Terços dos Homens se estendem pela Arquidiocese

No último dia 25 de abril, a pedido da Coordenação de Pastoral, diversos representantes de Terços dos Homens estiveram reunidos na Cúria Metropolitana de Uberaba, compartilhando essa experiência que a cada dia cresce na Arquidiocese.

 

O encontro contou inclusive com a presença de dom Paulo Mendes Peixoto, que elogiou a iniciativa da CAP, entendendo que a medida promove a integração dos grupos e propicia a troca de experiências. Ele aproveitou para sugerir a criação de um assessor pastoral para o Terço dos Homens.

 

Na oportunidade, pelo menos 15 paróquias estiveram representadas, sendo oito de Uberaba, duas de Sacramento, uma de Frutal, de Araxá e de Fronteira. O grupo rezou o terço, debateu o evangelho e depois houve troca de experiências.

 

O grupo mais antigo, de Nossa Senhora de Lourdes, tem 12 anos de criação e o mais recente, de São Galvão, pouco mais de um ano. Todos se reúnem uma vez por semana em dias variados. Em alguns há equipe de coordenação, em outros foi montado até panfleto ensinando a rezar o terço corretamente e, na maioria, se faz o sorteio da imagem do santo padroeiro entre os membros do terço para visitar as famílias. Há grupo também que celebra a Palavra e uma vez por mês, faz adoração ao Santíssimo.

 

Uma novidade é que a maioria dos grupos não se limita a rezar. Boa parte faz coleta em dinheiro e outros arrecadam gêneros alimentícios de maneira a ajudar o irmão necessitado. Segundo Walter da Paz, da Paróquia de São Sebastião de Araxá, lá há oito anos o grupo distribui cestas básicas para famílias carentes, além de levar orientação espiritual às pessoas.

 

Pedro Tassi, da Paróquia Sagrada Família/Uberaba, deu testemunho da força da reza do terço. “A minha filha curou uma surdez graças a essas orações,” afirmou ele.

 

Padre José Edilson Silva informou que esta foi apenas a primeira reunião do Terço dos Homens. “Sabemos que há vários outros grupos e a meta é promover este elo entre eles, até como forma de motivar a criação de novos,” disse o sacerdote, enfatizando que não há um modelo de Terço dos Homens nem se busca isto. “A proposta é levar mais e mais homens à prática da oração e também agir em prol do próximo,” arrematou ele.

 

 

Rubério Santos

Assessor de Imprensa

DSC_0310 Terço dos Homens

Compartilhe!
0 respostas

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *