Arquidiocese de Uberaba e o Ano da Caridade Serviço à vida plena

“Eram perseverantes na comunhão fraterna” (At 2,42)

A Arquidiocese de Uberaba, seguindo os passos do 14º PAPIU (PLANO ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL DA IGREJA DE UBERABA), viverá em 2022 um ano especial de trabalho, em que a caridade será o combustível de suas ações pastorais. Escolhido em assembleia arquidiocesana em 2019, e em consonância com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), cujo objetivo é evangelizar “…no Brasil pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias o Ano da Caridade faz parte da imagem de uma casa fraterna, de proximidade, em que a Igreja esteja mais presente nos locais onde as pessoas estão. Os pilares que formam essa casa são: pilar da Palavra (ano de 2020), pilar do Pão (ano de 2021), pilar da Caridade (ano de 2022) e pilar da Ação Missionária (ano de 2023).

O pilar da Caridade, que impulsiona o ano da caridade, será vivido pela Arquidiocese em suas paróquias, comunidades, pastorais e instituições sociais, com eventos que marcarão um trabalho intensivo de pesquisa, espiritualidade e formação. Para o trabalho, foi constituída a comissão/equipe da Ação Transformadora Social para mobilizar as urgências ou prioridades apresentadas como fruto da Assembleia Arquidiocesana de 2019, dentre elas ações solidárias com as famílias carentes: engajamento das pastorais sociais, dos conselhos; apoio às pastorais da mobilidade urbana, junto aos migrantes e refugiados; promoção da justiça e paz, da garantia dos direito dos excluídos; valorização das obras sociais das paróquias e congregações religiosas; criação do Conselho de Justiça e Paz; fortalecimento do setor juventude; formação para a dignidade humana e o sistema social, através da Escola de Fé e Cidadania, fomentando e encorajando o laicato no empenho apostólico, reconhecendo seu protagonismo.

A equipe da Ação Transformadora Social organizou uma série de eventos que irão mobilizar nossa ação pastoral em 2022. Destacamos a Missa de abertura na Arquidiocese no dia 08 de março, às 19h na Catedral e a Missa de abertura nas paróquias, no dia 13 de março. Os demais eventos são: IV Semana Social, ao longo de 2022; temas para reflexão no Caderno Popular; formações sociais nas reuniões de foranias; módulos formativos na Escola de Fé e Cidadania; gestos concretos na Arquidiocese e nas foranias; censo de divulgação das obras sociais; trabalho com migrantes e refugiados; dia mundial dos pobres e lançamento de uma revista com o resultado do censo social.

Sabemos da necessidade de todos abraçarmos essa causa tão nobre e urgente em nossa Diocese. Desejamos que seja um trabalho de serviço à vida, e vida plena, e que todos possamos permanecer perseverantes, abrindo caminho para a experiência missionária que teremos no ano de 2023, cujo Pilar da Ação Missionária nos pede para entrarmos em estado permanente de missão.  Temos certeza de que a caridade jamais acabará (1 Cor 13,8), pois permanecerá na missão.

Pedimos que Deus nos abençoe e Nossa Senhora da Abadia nos acompanhe para colher bons frutos, com a colaboração de todos os cristãos conscientes de nossa Arquidiocese.

Padre Gilberto Carlos de Araújo
Pela Comissão de Ação Transformadora Social.

Compartilhe:

© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por