A devoção a Santo Antônio em Uberaba

A devoção a Santo Antônio é uma das mais conhecidas e praticadas em todo o Brasil e até mesmo no mundo. Ele é conhecido popularmente como o “santo casamenteiro”, namoradeiro e o santo junino. No entanto, sua vida e biografia deixam claro que ele foi muito mais. Foi um verdadeiro instrumento de Deus para operar mais de oitocentos milagres relatados durante sua vida.  Além disso, Santo Antônio foi um dos maiores pregadores da história e recebeu o título de Doutor da Igreja por causa de seus escritos. É o protetor das mulheres estéreis, dos viajantes, dos pedreiros, dos pobres, dos padeiros, entre várias outras ocupações humanas, e inclusive é o santo intercessor dos empreendimentos.  Foi ainda um homem de grande caridade para com os pobres e necessitados.

Santo Antônio chamava-se Fernando de Bulhões e Taveira de Azevedo e nasceu em 1195, em Lisboa. Conviveu com São Francisco de Assis e este o nomeou como pregador da Ordem, professor e Mestre de Noviços. Viveu seus últimos anos em Pádua, Itália. Por isso ficou conhecido como Santo Antônio de Pádua. Ali ele se entregou à irmã morte com apenas 36 anos.

Os milagres mais extraordinários e curiosos foram realizados por intermédio de Santo Antônio. Entre muitos outros, ele “colou” o pé de um jovem que tinha sido decepado, foi transportado de Pádua a Lisboa onde inocentou seu pai de uma falsa acusação, fez um jumento faminto se ajoelhar diante do Santíssimo Sacramento ao invés de comer feno. Para provar a presença de Jesus na Eucaristia multiplicou os pães numa necessidade urgente, ressuscitou mortos, curou doenças, salvou vidas, pregou para os peixes e estes o ouviram e converteu milhares de pessoas com suas pregações arrebatadoras. Em homenagem a este seu poder da Palavra, Deus preservou todo seu aparelho fonador: sua língua, mandíbula e cordas vocais se encontram preservados na Basílica de Santo Antônio, em Pádua.

A fama de casamenteiro fixou-se em Santo Antônio porque ele ajudou uma jovem noiva que queria se casar, mas sua família não tinha dinheiro para dar o dote, como era o costume na época. Santo Antônio é representado com o Menino Jesus no colo porque, em vários de seus momentos de oração, o Menino Jesus lhe aparecia e o santo o pegava no colo. Esses momentos eram descritos como os de mais profundo amor, paz e presença do céu.

Em nossa cidade de Uberaba/MG existe uma Quase Paróquia dedicada ao santo. Fica localizada no bairro Elza Amui e conta com um Conselho bem atuante. A Quase Paróquia Santo Antônio é presidida pelos religiosos Diácono Márcio e Frei Romilso que juntos direcionam os fiéis. O mês de junho é dedicado ao Santo e com certeza toda a comunidade se revigora em festa religiosa e social, bem como em louvores ao padroeiro. “É um momento de união, carinho, fé e devoção”, diz um paroquiano. Outro reforça que “Rezar para Santo Antônio é dar passos de humildade rumo a Deus”. Desta forma, toda a comunidade, bem como a cidade de Uberaba vão fortalecendo sua fé e seguindo firmes com as orações ao padroeiro.  Vejamos as principais orações dirigidas ao Santo:

Orações a Santo Antônio

Para a proteção dos empreendimentos:

“Glorioso Santo Antônio, que tivestes a sublime dádiva de abraçar e afagar o Menino Jesus, alcançai-me deste mesmo Jesus a graça que vos peço e vos imploro do fundo do meu coração (pede-se a graça). Vós que tendes sido tão bondoso para com os pecadores, não olheis para os poucos méritos de quem vos implora, mas antes fazei valer o vosso grande prestígio junto a Deus para atender o meu insistente pedido, Amém. Santo Antônio, rogai por nós”. (Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai)

Oração de Santo Antônio para os namorados:
“Meu grande amigo Santo Antônio,
tu que és o protetor dos namorados,
olha para mim, para minha vida,
para meus anseios.
Defende-me dos perigos,
afasta de mim os fracassos,
as desilusões, os desencantos.
Faze que eu seja realista,
confiante, digna e alegre.
Que eu encontre um namorado que me agrade,
seja trabalhador, virtuoso e responsável.
Que eu saiba caminhar para o futuro
e para a vida a dois com as disposições
de quem recebeu de Deus uma vocação sagrada e um dever social.
Que meu namoro seja feliz e meu amor sem medidas.
Que todos os namorados busquem a mútua compreensão,
a comunhão de vida e o crescimento na fé.”

Para alcançar uma graça:
“Eu te saúdo, pai e protetor Santo Antônio!
Intercede por mim junto a Nosso Senhor Jesus Cristo
a fim de que ele me conceda a graça que desejo (mencionar a graça).
Eu te peço, amado Santo Antônio,
pela firme confiança que tenho em Deus a quem serviste fielmente.
Eu te peço pelo amor do menino Jesus que carregastes em teu braço.
Eu te peço por todos os favores que Deus te concedeu neste mundo,
pelos inúmeros prodígios que Ele operou
e continua operando diariamente por tua intercessão.
Amém.”

Fonte: Texto elaborado por Renner de Brito – paroquiano e membro da Pastoral do Dízimo.

As orações foram retiradas do site da Canção Nova.