As paróquias que integram a Arquidiocese de Uberaba já estão em mobilização para as “24 Horas para o Senhor”, que acontece entre os dias 28 e 29 de março, período que também se dará início, em Roma, ao Jubileu dos Missionários da Misericórdia. Trata-se de um momento de oração e reconciliação durante o período da Quaresma desejado pelo próprio Papa Francisco, que convida o povo católico a um dia inteiro de oração, adoração e reconciliação, com igrejas de todo o mundo mantendo portas abertas para acolher os que buscam renovação espiritual.
De acordo com a organização, cada paróquia local terá uma programação específica, que incluirá desde liturgias preparatórias até horários estendidos para confissões. “Recomendamos que os fiéis consultem as secretarias de suas paróquias para confirmar a programação paroquial para as 24 Horas para o Senhor”, destacou o Monsenhor Célio Pereira Lima, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral. O material de apoio litúrgico-pastoral, disponibilizado em português pelo Dicastério para a Evangelização, está sendo utilizado para orientar as atividades nas comunidades.
O tema escolhido pelo Sumo Pontífice para este ano, “Tu és a minha esperança” (Salmo 71,5), ressoa como um convite à confiança na misericórdia divina. Em sua mensagem, o Papa Francisco reforçou que as “24 Horas para o Senhor” é uma oportunidade para “reanimar a esperança”, especialmente através do sacramento da reconciliação. Dom Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério, complementou: “A esperança vem de Deus, que sustenta a vida e nos oferece o perdão pleno, essencial para uma conversão autêntica”.
As paróquias de Uberaba seguirão o roteiro sugerido pelo Vaticano: na noite de 28 de março (sexta-feira), uma Vigília Eucarística marcará o início do evento, preparando os fiéis para a confissão. Ao longo do sábado (29), as igrejas permanecerão abertas com “[…] atividades variadas a serem decididas por cada comunidade, tais como: ações caritativas, refeições partilhadas, palestras, missas etc.”.
Para auxiliar na preparação, o Dicastério disponibilizou um subsídio pastoral em português, com reflexões de dom Fisichella, orientações sobre a obtenção de indulgências e detalhes do rito da reconciliação. O documento, pode ser baixado gratuitamente no site www.evangelizatio.va, junto a versões em inglês, espanhol e outros idiomas.
Além de acompanhar as atividades nas paróquias, a Arquidiocese de Uberaba reforça a importância da participação individual e familiar nas ações do Ano Jubilar de 2025 – Peregrinos da Esperança, pois, “este é um tempo para renovar a fé e experimentar a graça do perdão, que nos liberta para uma vida nova”, frisou Dom Paulo Mendes Peixoto, Arcebispo Metropolitano.
François Ramos – Assessoria de Imprensa/Arquidiocese de Uberaba