DNJ 2019 atrai centenas de jovens ao Santuário da Medalha

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) da Arquidiocese de Uberaba contou com Caminhada da Juventude, Terço Missionário, pregação, louvor, adoração e Santa Missa

O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas, como uma atividade permanente da CNBB. É realizado nas dioceses de todo o país no último domingo do mês de outubro, exceto em ano eleitoral. Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos.

Na Arquidiocese de Uberaba, o tema de 2019 foi: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). O DNJ é preparado pelo Setor Juventude e este ano foi realizado no Santuário da Medalha Milagrosa, em Uberaba, no dia 27 de outubro. A concentração aconteceu na Praça Santa Terezinha, no bairro Fabrício, e os jovens seguiram até o Santuário da Medalha Milagrosa.

Setor Juventude da Arquidiocese de Uberaba

De acordo com os organizadores, aproximadamente 600 jovens de várias paróquias e movimentos estiveram presentes. “O DNJ 2019 contou com uma caminhada pela cidade, tivemos teatro, animação, adoração, missa e muito louvor”, contou a organização.

Segundo o assessor espiritual do Setor Juventude, Padre Fábio Meira, este é um dia especial quando as paróquias se reúnem com as expressões jovens de toda a Arquidiocese para celebrar.

“Tivemos uma programação bastante variada e atraente para que nossos jovens pudessem no dia a eles dedicado celebrar o trabalho que realizam nas paróquias e nos diversos movimentos que fazem parte de nossa Igreja particular de Uberaba. Saímos a pé da praça da igreja de Santa Teresinha em peregrinação até o Santuário da Medalha Milagrosa, pedindo as bênçãos da Santa padroeira das missões. Seguindo o Trio elétrico, cantamos e rezamos pelas ruas de Uberaba mostrando o protagonismo e participação dos jovens em nossa arquidiocese. No Santuário, tivemos a reza do Terço Missionário, Adorações, Pregação e a Santa Missa que coroou este dia especial, em que quisemos mostrar para a juventude e para todos como o jovem é peça fundamental no trabalho de evangelização, especialmente de outros jovens. Agradecemos aos movimentos, a todos os presbíteros, a Dom Paulo e a Monsenhor Célio que nos deu um grande apoio para que esse dia acontecesse da melhor forma possível. Para o próximo ano, já nos antecipando, queremos acolher todas as caravanas de jovens! Que Deus abençoe a todos!”, disse Pe. Fábio.

Confira a galeria de fotos:

 

*Fotos de Ricardo Paiva e Ana Luísa Andrade

 

Compartilhe!

Festa de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa tem início neste sábado (16)

A novena tem início no dia 18, segunda-feira, e segue até o dia 26 de novembro. Este ano a festa tem como tema: “Maria, Mãe das vocações”

No dia 27 de novembro, os católicos lembram a devoção à Nossa Senhora das Graças e à Medalha Milagrosa. Neste mesmo dia, em 1830, Maria aparece a Santa Catarina Labouré, freira da Congregação das Filhas da Caridade, em Paris. A Virgem apresentou-se sobre um Globo, a Terra, pisando a cabeça da Serpente e segurando nas mãos um globo menor, oferecendo-o a Deus, num gesto de súplica.

Em sua terceira aparição, Nossa Senhora apresenta um modelo da medalha que, anos depois, seria chamada milagrosa e difundida pelo mundo inteiro. Disse Maria à Santa Catarina: “Fazei cunhar uma medalha conforme este modelo. Todos os que a usarem, trazendo-a ao pescoço, receberão grandes graças. Estas serão abundantes para aqueles que a usarem com confiança”.

A devoção à Medalha Milagrosa e à Nossa Senhora das Graças é forte também na Arquidiocese de Uberaba, onde o Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa celebra sua festa a partir do próximo sábado, dia 16 de novembro. Para este ano, o tema escolhido para a festa foi: “Maria, Mãe das vocações”.

No dia 27 de novembro, Dia dedicado à Nossa Sra. da Medalha Milagrosa, a programação especial tem início às 5h30 com a alvorada. Ao longo do dia serão celebradas nove missas, a partir das 6h. A Santa Missa das 10h30 será presidida pelo arcebispo metropolitano de Uberaba, dom Paulo Mendes Peixoto. A Missa Solene será realizada às 19h, presidida pelo reitor do Santuário, Pe. Manoel Messias. Logo após a celebração acontece a coroação da imagem da Santa, que este ano será realizada pela paróquia de Nossa Senhora das Dores, da cidade de Santa Juliana (MG).

