10ª Conferência Municipal de Saúde de Uberaba

Está chegando a 10ª Conferência Municipal de Saúde, que foi convocada pela prefeita Elisa Araújo e pelos secretários Sétimo Bóscolo Neto (Saúde) e Beethoven de Oliveira (Governo), por meio de decreto, para que a população de Uberaba discuta os destinos da Saúde. O tema é “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, tendo como objetivo a elaboração do Plano Municipal de Saúde para os anos 2022 a 2025.

A coordenação é da Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba e será presidida pelo Conselho Municipal de Saúde, nos dias 19 e 20 de outubro, no horário das 18h às 22h; e 21 de outubro, das 8h às 20h, no auditório da Universidade Federal do Triângulo Mineiro “Esmeralda”, localizado na Av. Frei Paulino, 30, térreo, bairro Abadia.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cézar William de Melo Ribeiro, que representa a Arquidiocese de Uberaba à frente da Saúde na cidade, afirma que “a finalidade da Conferência Municipal é avaliar a situação da Saúde do município e propor novas diretrizes para a formulação da estrutura da Saúde da cidade.”

Uma homenagem às vítimas da Covid-19 integra a programação, que também terá espaço para apresentações culturais. A palestra magna da abertura ficará a cargo de Ailton de Souza Aragão, doutor e pós-doutor em Ciências da Saúde pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) e professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, lotado no Instituto de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva (UFTM – ICS-DeSCo). Aragão é bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

No dia 20, quinta-feira, haverá homenagem aos mortos por Covid-19, a cargo de Claudiane Aparecida Guimarães, coordenadora do curso de Psicologia da UFTM. Nesta data, haverá também atividade de grupos de trabalho por eixo temático, apresentação musical de Larissa Bandeira de Mello Barbosa (chefe do Departamento de Epidemiologia da SMS) e atividade corporal com Adele Ferreira dos Santos Martins. Os trabalhos da noite se encerram com mais atividades de grupos de trabalho por eixo temático.

Na sexta-feira (21), das 8h às 20h, acontece a votação das propostas selecionadas para o Plano Municipal de Saúde, fechando os trabalhos iniciados com as pré-conferências, realizadas ao longo do mês de setembro. A coordenação da Conferência é da Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba e a presidência é do Conselho Municipal de Saúde.

Compartilhe: