A MISSÃO DA HAITIANA IRMÃ MERLANDE

   Eu sou Merlande Bazard, haitiana, membro da Congregação das Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils. Tenho 32 anos, estudante de Enfermagem na Uniube (Universidade de Uberaba) e atualmente moro na comunidade São Domingos.

    Cheguei ao Brasil em 31 de janeiro de 2018, para continuar minha formação religiosa no noviciado em Porto Nacional, estado do Tocantins. Éramos jovens de três países: Brasil, Haiti e Paraguai. No início, foi muito difícil aprender a língua portuguesa e me adaptar à cultura brasileira, que é um pouco diferente da minha. Apesar disso, não foi uma barreira que me impediu de querer aprender e seguir com minha formação. As irmãs também me ajudaram muito nesse tempo. Foi uma experiência muito rica de convivência e aprendizado com pessoas de outras culturas.

 

   Em janeiro de 2020, fiz meus primeiros votos. E de comum acordo com a Provincial, vim morar em Uberaba. Nesse período, o mundo inteiro foi surpreendido pela pandemia, momento que, pessoalmente, foi muito perturbador. Daí, comecei a me desenvolver, com cursinhos pré-vestibulares, o vestibular e o Enem. Como resultado, entrei na Uniube para cursar Enfermagem, que é um de meus sonhos, o cuidar das pessoas mais necessitadas em sua saúde, pensando também, ao retornar ao Haiti, em ajudar o povo que está sofrendo muito. Peço a Deus força e inteligência para realizar meus sonhos.

 

  Dentre outras atividades, trabalho com os imigrantes haitianos na regularização dos documentos e também na Pastoral da Criança.

  Sinto-me muito feliz aqui em Uberaba. O povo é bem acolhedor. Posso dizer, por enquanto, que tem sido a maior experiência que tenho feito no Brasil.

 

Irmã Merlande Bazard

Compartilhe: