Algumas importantes obras na Igreja São Domingos

Ao longo do ano de 2022, a igreja São Domingos em Uberaba tem passado por algumas adequações em seu espaço graças à doação de alguns benfeitores.

A primeira intervenção foi uma profunda obra de restauro na sacristia da igreja, com a recuperação das cores originais das paredes, portas e dos arcos góticos, bem como dos ladrilhos hidráulicos, que são datados de 1904. Na sacristia, também foi instalado um belo armário em cor bastante sóbria para combinar com o conjunto. Depois das obras de restauro, a sacristia ficou belíssima, uma vez que toda a beleza arquitetônica gótica foi ressaltada.

Dentro da igreja foram feitas algumas intervenções: retiraram-se elementos construídos ao longo da história que em alguma época tiveram sua utilidade e hoje não mais. O presbitério voltou a ter o mesmo tamanho e disposição de quando foi projetado em 1966, ano da execução de um projeto arquitetônico bastante elaborado, para adaptar o espaço litúrgico da igreja, naquela época, à renovação proposta pelos decretos do Concílio Vaticano II.

Seguindo o projeto arquitetônico de 1966, que ainda não foi completamente executado, um altar lateral instalado dentro do templo foi levado para a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, lugar orginalmente destinado. A imagem de Nossa Senhora de Lourdes foi restaurada e os ofícios religiosos voltaram a ser executados na gruta/capela.

A pia batismal foi colocada no lugar onde estava o altar lateral removido, tendo em vista que o espaço era originalmente destinado para o batistério. Também foi reaberto o antigo nicho lateral, abaixo dos vitrais dos mistérios do Rosário, onde será recolocada a imagem original do conjunto de Nossa Senhora do Rosário e São Domingos, espaço mais adequado e significativo.

As imagens de São Pedro e São José foram retiradas de dentro da igreja e instaladas nos nichos da entrada principal do templo. Em breve, passarão por restauro. A imagem pendente do Crucificado sobre o altar foi retirada para restauração. Também serão restauradas as imagens de Santo Tomás de Aquino e Santo Alberto Magno, que logo voltarão a ornar o coro dos frades. A imagem principal de São Domingos no próximo ano passará também por trabalho de restauração.

Todos esses trabalhos e outros que estão planejados e em vias de ser executados são para preparar a igreja de São Domingos para a comemoração dos 120 anos de sua inauguração, em 4 em outubro de 2024.

Frei Henrique-Cristiano Bhering, OP
Pároco da paróquia São Domingos

Compartilhe:

© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por