Corpus Christi

  Corpus Christi significa “Corpo de Cristo” ou “Corpo de Deus”. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A tradição diz que Jesus, na véspera de sua crucificação, na Quinta-feira santa, se reuniu com os apóstolos na Ceia e instituiu o Sacramento da Eucaristia. O Evangelho de Mateus 26,26 mostra exatamente como foi o último momento de Cristo com seus discípulos.

  Durante essa festa, são celebradas missas festivas, tríduos e é tradição as ruas serem enfeitadas para a passagem da procissão por onde será conduzido, geralmente pelo Bispo ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento, acompanhado por multidões de fiéis. Os tradicionais tapetes de sal remetem ao momento em que Jesus entrou triunfalmente em Jerusalém. Apesar do nome, os tapetes são feitos não apenas de sal, mas de outros materiais, como serragem, areia colorida, borra de café, cal, etc. . Os tapetes representam ramos que os fiéis jogavam na passagem de Jesus por Jerusalém. Diz a Bíblia que Jesus foi recebido como rei em Jerusalém. O povo ia jogando ramos pela rua, formando quase um tapete para sua passagem. Então, quando Jesus Eucarístico é levado pelas ruas, fazemos esta homenagem à passagem dele, colocando os tapetes.

  A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da Eucaristia, o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

  O mistério da Eucaristia é o amor de Cristo presente como alimento para a humanidade. É também o mistério da partilha. Todos nós, adultos, crianças e jovens comungamos o mesmo Corpo e Sangue de Cristo e nos transformamos Nele e por Ele.

  Confeccionar os tapetes para a Procissão de Corpus Christi é também uma forma de demonstrar nossa fé na Eucaristia. No entanto, não basta apenas confeccioná-los. É preciso que nós, católicos, participemos da Santa Missa e da Procissão desse dia. Afinal, o próprio Jesus sai às ruas para abençoar a todos.

 

Adriana Corrêa Rocha Silva

Ministra Extraordinária da Sagrada Comunhão Eucarística

Paróquia de Santa Luzia

Compartilhe:

Assine nossa News

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por