150 + DOIS ANOS DE DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DA ABADIA EM ROMARIA-MG

  Após dois anos sem poder realizar de forma presencial a tradicional festa em louvor a Nossa Senhora da Abadia em Romaria MG, o mês de agosto deste ano de 2022 foi o mais especial e feliz para os devotos de Nossa Senhora da Abadia, que puderam retornar à Casa da Mãe para seus festejos.

  Um retorno tão especial quanto este não poderia passar em branco e por isso foram trinta dias de festa e celebrações para comemorar os 150 anos + 2, visto que no ano de 2020 completaram-se 150 anos de festa e todas as programações ficaram guardadas para este ano, com o retorno da festa presencial.

  A festa em louvor a Nossa Senhora da Abadia teve início em 15 de julho, com uma dinâmica diferente: até dia 05/08, várias cidades e paróquias da região que demonstram sua devoção a Nossa Senhora da Abadia, foram responsáveis pela missa e coroação da imagem de Nossa Senhora da Abadia. Tivemos conosco as cidades de Uberlândia, Prata, Iraí de Minas, Araguari, Douradoquara, Cascalho Rico, Vazante, Pedrinópolis, Estrela do Sul, Patrocínio, Indianópolis, Monte Carmelo e Patos de Minas.

  Dia 30 de julho foi realizado um desfile com a presença das escolas, creches, fanfarra das cidades de Romaria, Monte Carmelo, Estrela do Sul e Iraí de Minas.

  Dia 06 de agosto, houve a abertura oficial da festa, com grande comoção dos fiéis e devotos que estavam com muita saudade de viver tudo aquilo novamente. Ao meio-dia, a imagem saiu de seu santuário e desceu até seu trono de coroação, uma representação de descida para ficar junto a seu povo.

   Dia 10 de agosto tivemos a chegada dos carros de boi. Mais de 30 carros fizeram a alegria, trazendo lembranças de nossos antepassados e preservando a tradição do meio de transporte que era utilizado em festas anteriores, quando não tínhamos veículos como os atuais.

  Um dos momentos mais lindos da Festa de Nossa Senhora da Abadia em Romaria aconteceu na missa campal, realizada no sábado dia 13/08/2022, denominada Missa Sertaneja. Foi toda voltada para o sertanejo, com o coral cantando todas as músicas da missa em paródias, usando arranjos de grandes clássicos sertanejos como Rancho Fundo, de Chitãozinho e Xororó, Chalana, entre outros. Ao final da missa, as comunidades rurais da cidade de Romaria fizeram uma homenagem e coroaram a imagem de Nossa Senhora da Abadia.

  Dia 15 de agosto, um dia muito especial. O momento mais aguardado do ano e, após vários festejos durante o dia, tivemos o encerramento da festa com a missa presidida pelo Arcebispo Dom Paulo, procissão luminosa e coroação da imagem de Nossa Senhora da Abadia.

 

  A imagem foi coroada pela cidade de Romaria, em uma belíssima apresentação de teatro, mostrando a morte de Nossa Senhora e sua Assunção aos Céus. Tivemos também a apresentação da história da devoção a Nossa Senhora da Abadia e, após a entrada de 152 romarienses com velas, a Rainha do Triângulo foi recebida ao som de trombetas, descendo até seu trono de coroação levada por romarienses para ser coroada. Após belíssima coroação que contou com a tecnologia, da coroa sendo levada por um drone, nossa padroeira recebeu uma linda queima de fogos e a encenação de sua subida aos céus encerrou mais uma festa.

  Foi uma festa super especial e emocionante, pois diante de tudo que se passou com a pandemia do coronavírus, voltar a reviver uma festa presencial com milhares de fiéis é de fato algo inesquecível. Os romeiros e devotos vieram a pé, a cavalo, de bicicleta, de carro, de ônibus, vieram para ficar, vieram somente para visitar, mas era possível ver no rosto das pessoas a alegria por estarem aqui novamente e principalmente a fé e esperança renovadas para mais um ano, até a chegada do próximo agosto.

 

Mayara Abadia Delfino dos Anjos e Borges

 

Compartilhe:

© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por