Arquidiocese de Uberaba agradece “Jornada Missão de Vida” presente na cobertura da festa da Abadia em Romaria

Os jornalistas Paulo Júnior e Luciana Martins, que integram a Jornada Missão de Vida, projeto da Rede Vida de Televisão, fizeram a cobertura completa da festa em louvor à Nossa Senhora da Abadia, em Romaria (MG), em 2019. O especial sobre a festa em Romaria será exibido no Canal da Família neste domingo, dia 25 de agosto, às 23h30. Todos são convidados a acompanhar o programa especial pela Rede Vida.

“O que mais nos impressionou foi a devoção mariana. A fé dos romeiros que caminham longas distâncias para render graças a Nossa Senhora da Abadia. Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo de Uberaba, visitando os acampamentos e conversando com os devotos. Assim como a presença dos padres e freis no meio do povo, abençoado as famílias, animais e cuidando dos peregrinos. É a prova de uma Igreja em saída, como pede o Papa Francisco. Uma festa da família que une os cristãos”, afirmaram os jornalistas Luciana e Paulo, a respeito da cobertura que fizeram em Romaria.

“Foi uma benção tê-los conosco para divulgar a Festa com mais propriedade”, se alegrou Dom Paulo, ao falar sobre a vinda dos jornalistas. A Arquidiocese de Uberaba agradece a presença e o importante trabalho prestado pelos jornalistas da Rede Vida para o registro, memória e divulgação da festa em louvor a padroeira de Romaria.

Confira as matérias:

Acompanhe o especial sobre a festa em Romaria que será exibido na Rede Vida neste domingo, dia 25 de agosto, às 23h30.

Compartilhe!

Comunidade Santa Clara celebrará festa da padroeira entres os dias 11 e 15 de setembro

Toda renda da Festa será revertida em prol da construção da Capela

A Comunidade Santa Clara, , pertencente à Paróquia Sagrada Família, em Uberaba, se mobiliza com grande entusiasmo para preparar e realizar a Festa de Santa Clara de Assis, santa responsável pela criação das Clarissas, ordem contemplativa e feminina da Família Franciscana. A santa, que ainda é considerada a patrona da televisão e de seus profissionais, será homenageada pela Comunidade que leva seu nome entres os dias 11 e 15 de setembro.

De acordo com Pastoral da Comunicação (Pascom) da Comunidade, a preparação da Festa de 2019 contará com inovações, privilegiando, ainda mais, a sua espiritualidade. A Pascom e a Liturgia da Comunidade, organizaram uma formação para o dia 31 de agosto, às 17h, que será oferecida para todos os uberabenses interessados. O momento formativo acontecerá na própria Capela Santa Clara (Rua Georgeta de Ávila Pimenta, nº 90, Parque do Mirante) e será composto pela abertura da Exposição de Fotografias e Palestra com o tema: “Santa Clara, Vida e Legado”.

A abertura da Exposição será feita pelo arcebispo metropolitano de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto. “A Comunidade Santa Clara agradece ao nosso querido arcebispo, Dom Paulo, pelo seu carinho e disponibilidade em estar conosco nesse dia. E também, agradece ao curador da exposição, Daniel Franco e a toda a equipe envolvida na elaboração desse momento de formação”, informa a Pascom.

De acordo com agentes de Pastorais e movimentos da Comunidade Santa Clara, todos tem se esmerado na acolhida aos fiéis participantes da festa em louvor a padroeira. Na parte social, a Quermesse, “sempre com muita animação”, segundo os responsáveis, terá cardápio bem cuidado e ótimas prendas. As cartelas do Bingo já estão à venda.

Para outras informações e doações, os telefones para contato são: (34) 9 8834-8251 (Mirna) e (34) 9 8408-7548 (Mônica). Toda renda da Festa será revertida em prol da construção da Capela. “Venham participar conosco, sua a presença é motivo de grande alegria para nós!”, convidam os organizadores e o padre responsável pela Área Pastoral de Santa Clara, padre Adailton Carlos. A capela abrange toda a região do Parque do Mirante, Europark, Jardim do Lago e Flamboyant.

Com informações da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Comunidade Santa Clara

Na programação da Festa constam:

Dia 11 de setembro: Carreata às 18h

Dias 12 e 13 de setembro: Terço às 19h e Missa às 19h30

Dia 14 de setembro: Terço às 18h30 e Missa às 19h

Dia 15 de setembro: Missa às 18h, seguida de Procissão às 19h

Quermesse todos os dias, após a Santa Missa

*Programação constante na Capela Santa Clara: Missas todos os domingos às 9h30 e todo dia 11 de cada mês, Missa em louvor à Santa Clara, sempre às 19h30.

A Comunidade Santa Clara está localizada à Rua Georgeta de Ávila Pimenta, nº 90, Parque do Mirante (abaixo da UPA do Mirante).

 

Compartilhe!

Vida religiosa

No transcurso do mês de agosto e dentro da temática vocacional, damos evidência para a “vida religiosa”. Na Igreja Católica é chamado de “religioso” todo cristão que, na sua escolha vocacional, opta por pertencer a uma entidade, a um Instituto ou Congregação Religiosa. A vocação é fruto de uma escolha na vida com proposta de ação entendida como vontade divina.

A vida religiosa passa por momento de grandes desafios, principalmente aquelas mais antigas e tradicionais. Elas estão reféns da cultura do descartável, da instabilidade e mudanças galopantes, avessa às coisas tradicionais e estabilizadas. Valores que as sustentavam por séculos foram colocados no ostracismo. Vivem hoje num processo de esvaziamento e carência de novas vocações.

De um lado temos essas instituições citadas acima. Por outro lado surgem novas formas de vida cristã, novas experiências comunitárias de vida e com grande capacidade de atração. Surgem aqui e ali as chamadas “Novas Comunidades”, as de Vida e as de Aliança, com um jeito próprio de ser e de atuar na vida da Igreja. Podemos entender como novo modo de ação do Espírito Santo.

Em tudo isso é possível sentir os sinais de Deus na vida das Comunidades Cristãs. São símbolos e instrumentos da proximidade das pessoas com Deus. O Senhor se manifesta quando o vocacionado está disposto e aberto para cumprir com fidelidade sua missão. Fato que acontece em todas as Instituições Religiosas, mesmo com as dificuldades de umas e de outras para concretizar seus objetivos.

O clima secularista dos últimos tempos e as sombras vividas pela Igreja em relação existencial de alguns de seus membros no exercício de sua vocação tem preocupado o Papa Francisco. As cobranças quanto ao fiel testemunho de vida têm aumentado, e com plena razão, porque não podemos continuar com uma Igreja muito ferida na sua identidade pelos seus próprios membros.

Com as fortes exigências dos últimos séculos, é necessário inaugurar um novo tempo para a vida da Igreja. É fazer o que Jesus fez na cruz, vencendo a morte com a vida. Esta é a missão dos novos vocacionados, seja nas Instituições tradicionais, seja nas Novas Comunidades, revitalizando a conduta de seus membros para fazer da Igreja instrumento de evangelização para melhorar o mundo.

Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba.

Compartilhe!

Encontro de Formação sobre a Doutrina Social da Igreja será realizado no dia 8 de setembro

As inscrições devem ser realizadas até o dia 31 de agosto

A Comissão para a Ação Social Transformadora da Arquidiocese de Uberaba vai promover no dia 8 de setembro, Encontro de Formação sobre a Doutrina Social da Igreja. O encontro será realizado no Centro Pastoral João Paulo II, das 8h às 16h. Confira, abaixo, as informações completas.

Irmãos Presbíteros, Diáconos Permanentes, Religiosos e Religiosas, Pastorais, Movimentos e Serviços Arquidiocesanos, Leigos e Leigas de nossa Igreja Particular.

Aproximamo-nos de realizar o Encontro de Formação sobre a Doutrina Social da Igreja, este encontro, de acordo com o Calendário de nossa Arquidiocese, acontecerá no dia 08 de setembro de 2019, das 8h às 16h, no Centro Pastoral João Paulo II, em Uberaba-MG.

Para a participação, cada comunidade Paroquial deve enviar 4 membros engajados em serviços sociais. Caso ainda não os tenha, podem ser outros agentes. Para os outros grupos mencionados anteriormente, ao menos 2 membros.

As inscrições devem ser enviadas à Secretaria da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral, através do e-mail pastoral.ura@gmail.com, até o dia 31/08, possibilitando-nos uma melhor organização para acolher a todos.

Como é um Encontro que será servido café da manhã, almoço e lanches, solicitamos um investimento de R$ 20,00 por pessoa, devendo ser acertado no envio das inscrições ou na chegada no dia do encontro.

Segue a carta convite e ficha de inscrição:

Encontro de Formação sobre a Doutrina Social da Igreja

Com informações da Comissão para a Ação Social Transformadora da Arquidiocese de Uberaba

Compartilhe!

Rede Vida transmite missa ao vivo direto do Santuário em Romaria, nesta quarta-feira (14)

A Rede Vida de Televisão transmitirá, ao vivo, nesta quarta-feira, dia 14 de agosto, a Santa Missa, às 19h, direto do Santuário de Nossa Senhora da Abadia, na cidade de Romaria (MG). O arcebispo metropolitano de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, presidirá a Celebração Eucarística.

Os fiéis que não puderem participar presencialmente da Celebração, podem acompanhar a transmissão da Santa Missa pela TV. Confira como sintonizar o Canal da Família:

 

Confira a programação desta quarta-feira, dia 14 de agosto:

6h30 – Via-Sacra

7h, 9h, 10h30, 13h, 15h, e 19h – Missas no santuário

8h, 10h e 14h – Missas no oratório do Beato Eustáquio

12h – Novena

15h – Terço da Divina Misericórdia no oratório do Beato Eustáquio

18h30 – Santo Terço

19h – Santa Missa – Novena Solene, com transmissão ao vivo pela Rede Vida de Televisão, presidida por Dom Paulo Mendes Peixoto, Arcebispo Metropolitano de Uberaba (MG)

21h – Show com João Vítor e Ruan – repertório raíz

 

Confira a programação de quinta-Feira, dia 15 de agosto:

Solenidade da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria – Festa de Nossa Senhora da Abadia, 149 anos

0h, 2h, 4h, 5h30, 7h, 8h30, 10h, 11h30, 13h, 14h30 – Missas no Santuário.

6h, 7h30, 9h, 10h30, 12h e 13h30 – Missas no Oratório do Beato Eustáquio

12h – Leilão de gado

17h – Celebração Eucarística Solene de encerramento da Festa de Nossa Senhora da Abadia, presidida por Dom Paulo Mendes Peixoto, Arcebispo Metropolitano de Uberaba (MG).

Logo após, procissão luminosa e coroação da imagem de Nossa Senhora da Abadia pelas Famílias Faleiros e Stein. Em seguida, encenação da subida de Nossa Senhora ao céu e queima de fogos.

 

Na sexta-feira, dia 16 de agosto:

9h – Missa

A programação completa da festa você confere aqui.

 

Compartilhe!

Confira a programação dos últimos dias da Festa de Nossa Senhora D’Abadia em Uberaba

14/08 (quarta-feira)

14º Dia da Quinzena e último dia da Novena

Missas em intenção aos voluntários vivos e falecidos do Santuário de Nossa Senhora D’Abadia

Horários de missa:

6h – celebrante: Pe. Alexsandro, Reitor do Santuário

12h – celebrante: Pe. Roger

15h – celebrante: Pe. Ruy Felix

19h – celebrante: Pe. Pe. Alexsandro, Reitor do Santuário

 

Noite de louvor: às 21h30

Mil Ave Marias: às 23h

 

15/08 (quinta-feira)

15º Dia da Quinzena

Alvorada: 5h15 (na porta do Santuário)

Bênção: das 7h às 16h

Confissão: das 8h às 16h

Almoço: a partir das 11h

 

Horários de Missa: das 6h às 17h, a cada hora.

Missas em intenção aos romeiros, devotos, arquidiocese e por toda a cidade de Uberaba

6h – Pe. Alexsandro, Reitor do Santuário

7h – Pe. Ruy Marot

8h – Pe. Ruy Felix

9h – Pe. Roger

10h – Pe. Bruno

11h – Pe. Alexsandro, Reitor do Santuário (participação do Colégio Marista Diocesano)

12h – Pe. Ruy Felix

13h – Pe. Antônio Carneiro

14h – Pe. Ruy Marot

15h – Pe. Bruno

16h – Pe. Roger

17h – Missa de Encerramento celebrada por Dom Antônio Fernando Brochini, CSS, bispo de Itumbiara

Após a Missa, Coroação, seguida de procissão pelas ruas do bairro: a partir das 18h30, com início e término na praça da Abadia.

 

Ouça o Reitor do Santuário, Pe. Alexsandro:

 

A programação completa da festa, em Uberaba, você confere aqui.

 

Compartilhe!

