“Amor familiar: vocação e caminho de santidade.”

No período de 22 a 26 de junho, foi realizado em Roma o X Encontro Mundial das Famílias, com a presença de famílias do mundo todo representando todas as famílias do mundo!

A pedido do Papa Francisco e, em função ainda dos obstáculos e consequências da pandemia, o X Encontro foi realizado em todas as paróquias do mundo, tornando-se assim um encontro multicêntrico.

Todo o material a ser trabalhado no X Encontro em Roma foi disponibilizado para todo o povo de Deus, permitindo que os assuntos discutidos e tratados em Roma pudessem ser trabalhados nas paróquias espalhadas por todo o mundo.

Dentre as ações desenvolvidas na Arquidiocese de Uberaba para o X Encontro Mundial das Famílias, Dom Paulo encaminhou um convite a todas as paróquias, incentivando a todos, unidos a Roma, a participarem como “Família de famílias” deste momento tão valoroso, através das Lives de Formação promovidas pela Pastoral Familiar, quer seja das celebrações eucarísticas em cada paróquia, voltadas ao Encontro.

A Pastoral Familiar da Arquidiocese promoveu três Lives de Formação com temas sugeridos no X Encontro:

A primeira com o casal André e Karina Parreira (Autores do Livro “Matrimônio – Encontros de Preparação” utilizado na preparação dos noivos) que estavam em Roma a convite do Vaticano para fazerem uma palestra no Encontro. Eles abordaram o tema “A família, o caminho da santidade” com muita simplicidade, profundidade e propriedade.

A segunda foi com o casal Sônia e Binho de Carmo do Cajuru, da Diocese de Divinópolis, que abordaram o tema “Identidade e missão da família cristã”.

A terceira e última Live foi com Dom Paulo Mendes Peixoto que abordou o tema “Igreja Doméstica e Sinodalidade”, refletindo sobre o “caminhar junto” das Famílias e a Igreja.

Como encerramento do X Encontro Mundial das Famílias na Arquidiocese foram celebradas missas em diversas paróquias, no final da semana. Dom Paulo fez o encerramento com uma celebração eucarística na Catedral, na noite do domingo dia 26 de junho, contando com a presença da equipe da Pastoral Familiar da Arquidiocese e de seu Assessor Monsenhor Célio Pereira Lima.

Durante todas as atividades do X Encontro Mundial, as famílias puderam perceber a ação do Espírito Santo que sopra onde e quando quer nos corações que permitem Sua entrada. Muitos foram os relatos e testemunhos de famílias que, não somente em nossa Arquidiocese, mas em vários locais do mundo, expressaram sentimentos de alegria por perceberem a presença real de Deus em seu meio. Muitos descobriram ou redescobriram que o “Amor familiar é vocação e caminho de santidade”.

No final da Missa celebrada na Praça de São Pedro, no âmbito do X Encontro Mundial das Famílias, na presença do Papa, foi entregue aos participantes a oração do Envio Missionário que os compromete a serem portadores do anúncio da Evangelho no mundo, que aqui reproduzimos:

Queridas famílias,

convido vocês a continuarem o caminho, escutando o Pai que chama vocês: tornem-se   missionários nos caminhos do mundo!
Não caminhem sozinhos!
Vocês, jovens famílias, busquem ser guiadas por quem conhece o caminho; vocês que estão mais à frente, tornem-se companheiros de viagem para os outros.
Vocês que estão perdidos por causa das dificuldades, não se deixem vencer pela tristeza.
Confiem no amor que Deus colocou em vocês, supliquem ao Espírito todos os dias para   reavivá-lo.
Anunciem com alegria a beleza de ser família!
Anunciem às crianças e aos jovens a graça do matrimonio cristão.
Deem esperança a quem não a tem.
Ajam como se tudo dependesse de vocês, sabendo que tudo deve ser confiado a Deus.
São vocês a “costurar” o tecido da sociedade e de uma Igreja sinodal que cria relações, multiplicando o amor e a vida.
Sejam sinal do Cristo vivo, não tenham medo do que o Senhor pede a vocês, nem de   ser generosos com Ele.
Abram-se a Cristo, ouçam-no no silêncio da oração.
Acompanhem os mais frágeis, cuidem dos solitários, refugiados, abandonados.
Sejam a semente de um mundo mais fraterno!
Sejam famílias com um coração grande!
Sejam o rosto acolhedor da Igreja!
E por favor, rezem, rezem sempre!
Que Maria, nossa Mãe, socorra vocês quando não houver mais vinho, seja uma companheira no tempo do silêncio e da provação, ajude vocês a caminharem junto com seu Filho Ressuscitado.

Solange e Freud
Casal Coordenador – Pastoral Familiar Arquidiocese de Uberaba