Obra Shalom de Uberaba promoverá aulão para o Enem neste sábado (26) na igreja de São Judas Tadeu

Após a aula, será celebrada missa com a benção das canetas. A entrada é 1Kg de alimento não perecível e as vagas são limitadas

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro e a Obra Shalom de Uberaba vai promover neste sábado (26) o “Santo Aulão”, às 13h30, no salão paroquial da Paróquia São Judas Tadeu, no bairro Fabrício, em Uberaba. Após o aulão, será celebrada missa com a benção das canetas.

A entrada é 1Kg de alimento não perecível e os organizadores orientam os participantes a levarem caneta e papel para anotações e também para a benção das canetas durante a missa. Será disponibilizada lanchonete e haverá intervalo para o lanche.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo link (clique aqui)

Outras informações: 9 9120 1638

 

Compartilhe!

Atenção jovens: hoje é o último dia para se inscrever no DNJ 2019

O DNJ (Dia Nacional da Juventude) será celebrado no próximo domingo (27) no Santuário da Medalha Milagrosa e as inscrições terminam hoje (23)

O DNJ é preparado pelo Setor Juventude da Arquidiocese de Uberaba e este ano será realizado no dia 27 de outubro no Santuário da Medalha Milagrosa, em Uberaba, de 7h30 às 16h. A concentração será na Praça Santa Terezinha, bairro Fabrício. O tema deste ano é: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38).

O valor da inscrição é de R$ 10 e pode ser feita pela página do Setor Juventude no Facebook (clique aqui) e também pelo Instagram do Setor Juventude (@setorjuventudeuberaba). As inscrições terminam nesta quarta-feira, dia 23 de outubro. Outras informações pelo site (clicando aqui) ou pelas redes sociais do Setor Juventude da Arquidiocese de Uberaba.

 

Arcebispo convoca os jovens para participarem deste importante momento:

 

 

Compartilhe!

Arrogância e humildade

No artigo desta semana, o arcebispo destaca ogesto de profunda humildade de Jesus ao lavar os pés dos discípulos enos convida a fazer o mesmo.

Ouça o artigo de Dom Paulo:

 

Normalmente as pessoas tidas como arrogantes não passam de falsificadoras da própria identidade. Exigem, até de uma forma desonesta, o que elas mesmas não fazem, porque são incapazes de agir com humildade. Encontramos aí uma profunda mediocridade, a exigência de servilismo com aparência de escravidão. Muitos dos arrogantes não põem a mão no arado e exigem que outros o façam.

É constrangedor ver um cidadão ou um cristão arrogante, dono da verdade, que não abre espaço para o progresso de outros. Não é esse o tipo de vocação que agrada a Deus. Jesus, Mestre de todos, lava os pés dos discípulos e os convida a fazer o mesmo. É gesto de profunda humildade, que visualiza a abrangência da missão de quem é enviado para construir o Reino de Deus na comunidade.

A pior das arrogâncias é aquela que provoca a exploração do pobre, do órfão, da viúva e dos marginalizados em geral. Existe uma igualdade fundamental entre as pessoas, que desabona atitudes de imposição. É da profundidade desta dimensão que conseguimos entender a atitude de Jesus quando vai ao encontro fraterno dos mais sofridos e vulneráveis da sociedade de seu tempo.

As práticas de arrogância podem provocar muito sofrimento e lágrimas na vida das pessoas atingidas. Isto está muito em sintonia com a situação de poder e de fraqueza, que costuma ter uma trajetória carregada da prática de injustiça pelo fato de não respeitar a dignidade de quem vive situação de vulnerabilidade. Parece ser como conflito de poder, onde vence quem tem mais força.

Na vida de quem age com honestidade existe a consciência de que o respeito e a humildade são dimensões de valores essenciais, que não podem ser feridos por práticas arrogantes e de imposição. Jesus e os apóstolos legaram para a sociedade a importância do agir com humanidade. Para eles as pessoas, sem distinção nenhuma, são sujeitos de respeito e consideração, como imagem de Deus.

Ninguém é melhor do que ninguém. Dois jovens entram no templo para orar. Um arrogante e outro humilde. O arrogante se gaba de sua arrogância e seu gesto não foi agradável diante de Deus, porque fez uma prece falsa. Acabou ficando fora do projeto de Deus. O humilde teve postura diferente e sua prece foi acolhida. “Quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado” (Lc 18,14).

Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba.

Compartilhe!

Festa em louvor à São Judas Tadeu começa nesta quinta-feira (17)

No próximo dia 28 de outubro, a Igreja celebra São Judas Tadeu, apóstolo e mártir, conhecido como padroeiro das causas impossíveis. São Judas Tadeu é um dos doze apóstolos e um dos santos mais populares no Brasil. Ele era primo de Jesus e irmão de Tiago Menor. Foi ele quem, na Última Ceia, perguntou a Jesus: “Senhor, como é possível que tenhas de te manifestar a nós e não ao mundo?” (Jo 14,22). Sua festa é celebrada juntamente com a de São Simão, com quem pregou na Pérsia. Ambos foram martirizados.*

A Paróquia dedicada ao santo, no bairro Fabrício, em Uberaba, inicia sua festa nesta quinta-feira, dia 17 de outubro, com Missa e Novena todos os dias às 19h. O tema da festa este ano será: “São Judas Tadeu, vocação como dom gratuito do Senhor”, em sintonia com o Ano Vocacional celebrado pela Igreja em 2019.

No dia 20 de outubro, próximo domingo, será celebrada a Missa dos Motoristas, às 9h, seguida de carreata e benção dos veículos. No dia dedicado à São Judas Tadeu, 28 de outubro, serão celebradas sete missas ao longo do dia: às 6h, 7h, 9h, 11h, 14h, 16h e às 18h, esta última será uma Missa Campal. Neste dia, às 12h, a paróquia prestará uma homenagem ao Santo padroeiro e haverá Benção do Santíssimo Sacramento.

Confira a programação completa abaixo:

A Paróquia de São Judas Tadeu está localizada na Praça de São Judas Tadeu, 100, bairro Fabrício, Uberaba (MG).

Outras informações: (34) 3338-6000

Confira o convite especial:

Todos são convidados a participar!

 

*ACI Digital

Compartilhe!

Solidariedade e perseverança

No artigo desta semana, o arcebispo destaca a importância da solidariedade e da perseverança.

Ouça o artigo de Dom Paulo:

 

A partir de um olhar atento sentimos que a solidariedade e a perseverança são mais fortes do que o egoísmo, o individualismo e a corrupção. A esperança é uma virtude que permeia o coração das pessoas, superando as situações de desespero e desânimo. É uma questão de confiança em Deus, de espiritualidade, que encontra suas raízes mais profundas na prática concreta da fé cristã.

As lutas e desafios que vão surgindo, normalmente, na vida das pessoas e das comunidades ficam muito mais amenos e suportáveis quando assumidos com atitudes determinadas, corajosas e perseverantes. O peso diminui com a participação solidária de quem é capaz de ajudar. Na solução de problemas, onde dois ou mais agem juntos as forças aumentam e a sobrecarga diminui.

A bíblia cita a batalha travada entre Israel e os amalecitas. Na colina, Moisés se sacrificava a favor dos israelitas, que venciam enquanto suas mãos ficavam estendidas. Não aguentando, venciam os amalecitas. O gesto solidário de Aarão e Ur fez com que Moisés perseverasse de mãos estendidas, fazendo vencer o povo de Deus. Com isto os amalecitas foram abatidos (Cf. Ex 17,8-13).

Numa cultura em que as pessoas vivem isoladas, fechadas em seu próprio mundo, as forças de conquista são muito reduzidas. A frase, “povo unido jamais será vencido”, é uma verdade. O Brasil poderia ser bem melhor se os cidadãos fossem unidos e “brigassem” juntos pela mesma causa. Existe uma carência de convergência na ação reivindicativa, falta solidariedade, e tudo fica como está.

As motivações que veem da fé e da Palavra de Deus abrem os corações herméticos, lançam as pessoas para uma verdadeira prática de solidariedade e conseguem transmitir segurança e firmeza na realização de boas obras. Nessa dimensão estão os pobres e os ricos, todos eles marcados pelo clima do individualismo e pela incapacidade de unir forças para construir um mundo melhor.

A bíblia apresenta a cena de um juiz injusto, que atende aos pedidos de uma viúva pobre, corajosa e perseverante nas suas súplicas. Na verdade, “o juiz injusto é vencido pela perseverança da viúva pobre” (Cf. Lc 18,1-8). Da parte do juiz faltou o dom da solidariedade, que só realizado porque houve resistência da viúva. A esperança é causadora de resistência e perseverança.

Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba.

 

Compartilhe!

Pe. Ricardo Fidelis participa da Cerimônia de Canonização de Santa Dulce dos Pobres, em Roma

O reitor da Basílica do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria está em Roma desde o dia 10 de outubro

Pe. Ricardo Alexandre Fidelis, reitor da Basílica do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria, na cidade de Sacramento (MG), Arquidiocese de Uberaba, viajou para Roma na última quinta-feira (10) e participou neste domingo (13) da Cerimônia de Canonização da Santa Dulce dos Pobres.

No dia 12 de outubro, sábado, Pe. Ricardo participou da Missa de Nossa Senhora Aparecida no Colégio Pio Brasileiro, do qual Pe. Geraldo Maia é o reitor. A Missa foi presidida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da CNBB.

 

“Domingo participarei de outra Missa com o Papa, a missa da Jornada Missionária Mundial”, conta Pe. Ricardo, que retorna ao Brasil no dia 24 de outubro.

Em breve, o relato sobre a participação do Pe. Ricardo na cerimônia de Canonização da Irmã Dulce. Aguardem!

 

Compartilhe!

Pastoral Familiar arquidiocesana promoverá formação com André Parreira, autor do livro “Matrimônio: Encontros de Preparação”

A formação será no dia 17 de outubro, às 19h30, na Igreja Matriz de Santa Teresinha, em Uberaba

A Pastoral Familiar da Arquidiocese de Uberaba vai promover na próxima quinta-feira, dia 17 de outubro, às 19h30, na Igreja Matriz de Santa Teresinha, um momento de formação para todos os Agentes da Pastoral Familiar com a presença do escritor André Parreira.

André Parreira é autor de dezenas de artigos em sites como Zenit, Aleteia e Pastoral Familiar, além de diversos livros sobre matrimônio e família. Junto com sua esposa, Karina, atua há 20 anos na preparação para o matrimônio e atendimento de noivos e casais. Atualmente são também membros da Assessoria Pedagógica da Comissão Nacional da Pastoral Familiar – CNBB, responsáveis pelo Setor Pré-Matrimonial.

No encontro de formação, André fará uma abordagem de seus livros: “Matrimônio – Encontros de Preparação” (utilizado na nova metodologia de Preparação dos Noivos por Acolhimento); “Os Encontros de Preparação Para a Vida Matrimonial da Dinâmica Paroquial” e “Família Fora de Moda?”.

De acordo com o casal de coordenadores arquidiocesanos da Pastoral Familiar, Freud Martinelli e Solange Martinelli, esta “será uma oportunidade única de aprofundamento e formação sobre os desafios enfrentados pelas famílias”.

O evento é gratuito e não necessita de inscrições prévias.

Local: Igreja Matriz de Santa Teresinha, Praça Santa Terezinha, 231, bairro Fabrício, Uberaba.

Com informações da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Uberaba

Participe!

Compartilhe!

Festa de São Geraldo Majela segue até o próximo domingo (13) em Uberaba

A Igreja celebra, em 16 de outubro, o Dia de São Geraldo Majela, irmão redentorista tido como o padroeiro dos alfaiates, das grávidas, mães e crianças. As festividades na Paróquia de São Geraldo Majela, no bairro Alfredo Freire, em Uberaba, tiveram início no dia 3 de outubro e seguem até o dia 13. A novena termina no dia 12 de outubro, todos os dias com o Santo Terço às 18h50 e a Santa Missa e Novena às 19h30.

