Arquidiocese em Conexão

A pandemia do COVID-19 trouxe muitas dificuldades e obstáculos para as nossas paróquias e comunidades e, de repente, nos vimos em um mundo totalmente diferente do que estávamos acostumados: celebrações sendo transmitidas on-line, sem a presença do povo, eventos e reuniões adiados e o distanciamento social.

Como forma de aproximar a Igreja dos fiéis, especialmente para manter a Arquidiocese de Uberaba mais próxima dos nossos, vimos padres, diáconos e religiosos começarem a fazer as transmissões das Celebrações Eucarísticas de forma on-line, nas redes sociais (Facebook, Instagram e Youtube), mesmo com pouca experiência, para que sua comunidade se sentisse em casa, apesar da distância física.

Para auxiliar o clero e religiosos para essa nova realidade que estamos vivenciando, a Arquidiocese de Uberaba deu início ao projeto “Arquidiocese em Conexão”, com o objetivo de dar formação técnica e espiritual para seguirmos em frente com o distanciamento social sem nos afastarmos de Deus e da Igreja. A cada reunião, temos públicos diferentes para que todos possam receber orientações adequadas pra exercerem suas funções no enfrentamento desse momento turbulento.

O Arquidiocese em Conexão iniciou-se com os presbíteros, para que padres saibam produzir lives e streaming de audiovisual de boa qualidade, além de aprenderem a organizar videoconferências para que possam dar continuidade às atividades paroquiais de forma on-line.

É um momento produtivo de aprendizado e escuta, proporcionado primeiramente para os presbíteros, a fim de que a Arquidiocese aproxime todos, apesar do distanciamento social. Em um momento aberto de fala, o Arcebispo Dom Paulo ouviu relatos de alguns padres sobre o momento que estamos vivendo. “É preciso falar, expor o que estamos sentindo, especialmente entre nós, padres e arcebispo. Eles entendem o que tenho passado, pois são minha família. Minha família é o clero”, afirma Padre Otair Cardoso, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

Ana Luísa Andrade

Assessora de Imprensa

Compartilhe:

© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por