Festa Religiosa

Programação Social – Com início no próximo sábado (16), a programação social segue até o dia 1° de dezembro, no salão de eventos “Dom Benedito de Ulhoa Vieira”, localizado à rua Rogério Batista, atrás do Santuário, sempre a partir das 20h.

No dia 27 (quarta-feira), terá Galinhada Marmitex, a partir das 11h. No dia 30 (sábado), às 23h será realizado o sorteio do carro Gol, com conferência eletrônica. As cartelas do bingo podem ser adquiridas por R$ 10,00 na secretaria paroquial.

No dia 1º de dezembro (domingo), às 15h30, acontece o leilão de animais e outras prendas na Leilopec, localizada à Rodovia MG 427 – Km 1, s/n – Margarida Rosa de Azevedo, Uberaba – MG, 38000-000

 

Compartilhe!

Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Uberaba participará do II Congresso Provincial em Ituiutaba no dia 24 de novembro

Dezoito agentes da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Uberaba vão participar do II Congresso Provincial de Humanização da Pastoral da Saúde que será realizado em Ituiutaba, no dia 24 de novembro, das 8h às 16h. A Província Eclesiástica de Uberaba é composta pela Arquidiocese de Uberaba e pelas Dioceses de Ituiutaba, Uberlândia e Patos de Minas. O tema do Congresso é: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34).

 

Compartilhe!

Dom Paulo recebe sobrinho holandês do Bem-aventurado Pe. Eustáquio na Cúria Metropolitana de Uberaba

O arcebispo metropolitano de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, recebeu na manhã desta terça-feira (05), na Cúria Metropolitana de Uberaba, a visita de Will van den Boomen, sobrinho do BV Eustáquio. Will é holandês e veio a Uberaba para conhecer a capela dedicada ao tio, recém-inaugurada em agosto. Situada no Jardim Marajó 2, Av. Rauf Cecílio, 317, às margens da BR 262, saída para Campo Florido.

Estiveram presentes neste encontro o tradutor que acompanha Will, Johannes Hendrikx, Monsenhor Geraldo Magela de Faria, responsável pela Igreja do BV Eustáquio, e Pe. Saulo Emílio Moraes, vigário-geral da Arquidiocese.

Confira, a seguir, a palavra de Dom Paulo e de Mons. Geraldo sobre a visita de Will:

*A matéria completa, com a entrevista do sobrinho do BV Eustáquio, você confere em breve.

Confira fotos

Fotos de Ana Luísa Andrade

 

Compartilhe!

Dom Paulo participa de reunião estadual das CEBs em Belo Horizonte (MG)

A reunião promoveu reflexões sobre o documento 109 da CNBB

Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo metropolitano de Uberaba, é o Bispo referencial das CEBs no Regional Leste 2 da CNBB e esteve presente na reunião promovida pelas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), nos dias 2 e 3 de novembro, em Belo Horizonte (MG).

O encontro contou com a presença do presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Azevedo de Oliveira. Durante a reunião foram abordados o compromisso Batismal, na construção do Reino fundamentando nos quatro pilares: Palavra, Pão, Caridade e Missão, conforme elenca as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (Documento 109 da CNBB).

Para Dom Paulo, as Comunidades Eclesiais de Base são uma grande força evangelizadora e formadora de lideranças cristãs nas comunidades. “As Comunidades Eclesiais de Base têm um jeito próprio de ser Igreja. Elas fazem o esforço de viver como as comunidades dos primeiros cristãos, centradas na reflexão da Palavra de Deus, fazendo o exercício de ligar, na prática, a fé com a vida. Todos os delegados e as delegadas presentes se mostraram profundamente preocupados com o processo evangelizador da Igreja para os dias de hoje”.

Sobre o encontro, Dom Paulo destaca que a avaliação foi marcada por uma grande espiritualidade, tendo sua culminância com a Celebração Eucarística na Matriz da Paróquia São Tarcísio, Nova Cintra, em Belo Horizonte. “Tivemos a presença de delegados vindos de vinte Arquidioceses e Dioceses do Regional. Lamentamos a ausência de oito delas, porque ficam fora da unidade e da riqueza de estar somando forças no seu conjunto”.