O grande dia da festa será celebrado no próximo domingo, dia 13 de outubro, com Alvorada às 7h30; Santa Missa presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Paulo Mendes Peixoto, às 8h; Missa com as crianças às 10h, presidida pelo pároco, Pe. Fabiano; Terço das lágrimas de Nossa Senhora Rosa Mística e benção das rosas, às 18h30; Procissão com as imagens de São Geraldo Majela e de Nossa Senhora Rosa Mística às 19h; Missa Solene de encerramento da festa de São Geraldo Majela, às 19h30, presidida pelo pároco, Pe. Fabiano. Após a celebração, queima de fogos.

Confira a programação para os próximos dias:

DIA 09 – QUARTA-FEIRA

6º DIA DA NOVENA

18h50 – TERÇO

19h30 – MISSA E NOVENA

HOMENAGEM A SÃO GERALDO: SETOR 8

PRESIDENTE: PADRE ROBSON (UBERLÂNDIA)

 

DIA 10 – QUINTA-FEIRA

7º DIA DA NOVENA

18h50 – TERÇO

19h30 – MISSA E NOVENA

HOMENAGEM A SÃO GERALDO: SETOR 9

PRESIDENTE: PADRE FABIANO

1º DIA DA QUERMESSE

PRESENÇA DOS CASAIS DO DIÁLOGO CONJUGAL

 

DIA 11 – SEXTA-FEIRA

8º DIA DA NOVENA

18h50h – TERÇO

19h30h – MISSA E NOVENA

HOMENAGEM A SÃO GERALDO: SETOR 10

PRESIDENTE: PADRE RICARDO LUIZ

2º DIA DA QUERMESSE

 

DIA 12 – SÁBADO

9º DIA DA NOVENA

DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

18h50 – TERÇO

19h30 – MISSA E NOVENA

HOMENAGEM A SÃO GERALDO: GRUPO DE JOVENS THEOTÓLOS

PRESIDENTE: PADRE FABIANO

3º DIA DA QUERMESSE

 

DIA 13 – DOMINGO

SOLENIDADE DE SÃO GERALDO MAJELA

7h30 – ALVORADA

8h – MISSA – PRESIDENTE: DOM PAULO

10h – MISSA COM AS CRIANÇAS

PRESIDENTE: PADRE FABIANO

18h30 – TERÇO DAS LÁGRIMAS DE NOSSA SENHORA ROSA MÍSTICA E BENÇÃO DAS ROSAS

19h – PROCISSÃO DO TERRENO PARA A MATRIZ – IMAGENS DE SÃO GERALDO E NOSSA SENHORA ROSA MÍSTICA

19h30 – MISSA SOLENE DE ENCERRAMENTO DA FESTA DE SÃO GERALDO MAJELA E QUEIMA DE FOGOS. PRESIDENTE: PADRE FABIANO

Programação completa:

A paróquia de São Geraldo Majela está localizada à Rua Francisco Munhoz Lopes, 355, bairro Alfredo Freire I, Uberaba.

Outras informações: (34) 3316-3338

Participe!

Compartilhe!

Paróquias da Arquidiocese de Uberaba celebram Nossa Senhora Aparecida

A Igreja Católica celebra, no próximo dia 12 de outubro, o Dia de Nossa Senhora Aparecida. Em 1929, o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil, com dois objetivos: o bem espiritual do povo e o aumento cada vez maior de devotos à Imaculada Mãe de Deus. Neste ano de 2019, a Igreja comemora os 302 anos em que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por três pescadores nas águas do Rio Paraíba do Sul no ano 1717.

Confira as programações de algumas paróquias e capelas dedicadas à Nossa Senhora Aparecida na Arquidiocese de Uberaba:

 

UBERABA

Paróquia Santa Maria Mãe da Igreja

As informações completas aqui.

 

Capela de Nossa Senhora Aparecida, Vila Arquelau – Paróquia Nossa Senhora das Graças

Dia 12/10: Na Capela de Nossa Senhora Aparecida, pertencente à Paróquia Nossa Senhora das Graças, a alvorada começou às 7h, com queima de fogos. Às 9h30 haverá carreata; às 17h30, procissão, seguida de missa, às 18h30, presidida pelo arcebispo metropolitano de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto. Após as celebrações, animada quermesse.