Religiosidade popular

As pessoas têm marcas instintivas naturais no profundo de seu ser que, muitas vezes, se revelam em expressões de fé, no contexto de um tipo de espiritualidade. Em determinadas realidades, e coletivamente, o povo manifesta essa fé naquilo que chamamos de “religiosidade popular”. A partir dessa expressão popular entendemos as Romarias nos diversos Santuários em várias partes do mundo.

Existe um reconhecimento coletivo de esperança em Deus. No campo de visibilidade, multidões acorrem aos Santos como forma de estar tocando em Deus. É o que acontece na Festa da Assunção de Maria, com o título de Nossa Senhora da Abadia. Os Santuários marianos são fonte de expressão da religiosidade popular, onde acontecem as peregrinações em busca das bençãos de Deus.

São formas diversas das pessoas expressarem sua fé, e isto deve ser respeitado pela Igreja. Nas palavras do Papa Francisco, a religiosidade popular é uma grande riqueza para a vida da Igreja. Ele fala ser uma excelente oportunidade de evangelização. Há aí grande sensibilidade das pessoas para acolher a Palavra de Deus. Existe também uma carência afetiva espiritual, que deve ser preenchida.

Na religiosidade popular dos nossos tempos enxergamos claramente a busca de eternidade. É como no Antigo Testamento, quando o povo ia ao templo para reverenciar a Arca da Aliança, lugar da manifestação divina e símbolo da proximidade e do encontro com Deus. Os romeiros, peregrinos e devotos que vão para os Santuários Marianos esperam encontrar o aconchego paterno de Deus.

No Apocalipse o autor fala, na sua visão, de dois sinais que apareceram no céu: uma mulher grávida para dar à luz e um dragão com a intenção de matar o filho que daí nascesse. A mulher pode representar Maria, a busca de segurança. O dragão são as sombras na vida do povo, as inseguranças, incertezas e desânimos. O mundo do Deus distante faz o povo agarrar no que é capaz de confortá-lo.

Diante do cenário cultural que envolve tantas mortes violentas e irresponsáveis do mundo moderno, a pessoa que acredita nas realidades divinas precisa entender que em Jesus Cristo a vida venceu a morte. Isso está evidente na religiosidade popular, porque fazer encontro com Deus é ser capaz de ter um olhar para o futuro, consciente do sentido e da beleza da vida de todo ser humano.

Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba.

*Santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Romaria (MG), durante a festa da padroeira, em 2019. Fonte: Página do Santuário.

 

Compartilhe!

Paróquia de São Geraldo Majela promove Bazar da Pechincha no próximo sábado (10)

O evento acontecerá das 13h às 18h e toda a renda será revertida para a construção do salão paroquial

No próximo sábado, dia 10 de agosto, das 13h às 18h, a Paróquia de São Geraldo Majela, no bairro Alfredo Freire, realizará o “Bazar da Pechincha” em prol da construção do salão paroquial. O evento será realizado no espaço onde será o futuro salão, localizado à Rua Francisco Munhoz Lopes, 355, bairro Alfredo Freire.

“A cada evento a nossa Paróquia dá um passo a mais na construção de seus sonhos. Para que isso se realize o quanto antes precisamos somar forças. Toda a renda arrecadada no bazar será revertida para a construção do nosso salão paroquial e para a futura construção da cozinha, banheiros e salas de catequese”, conta Pe. Fabiano Roberto dos Santos, pároco.

Confira o convite especial do pároco:

Participe!

 

Compartilhe!

“Caminheiros da fé” preparam-se para peregrinação a pé até Romaria (MG)

Durante a festa de Nossa Senhora da Abadia, no mês de agosto, romeiros de diversas regiões de Minas Gerais e de outros estados do país se organizam para realizar peregrinação a pé ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia de Água Suja, na cidade de Romaria (MG). Sozinhos ou em grupos, os devotos caminham por horas e até dias em atitude de oração, sacrifício, superação e convivência fraterna.

Na próxima quinta-feira, dia 8 de agosto, um grupo de fiéis de Uberaba vai se reunir para peregrinação a pé até Romaria, por ocasião da Festa de Nossa Senhora da Abadia, que acontece de 27 de julho a 15 de agosto. A concentração será às 15h, na Rua Paulo José Frange, nº 5, casa 17, bairro Santos Dumont.

