus. Sem falar, acrescenta ele, que o diálogo na peça não se resume as palavras ditas, mas em palavras vividas pelos jovens que passam a se envolver mais com as atividades paroquiais e na ajuda ao irmão necessitado.

O sexto espetáculo é na verdade um musical e está a cargo dos jovens da Paróquia Santa Bárbara, no Valim Melo. A diretora Rachel Valério destaca que a idéia é contar a Vida de Cristo através de oito canções católicas. O espetáculo leva o nome de Herói, onde os jovens de Santa Bárbara procuram frisar que o verdadeiro herói da humanidade é Cristo. O musical começa a partir da sete da noite na igreja nova.

 

 

Rubério Santos

Assessor de Imprensa da Arquidiocese de Uberaba

 

Uberaba, 02 de abril de 2015

DSC_0635 DSC_0641 DSC_0652 DSC_0653 DSC_0678 DSC_0808

Compartilhe!
0 respostas

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *