Quase Paróquia Nossa Sra. de Lourdes Mãe da Esperança recebeu Dom Paulo para Visita Pastoral

Entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, o arcebispo metropolitano de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, realizou Visita Pastoral à Quase Paróquia Nossa Sra. de Lourdes Mãe da Esperança, cujo administrador paroquial é o Diácono Peterson Marques de Oliveira.

Durante esses dias, Dom Paulo pode conhecer de perto as pastorais, ministérios e movimentos, estreitando os laços de unidade e a comunhão entre o Pastor e a sua Igreja. “Com muita alegria na manhã da última sexta-feira (29) iniciamos a Visita Pastoral de nosso Arcebispo, Dom Paulo Mendes Peixoto. As primeiras visitas foram à Escola Municipal Joãzinho e Maria, à Escola Estadual Paulo José Derenosson e à Rádio Sete Colinas”, contou o administrador paroquial.

Encerrando o primeiro dia de Visita Pastoral, Dom Paulo, juntamente com o Diácono Peterson, celebrou a missa de setor na casa de dona Mercedes, onde foi realizado o envio para início da Novena de Natal.

Confira fotos da Visita Pastoral

Visita às escolas

Visita à Rádio

Envio para início da Novena de Natal

Momento com a Catequese

Batizados

Encontro com os MECES

Encontro com a Pastoral do Dízimo

Missa nos setores

Momento de oração pela unidade, com a presença do casal Luciano e Silvânia e sua filha Júlia, do movimento dos FOCOLARES

Investidura de novos ministros e renovação dos anteriores

*Fotos feitas pela comunidade

Com informações da Quase Paróquia Nossa Sra. de Lourdes Mãe da Esperança

 

Compartilhe!

Presbíteros reúnem-se nesta terça-feira (3) para confraternização

“O tempo perdido em uma confraternização é o tempo necessário para se fazer uma revolução. Que seja a revolução da ternura” Itamar Esperanto

Neste dia 3 de dezembro, acontece na Chácara dos Maristas, a reunião de confraternização dos presbíteros da Arquidiocese de Uberaba. O momento teve início com a Celebração Eucarística, às 10h, e segue com almoço de confraternização.

“Neste final de ano realizamos um dia de confraternização dos padres da Arquidiocese de Uberaba. Tivemos a Celebração da Eucaristia e uma reflexão do Papa Francisco de agradecimento pelos trabalhos realizados por cada padre. Momento também de convivência durante o almoço. Um abraço de gratidão aos nossos padres!”, disse Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo metropolitano de Uberaba.

Pe. Fábio Meira dos Santos, representante dos presbíteros, destaca o valor do momento. “A confraternização de final de ano do presbitério é um momento importante para nossa Arquidiocese. É uma oportunidade para agradecermos o trabalho incansável de tantos presbíteros de nossa Arquidiocese. Deus os abençoe!”, finaliza.

Galeria de fotos

 

Compartilhe!

Mãe das mães

No artigo desta semana, o arcebispo destaca que as mulheres constituem grande esperança para a história, mas necessitam de respeito e de serem valorizadas no mesmo nível dos homens.

Ouça o artigo de Dom Paulo:

 

Na data de oito de dezembro é celebrada, na Igreja, a Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, da Mãe de Jesus, Mãe das mães e de todas as mulheres. Mas, infelizmente, está sendo muito comum ver pela mídia notícia do crescimento no número de feminicídio, que expressa claramente uma prática de machismo e de desrespeito contra as mulheres em todo o país.

Ao olhar para a Mãe de Jesus, a mente humana contempla uma mulher perfeita, imagem que deve ser seguida por todas as mulheres que compõem a população do país. Não só isto, mas também é importante ressaltar a contribuição feminina efetiva para o verdadeiro desenvolvimento da Nação. As mulheres não são apenas agentes do lar, mas pessoas que trabalham e constroem a vida.

O Advento, período que antecede o Natal, reflete o papel da mulher, Mãe de Jesus Cristo, como modelo de santidade. Sua vida não teve nada de extraordinário, mas realizava tudo com serenidade e determinação. Além de ser mãe e esposa, era preocupada com a educação do Filho e se doava por Ele, mesmo sabendo do que estava por acontecer em relação à Paixão e morte de Jesus.

As mulheres levam consigo muitos valores e virtudes que as ajudam na construção do bem da sociedade. Podemos dizer da fortaleza, firmeza nas decisões, dignidade, acolhimento, simplicidade, disponibilidade e a marca da sabedoria. Riquezas que identificam a vida da Mãe de Jesus Cristo, fazendo dela protótipo e modelo de simplicidade e testemunho de autenticidade no Reino de Deus.

“Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo” (Lc 1,28). Esta proclamação vem da boca do Anjo Gabriel, do enviado do Senhor, para dizer que Deus está presente na vida, não só da Mãe de Jesus, mas também em todas as mulheres virtuosas, capacitando-as para o desempenho de sua sublime missão. Tudo isto significa que as mulheres precisam ser respeitadas e elas mesmas se respeitarem.

O futuro da vida cristã foi depositado nas mãos de Maria, porque dela nasceria o Salvador da humanidade, Jesus Cristo. Hoje visualizamos perfeitamente a presença esmagadora das mulheres na vida das comunidades cristãs e em todos os setores da vida social. Elas constituem grande esperança para a história, mas necessitam de respeito e de serem valorizadas no mesmo nível dos homens.

Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba.

 

Compartilhe!

Arquidiocese de Uberaba convida para Missa em ação de graças pelos 40 anos de ordenação sacerdotal de Dom Paulo

No próximo dia 8 de dezembro, o arcebispo metropolitano de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, comemora 40 anos de ordenação sacerdotal. O pastor foi ordenado padre aos 28 anos de idade, em 8 de dezembro de 1979, na Catedral de Caratinga (MG), pelas mãos de Dom Hélio Gonçalves Heleno, então bispo de Caratinga.

Para celebrar a data, Dom Paulo presidirá celebração em ação de graças pelo seu aniversário de ordenação presbiteral no Santuário da Medalha Milagrosa, às 19h, localizado à Rua Medalha Milagrosa, 123, bairro São Sebastião, Uberaba (MG).

Todos são convidados a participar.

Conheça Dom Paulo

Dom Paulo Mendes Peixoto, natural de Imbé de Minas-MG, nasceu aos 25 de fevereiro de 1951, filho de Aldir Peixoto e Maria Mendes Peixoto.

Estudou o Ginasial no Colégio Estadual de Caratinga, entre os anos de 1968 a 1971); estudou Filosofia no Seminário Diocesano de Caratinga, nos anos de 1974 a 1975 e Teologia no Seminário Diocesano de Caratinga, de 1976 a 1979. Entre 1984 e 1985 especializou-se em Direito Canônico no Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro, além de inúmeros cursos de formação permanente e de atualização na área do Direito Canônico e, ainda, cursou História na FAFIC de Caratinga entre 1974 e1977 e participou do Encontro de Formadores na Itália no ano de 1996. Em 8 de dezembro de 1979 foi ordenado sacerdote em Caratinga.

Nos seus 10 anos de sacerdote prestou relevantes serviços na Diocese de Caratinga como Ecônomo do Seminário Diocesano; Diretor Espiritual do Seminário Diocesano; Diretor Espiritual do Seminário Propedêutico de Caratinga; Professor de Direito Pastoral no Seminário Diocesano; Professor de Introdução ao Mistério da Salvação no Propedêutico; Capelão do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora de Caratinga; Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores; Representante dos Presbíteros da Diocese durante oito anos; Juiz Auditor na Câmara Auxiliar da Diocese de Caratinga; Programas Religiosos diários em rádios; Colunista mensal da Revista Diretrizes da Diocese de Caratinga; Membro da Equipe de Redação do Roteiro dos Grupos de Reflexão; além dos Trabalhos como Pároco ou Administrador Paroquial em onze paróquias. Foi Secretário da Sociedade Brasileira de Canonistas em três gestões.

Em 25 de fevereiro de 2006 foi ordenado bispo, pelas mãos de Dom Hélio Gonçalves Heleno, bispo de Caratinga, para a Diocese de São José do Rio Preto. Tornou-se o bispo responsável pela Rede Vida de Televisão e bispo referencial para a Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul 1 da CNBB.

No dia 7 de março de 2012 foi nomeado pelo Papa Bento XVI arcebispo da Arquidiocese de Uberaba. Tomou posse no dia 1 de maio de 2012.

Fonte: Arquidiocese de Uberaba – Arcebispo Metropolitano

 

Compartilhe!

Cursilhistas da Arquidiocese de Uberaba acompanham Dom Paulo em Missa no Santuário da Vida

No dia 20 de novembro, cursilhistas do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) da Arquidiocese de Uberaba participaram da Missa no Santuário da Vida, da Rede Vida de Televisão, em São José do Rio Preto (SP), juntamente com Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo de Uberaba, Pe. José Roberto Ferrari, assessor eclesiástico do MCC e Pe. Paulinho Ferreira. A Celebração Eucarística foi em ação de graças pelo Jubileu de Prata de 25 anos do Santuário da Vida.

Relíquia autêntica de Madre Clélia Merloni.

Acompanhe a transmissão gravada, clique aqui.

 

Compartilhe!

Educandário Menino Jesus de Praga realiza nesta quarta-feira (27) Cantata de Natal

Em 2019 a Cantata de Natal do Educandário Menino Jesus de Praga chega a sua 6ª edição. A Cantata de Natal é um projeto idealizado pelo Educandário juntamente com os professores e educadores desde o ano de 2014. A Cantata será realizada nesta quarta-feira, dia 27 de novembro, às 19h, no Teatro SESIMINAS e a entrada é gratuita.

O objetivo é oferecer às crianças a oportunidade de desenvolverem o seu protagonismo, colocando seus dons e serviços para o bem comum. Além de semear, por meio da música, as palavras de Jesus Cristo. Todos são convidados a participar.

Outras informações: (34) 3312-2801

 

Compartilhe!

Confiança e esperança

No artigo desta semana, o arcebispo destaca que  “o Papa Francisco convida os cristãos para celebrar um ‘Ano da Palavra de Deus’, criando momentos formativos sobre o Livro Sagrado e a descoberta do caminho que conduz à plenitude da esperança”.

Ouça o artigo de Dom Paulo:

 

A confiança e a esperança são frutos de um comportamento sadio e responsável, porque as pessoas naturalmente já nascem constituídas de energias boas ou ruins. Então, é fundamental a escolha do formato que vai definir o tipo de conduta a ser praticada. Mas a sustentação não está na própria pessoa, e sim na certeza da presença fecunda de Deus na realização de seus atos.

As Celebrações do Tempo do Advento, em preparação para o Natal, são um despertar vigilante de esperança e confiança, que acontece no encontro pessoal com o Menino Jesus. Na verdade, é a Palavra divina que se faz carne, é Deus que se torna humano e vem morar entre os humanos para ajudá-los a sair do desânimo e do comodismo e poder sustentar sua capacidade de realizar vida nova.

A dignidade cristã e a confiança em Deus não podem ser diminuídas pelas crises nos setores da política, da economia ou da realidade social. Presenciamos uma profunda degradação na prática da justiça, uma preocupante desonestidade de muitas lideranças e exploração do povo em diversas circunstâncias. A sociedade marcada pelo consumismo precisa mudar de rumo para ajudar o povo.

As armas usadas na desova injusta de tanta gente precisam transformar-se em instrumentos de construção do bem. Na área rural devem ajudar no cultivo da terra para produzir alimento para a população. No âmbito das cidades, muito marcadas pela violência indiscriminada, é urgente trabalhar o sentido da paz, da fraternidade e do valor da vida humana, para despertar a esperança.

As relações praticadas na convivência interpessoal precisam ser humanizadas, superando todo espírito de desconfiança e de medo no seio da comunidade, aquilo que dificulta o clima da confiança e da esperança. A chegada de mais uma Festa natalina é espaço e tempo propícios para consolidar a confiança e a fé das pessoas em Deus. Isto significa que a esperança cristã é capaz de dar segurança.

O alvo da confiança e da esperança é o Reino de Deus. Os reinos da terra são vulneráveis e passam. Eles não dão sustentação, porque falta a fundamentação na Palavra de Deus. Por isto, o Papa Francisco convida os cristãos para celebrar um “Ano da Palavra de Deus”, criando momentos formativos sobre o Livro Sagrado e a descoberta do caminho que conduz à plenitude da esperança.

Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba.

 

Compartilhe!

Festa de Nossa Sra. da Medalha Milagrosa atrai milhares de fiéis ao Santuário em Uberaba

Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo de Uberaba, celebra nesta segunda-feira (25) o oitavo dia da novena em honra à Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, com Terço às 18h30 e Santa Missa às 19h. A festa acontece desde o dia 16 de novembro e segue até o dia 1º de dezembro. A intenção do dia é pelos voluntários vivos e falecidos do Santuário.

 

A devoção à Medalha Milagrosa e à Nossa Senhora das Graças é forte na Arquidiocese de Uberaba, onde o Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa celebra grande festa com uma média de participação de 1 mil fiéis por missa, totalizando uma participação de 35 mil pessoas durante toda a festa. Só ontem (domingo) os organizadores estimam terem passado 6 mil pessoas pelo Santuário. Para este ano, o tema escolhido foi: “Maria, Mãe das vocações”.

Confira a galeria de fotos:

*Fotos de Silvana Rodrigues (Silnega)

 

Compartilhe!

Dom Paulo celebra missa hoje, às 19h, na Rede Vida de Televisão

Todos são convidados a acompanhar pela TV!

Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo metropolitano de Uberaba, celebra neste dia 20 de novembro, às 19h, Santa Missa direto da Rede Vida, em São José do Rio Preto, para todo o Brasil.

Assista ao vivo clicando aqui.

 

Compartilhe!

Paróquia São Sebastião, em Tapira, inicia hoje festa de Nossa Sra. Desatadora de Nós e de São Benedito da Aruca

Toda a renda da festa será destinada para a construção da Capela

De 20 a 23 de novembro, a Paróquia São Sebastião, em Tapira (MG), realiza festa dedicada à Nossa Senhora Desatadora de Nós e à São Benedito da Aruca. O Tríduo será realizado de 20 a 22 de novembro, com Terço de Nossa Senhora Desatadora de Nós e Santa Missa às 18h30.

A festa acontece no dia 23, também às 18h30, com Terço de Nossa Senhora Desatadora de Nós e Santa Missa, seguida de procissão. Haverá quermesse no dia 23 e toda a renda será destinada para a construção da Capela. O pároco, Pe. Alvimar Bhering e o Diácono Célio Santos, juntamente com os festeiros e a comunidade, contam com a presença de todos.

A igreja está localizada à Rua Jovino Gomes Menezes, 160, Tapira (MG).

Outras informações: (34) 3633-1229

 

Compartilhe!