A Capela de Nossa Senhora Aparecida está localizada à Rua Maria Abadia da Silva, 336, Vila Arquelau, Uberaba (MG).

Capela de Nossa Senhora Aparecida,  Jose Bernardino – Quase Paróquia Santo Antônio de Pádua

Dia 12/10: A Capela de Nossa Senhora Aparecida, pertencente à Quase Paróquia Santo Antônio de Pádua, iniciou os festejos em louvor à padroeira às 6h deste sábado, com a tradicional Alvorada. Às 9h será celebrada Santa Missa. Às 18h haverá procissão, seguida de missa. Após a celebração, animada quermesse.

 

APARECIDA DE MINAS

Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Festa da Padroeira 2019

De 03 a 11 – Novena da Padroeira

12 de outubro – Missa, procissão e Coroação às 18h

Quermesse 11 e 12 de outubro

13 de outubro – Almoçando com Nossa Senhora Aparecida – Salão Paroquial Papa Francisco

Pe. Alexandre Alves – Administrador Paroquial

 

FRUTAL

ParóquiaNossa Senhora Aparecida

Festa em Louvor a Padroeira Nossa Senhora Aparecida 2019

De 02 a 13 de outubro

Dia 02 de outubro – Missa de Envio

De 3 a 11 de outubro – Novena

*De segunda a sábado – Terço às 19h e Missa às 19h30

*Domingo – Terço às 18h30 e Missa às 19h

FESTA SOCIAL – QUERMESSE COM “SHOWS AO VIVO”

De 03 a 06 de outubro e 11 a 13 de outubro

12 de outubro – SHOW DE PRÊMIOS (Adquira sua cartela com os Festeiros, Equipe de Eventos, Agentes de Pastoral e no Escritório Paroquial)

Dia 13 de outubro – ALMOÇO E LEILÃO DE GADO.

Local: Matriz Nossa Senhora Aparecida (Av. Rio de Janeiro n° 811 – Frutal, MG)

“Traga sua família e amigos e venha participar conosco desta grandiosa festa em Louvor a Nossa Senhora Aparecida!”

 

*Estas foram as programações recebidas pela assessoria de imprensa da Arquidiocese de Uberaba. Envie e-mail com a programação para:assessoria.arquidioceseuberaba@gmail.com

 

Compartilhe!

Paróquia de Santa Edwiges celebra festa de 4 a 16 de outubro

No dia 16 de outubro a Igreja celebra Santa Edwiges, patrona dos pobres e endividados. Em Uberaba, a Paróquia que leva o nome da Santa, no Jardim Espírito Santo, iniciou na última sexta-feira, dia 4 de outubro, sua festa. Este ano com o tema: “Com Santa Edwiges, assumimos ser Igreja Missionária”, e lema: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura” (Mc 16,15).

A Novena teve início na segunda-feira, dia 7 de outubro, e segue até o dia 15, sempre às 19h. No dia 16 de outubro, Santa Missa em quatro horários distintos: às 7h, 12h, 15h e às 19h. Festa social com animada quermesse de 4 a 6 e de 11 a 16 de outubro.

“Entregando-se à piedade e à caridade, Santa Edwiges empregava grande parte dos seus ganhos para auxiliar os demais. Sabendo que muitos eram presos por causa de dívidas, passou a ir aos presídios, saldar as contas com o próprio dinheiro, libertar os encarcerados e ainda lhes arrumava um emprego.” (Fonte: ACI Digital)

Pe. José Roberto Ferrari, Diácono Marsônio José Ferreira e equipe organizadora convidam a todos para prestigiarem a festa louvando a patrona dos pobres e endividados.

Confira a programação completa no cartaz:

AParóquia de Santa Edwiges está localizada à Rua Rosa Manzan, 355, Jardim Espírito Santo, Uberaba (MG).

Outras informações:(34) 3314-9389

Participe!

Compartilhe!