AÇÃO ECLESIAL E SOCIAL DA ESCOLA DE FÉ E CIDADANIA

       O Conselho Arquidiocesano de Leigos e Leigas assumiu a direção da Escola de Fé e Cidadania, que nasceu como fruto da última Assembleia de Pastoral da Arquidiocese de Uberaba. Nesses três anos de sua existência, muitas formações foram ministradas, sempre em formato on-line. De acordo com sua responsabilidade eclesial e social, a Escola de Fé e Cidadania vem prestando relevantes serviços não só para a Arquidiocese de Uberaba, mas para a sociedade em geral. Têm sido abordados temas de fronteira, sempre com aceno para a relação fé e vida.

   As formações acontecem na primeira segunda-feira do mês, às 20h, com transmissão pelos canais de comunicação on-line da Arquidiocese de Uberaba. No mês de agosto, em que se celebra a Semana da Família, foi tratado um tema muito importante: “A família e sua missão social”. Sendo a base da sociedade, a família tem uma responsabilidade social determinante. É no seio da família que são modelados os valores humanos, como o respeito ao outro, a honestidade, a justiça… É no berço que se aprendem esses valores imprescindíveis para bem viver em sociedade.

     Para assessorar esse evento, foi convidado o Padre Crispim Guimarães, que é Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família e o atual Secretário Nacional da Pastoral Familiar. Sua formação e suas atividades o credenciam para abordar com profundidade tema tão complexo. Possui mestrado em Psicologia, pós-graduação em Psicopedagogia da Formação, Metodologia do Ensino Superior e Comunicação Social. É também graduado em Filosofia, Teologia e Letras. Pertence ao presbitério da Diocese de Dourados (MS) e se encontra a serviço da CNBB.

    Essa formação aprofundou o tema proposto e abriu os horizontes para o sentido da responsabilidade da família diante dos desafios da sociedade. Muitas pessoas participaram da live, não somente inscritos na Escola, mas também alunos da ESTELAU, membros da Pastoral Familiar e agentes pastorais das paróquias. Como em outras edições, tivemos também a participação de pessoas de outras localidades, até mesmo de fora de nossa Arquidiocese.

   A próxima formação da Escola de Fé e Cidadania, que será a sétima deste ano, está prevista para o dia 5 de setembro, com o tema “Encantar a Política – Preparando para as eleições”. O estudo se baseará em duas publicações, uma de nível nacional “Encantar a Política”, e outra lançada pelo Regional Sul 2 da CNBB, “Cartilha de Orientação Política 2022 – a política melhor”.

   O assessor será Padre Danilo Vitor Pena, que é Graduado em Filosofia e Teologia, especialista em Direitos Humanos pela PUC-GO, Mestre em Filosofia Contemporânea pela PUC-PR, Doutor em Teologia pela PUC-PR, membro do Grupo de Pesquisa Educação, Gênero e Educação em Edith Stein. Ele é padre da Diocese de Jacarezinho-PR.

    Contamos com a participação de todos, não somente os inscritos da Escola de Fé e Cidadania, como também alunos da ESTELAU, lideranças das comunidades e da sociedade em geral, tendo em vista a importância do tema a ser abordado, diante das eleições que se aproximam.

Equipe de Direção da Escola

Compartilhe:

© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por