“Nosso grupo de 2019 contará com oito caminheiros da fé. Vamos organizar nossas bagagens, mochilas e outros pertences nos carros de apoio e sairemos às 15h30. Às 16h estaremos na saída para a cidade de Nova Ponte, próximo ao Albergue para a organização final, oração e partida. O carro de apoio estará conosco. As paradas acontecerão conforme necessidade, urgências e pausa para descanso e alimentação. A previsão é que tomemos café da manhã na balança à frente de Almeida Campos e almoço em Nova Ponte, às 12h30. Lá iremos, após o almoço, para o hotel. No hotel, banho e descanso até às 21h, quando nos organizaremos para retomarmos nossa caminhada”, detalha Pe. Fabiano Roberto dos Santos, pároco da paróquia de São Geraldo Majela, em Uberaba, que irá participar pela primeira vez da peregrinação a pé até Romaria. De acordo com o padre, a previsão de chegada em Romaria é às 11h30 do sábado, dia 10 de agosto.

No próximo dia 15 de agosto será comemorado o dia de Nossa Senhora da Abadia, padroeira da cidade de Uberaba e também de Romaria. Vários grupos de romeiros têm deixado a BR-365 mais movimentada nos dias que antecedem a festa. Pessoas de diversas cidades da região se deslocam para o Santuário da Água Suja. “Muita gente já pegou a estrada para fazer a caminhada da fé e devoção e o nosso grupo não ficou de fora. Alguns fazem essa caminhada há anos, outros estão indo pela primeira vez”, conta Pe. Fabiano.

As justificativas, entre os “caminheiros da fé”, para enfrentar a enorme distância de Uberaba à Romaria são muitas, desde pagar promessas ou agradecer as bênçãos recebidas. “Não é um passeio, mas uma caminhada de oração, sacrifício, superação e convivência fraterna”, reforçar Pe. Fabiano.

Os romeiros destacam que os horários citados são previsões, uma vez que imprevistos e atrasos acontecem. “Somos humanos e cada um tem seu limite. Respeitaremos as condições de cada um e seremos solidários, afinal, solidariedade e sensibilidade também são atos de fé e caridade”, finaliza o padre.

 

Compartilhe!

Capela de Santa Rosa de Lima celebra festa da padroeira de 16 a 25 de agosto

Comunidade rural de Santa Rosa de Lima também festeja São Cristóvão

De 16 a 25 de agosto, a comunidade rural de Santa Rosa de Lima celebrará sua Novena em louvor à primeira santa das Américas, virgem e padroeira do continente americano, Santa Rosa de Lima. Com Santo Terço às 19h e Santa Missa às 19h30.

A abertura da festa, no dia 16 de agosto, tem início com Alvorada saindo da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, às 2h (manhã), rumo à Capela de Santa Rosa de Lima, com celebração da Santa Missa às 5h (manhã).

A festa também será em honra à São Cristóvão. No dia 24 de agosto, a comunidade rural festeja o padroeiro dos motoristas e viajantes, com solene carreata saindo às 18h da Paróquia de Nossa Senhora das Graças (Avenida Elias Cruvinel, 819, bairro Boa Vista), rumo à Capela de Santa Rosa de Lima, com benção dos veículos na chegada e Missa Sertaneja às 19h30.

No dia 25 de agosto, encerramento da Festa de Santa Rosa de Lima, serão celebradas missas às 10h e às 19h. Às 18h será realizada Procissão com os Andores.

Confira os celebrantes da festa religiosa:

Dia 16 de agosto – Abertura às 19h30 – Santa Missa presidida pelo administrador paroquial, Pe. Adailton Carlos

Dia 17 de agosto – Santa Missa presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Paulo Mendes Peixoto

Dia 18 de agosto – Santa Missa presidida pelo Pe. Adailton Carlos

19 de agosto – Santa Missa presidida pelo Pe. José Edilson

20 de agosto – Santa Missa presidida pelo Pe. Saulo

21 de agosto – Santa Missa presidida pelo Pe. Júnior Roseno

22 de agosto – Santa Missa presidida pelo Pe. Alex

23 de agosto – Santa Missa presidida pelo Pe. Adailton Carlos

24 de agosto – Santa Missa presidida pelo Pe. José Bezerra

25 de agosto – Missa Solene de encerramento presidida pelo Pe. Adailton Carlos

O administrador paroquial, Pe. Adailton Carlos da Silva Ribeiro, e comunidade, convidam a todos para participarem da festa.

Confira a programação completa no cartaz:

A Capela rural de Santa Rosa de Lima está localizada à Rodovia MG 190 – Km 12 (ligação 798), Uberaba (MG).

Outras informações: (34) 9 9969-7000 Geraldo – Coordenador do Conselho Paroquial

 

Compartilhe!