Arquidiocese de Uberaba promove I Encontro dos Agentes PASCOM

Ocorreu ontem (07) no Centro de Espiritualidade São Tomás de Aquino em Uberaba, o I Encontro dos Agentes das PASCOMs (Pastorais da Comunicação) da Província Eclesiástica de Uberaba. Com aproximadamente 40 participantes das Dioceses de Ituiutaba, Patos de Minas, Uberlândia e a Arquidiocese de Uberaba, o encontro refletiu o tema do 50º Dia Mundial das Comunicações: “Comunicação e Misericórdia: Um encontro fecundo”.
O Encontro teve início às 08h30 com uma calorosa acolhida dos agentes de Uberaba e café da manhã. Em seguida Monsenhor Valmir Ribeiro, representante da Província Eclesiástica de Uberaba para a Comunicação no Regional Leste II, presidiu a Missa do 19º Domingo do Tempo Comum para todos os presentes.
Pe. Claudemar Silva, Diretor do CCD (Centro de Comunicação Diocesano) e Assessor de Comunicação da Diocese de Uberlândia, assessorou o Encontro na parte da manhã fazendo uma exposição espiritual e prática da Carta do Papa para o 50º Dia Mundial das Comunicações para os agentes das PASCOMs presentes.
Dentre suas reflexões, Pe. Claudemar Silva destacou a importância da acolhida e de uma comunicação que deve criar pontes e não muros entre todos e em todos os lugares. Aconselhou os agentes a não entrarem em círculos viciosos de condenação e vingança olhando para o cenário atual sobretudo no meio digital, onde são cultivadas mensagens de morte, condenação e intolerância.
Na indicação das ações, o Diretor do Centro de Comunicação Diocesano afirmou que todos formam uma pastoral e que logo existem para cuidar, pastorear, anunciando a Boa-Nova. Além disso destacou outras indicações olhando para a PASCOM, como:
– Uma Pastoral para outras Pastorais;
– Uma Pastoral discípula e missionária;
– Uma Pastoral Solidária: onde não há – fomentar; onde há – melhorar;
– Uma Pastoral Orgância: unida, de mãos dadas, sempre em comunhão.
Ainda no período da manhã, Dom Paulo Peixoto, arcebispo de Uberaba, esteve no local e dirigiu palavras de ânimo e encorajamentos aos participantes do encontro.
Após o Almoço, Monsenhor Valmir Ribeiro e os agentes da Comissão Provincial para Comunicação, Amanda Oliveira, Luís Carlos, José Ricardo Lima e Melissa Ribeiro, apresentaram o Projeto de Comunicação Pastoral da Comunicação para a Província.
Baseado no Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, o Projeto tem o objetivo de ser um subsídio para as PASCOMs Diocesanas e Paroquiais, a fim de organizar o trabalho a partir de quatro eixos ordenadores: Espiritualidade, Articulação, Formação e Produção.
Encerrada as apresentações os participantes puderem se reunir em grupos e sugerir alterações para o Projeto e incluir ações para cada um dos eixos. Na sequência, em plenária, os agentes voltaram para o auditório e apresentaram suas propostas, as quais foram votadas e serão incluídas no decorrer do projeto.
Nossa Senhora da Comunicação, Rogai por nós!
Fonte: elodafe.com.br