Paróquia Basílica do Santíssimo Sacramento celebra a Semana Santa

“Celebramos a Vigília Pascal, dentro do Tríduo Pascal; esta é a celebração mais importante, poque dá sentido a tudo que cremos. É certo que em todos os domingos nós celebramos a Páscoa. No primeiro dia da semana Cristo ressuscitou; anualmente a Igreja reserva em seu calendário litúrgico esta importante festa. Podemos dizer que todas as outras celebrações ao longo do ano têm sentido a partir desta celebração de hoje.” Assim, o pároco da Basílica, Padre Ricardo A. Fidelis, iniciou sua homília da Vigília Pascal.

Com muita alegria, a Paróquia Basílica do Santíssimo Sacramento apresentado pelo Patrocínio de Maria, na cidade de Sacramento (MG), Arquidiocese de Uberaba, celebrou a Semana Santa com uma intensa e bem participativa programação.

Após dois anos de pandemia com celebrações restritivas, neste ano pudemos bem celebrar a Semana Santa com procissões, encenação das Sete Palavras de Cristo na Cruz, Vigília Eucarística, Veneração da Cruz e Santas Missas.

A programação teve início no Domingo de Ramos, com bênção dos Ramos na porta da Igreja Nossa Senhora do Rosário, seguida de procissão até a Basílica, onde tivemos a Santa Missa. À noite houve a bênção dos Ramos na praça da Basílica e Santa Missa.

Na segunda-feira, fizemos a contemplação das Sete Dores de Nossa Senhora e Santa Missa na Basílica. Na terça-feira, aconteceu a tradicional procissão do Encontro, realizada pelas duas paróquias de Sacramento, Paróquia Basílica do Santíssimo Sacramento e Paróquia Nossa Senhora da Abadia. Foram celebradas Santas Missas na Basílica, na Igreja Nossa Senhora do Rosário e na Matriz de Nossa Senhora da Abadia., Em seguida, Padre Elizeu Pereira Carvalho e seus paroquianos levaram a imagem de Nossa Senhora das Dores em procissão da Matriz de Nossa Senhora da Abadia, e Padre Ricardo A. Fidelis e seus paroquianos, a imagem de Nosso Senhor dos Passos da Igreja de Nossa do Rosário. Eles se encontraram na porta da Basílica, onde houve uma breve reflexão e o canto da Verônica.

As celebrações do Tríduo Pascal aconteceram na Basílica, com um grande número de fiéis participando. Houve a cerimônia do Lava-Pés, Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, Vigília Eucarística, celebração da Paixão e Morte do Senhor, narrativa da Paixão, Oração Universal, Veneração da Santa Cruz, Vigília Pascal, Bênção do Fogo Novo, acendimento do Círio Pascal, Celebração da Luz, Proclamação da Páscoa, Bênção da Água Batismal e renovação das Promessas Batismais.

Encerrando as celebrações, no Domingo de Páscoa, tivemos todas as Santas Missas na Paróquia. Tivemos ainda, com grande participação das famílias, a Páscoa das Crianças na Basílica, organizada pela equipe de Coordenação da Missa com as crianças, com uma breve encenação dos últimos passos de Jesus até a Ressurreição.

Assim, bem celebramos a Semana Santa em nossa paróquia, com a alegria de Cristo Ressuscitado.

Desejamos a todos uma Santa e Feliz Páscoa!

Livia Pereirinha
Pascom Basílica

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por