No dia 22 de março, a Arquidiocese de Uberaba terá um momento especial de fé e comunhão. A partir das 9h da manhã, no Colégio Marista Diocesano, acontecerá o Jubileu dos Coroinhas e Acólitos, um evento religioso que celebra a função e dedicação destes jovens na Igreja, envolvendo momentos de animação, formação e celebração litúrgica, como a Santa Missa.
A Pastoral dos Coroinhas e Acólitos envolve crianças e jovens na vida da Igreja, através da responsabilidade no serviço ao altar, ensinando-lhes valores importantes para a vida. Neste contexto, o Jubileu do próximo dia 22, como explica Dom Paulo Mendes Peixoto, Arcebispo de Uberaba, é um momento para celebrar e fortalecer o papel dos coroinhas e acólitos na Igreja Católica Apostólica Romana, através da fé e da comunhão.
Os coroinhas e acólitos auxiliam os celebrantes nas celebrações litúrgicas, desempenhando tarefas como a preparação do altar, o manuseio do missal e a recepção das oferendas. Assim como os cerimoniários, eles tem como padroeiro São Tarcísio, que foi um mártir da Igreja dos primeiros séculos, vítima da perseguição do imperador Valeriano, em Roma, Itália. O santo foi acólito do Papa Xisto II.
Na arquidiocese de Uberaba, no próximo dia 22 de março, o Jubileu dos Coroinhas e Acólitos começa às 9h no Colégio Marista Diocesano e, logo após o almoço, haverá uma peregrinação até o Santuário da Medalha Milagrosa, que pode ser compreendida como um caminho físico e espiritual, um ato de fé e devoção que conduz a um encontro mais profundo com Deus.
As inscrições para participar do Jubileu dos Coroinhas e Acólitos poderão ser feitas pelo Sympla até o dia 15 de março. Basta acessar o link: https://www.sympla.com.br/evento/jubileu-dos-coroinhas-e-acolitos/2861905 . O valor da adesão é de R$ 20,00 e a refeição está inclusa. Importante lembrar que todos os inscritos devem levar seus paramentos.
François Ramos – Assessoria de Imprensa/Arquidiocese de Uberaba