Para encerrar houve um momento de oração preparado pelas lideranças das CEBs da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida.

Confira, na íntegra, a palavra de Dom Paulo sobre o encontro. Clique aqui.

 

Compartilhe!

Dia de Finados é celebrado em cemitérios e paróquias de Uberaba

No próximo sábado, 2 de novembro, a Igreja Católica celebra, em todo o mundo, o Dia de Finados. Na Arquidiocese de Uberaba, a tradição é mantida e a data será marcada por missas em cemitérios e paróquias da cidade e região.

Horários de missas nos Cemitérios de Uberaba

Cemitério São João Batista

7h – Pe. Fabiano Roberto

9h30 – Pe. José Alves

17h – Pe. Fabiano Roberto

Cemitério Medalha Milagrosa

9h – Pe. José Edilson

15h – Pe. Adailton

Cemitério Cristo Bom Pastor – Ponte Alta

8h Pe. Sandro Romerio

 

Confira os locais e horários de algumas celebrações do dia em Uberaba

Paróquia Bom Jesus às 19h

Paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores às 8h

Comunidade Divino Pai Eterno às 19h

Paróquia São Geraldoàs 19h30

Paróquia São Galvão – Missa no Cemitério São João Batista às 9h

Paróquia Nossa Senhora do Rosário às 9h

Paróquia Santa Teresinha às 16h

Paróquia Nossa Senhora Graças às 7h

Paróquia Santa Bárbara às 9h

Santuário da Medalha Milagrosa às 7h e às 17h30

Santuário Nossa Senhora D’ABADIA de Uberaba:

15h Lar São Vicente

17h Santuário D’Abadia

19h Capela Nossa Senhora da Alegria.

Paróquia Santa Luzia às 8h30

Paróquia São Benedito às 17h e Capela de São Brás às 19h

Paróquia Cristo Bom Pastor às 8h

Comunidade São Vicente às 19h30

Área Pastoral São João Batista às 9h30

Paróquia São José às 8h

Paróquia São Mateusàs 17h30

Paróquia Nossa Senhora de Fátimaàs 19h

Nossa Senhora Rainha da Pazàs 8h

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes às 9h

Paróquia Sagrada Família às 8h

Paróquia São Judas Tadeuàs 19h

Paróquia Santa Maria Mãe da Igreja às 8h

Capela do Bem-Aventurado Padre Eustáquioàs 10h

Hospital São Domingos às 18h Capelania

Carmelo às 7h

 

Celebrações em outras cidades

Para informações de celebrações em outras cidades da Arquidiocese de Uberaba, favor telefonar diretamente para a paróquia desejada. Os telefones das paróquias estão em nosso site, basta digitar, no campo de pesquisa, o nome da paróquia desejada.

 

Compartilhe!

Discípulos da Cruz promovem encontro Famílias Restauradas nos dias 9 e 10 de novembro

A Comunidade Católica Discípulos da Cruz convida todas as famílias para viverem uma profunda e intensa experiência com Deus no encontro “Famílias Restauradas”. Segundo o fundador da Comunidade, Gustavo Santana, o objetivo do encontro é a restauração das famílias através de um encontro pessoal com Jesus Cristo. O valor da inscrição é de R$ 80 (o casal) e inclui as refeições. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.

O encontro será realizado na UAI (Unidade de Atenção ao Idoso), localizada à Avenida Leopoldino de Oliveira, 1254 – Parque das Américas.

Outras informações: (34) 34 9169-2903 Gustavo Santana – Comunidade Católica Discípulos da Cruz

 

Compartilhe!

Começa hoje a festa em louvor ao Beato Eustáquio em Romaria (MG)

Tem início nesta sexta-feira (25) a 14ª Festa em honra ao Beato Eustáquio na capela dedicada ao “missionário da saúde e paz, apóstolo dos enfermos e sofredores”, em Romaria (MG). A festa segue até o dia 3 de novembro e neste domingo (27) será realizada a 10ª Caminhada do Beato Eustáquio, com saída de Monte Carmelo (em frente à Cooxupé) às 16h, e Santa Missa e Novena às 19h30.

Todos são convidados a participar!

 

Compartilhe!

Paróquia Nossa Sra. das Dores, em Santa Juliana, inicia Grande Campanha em prol da troca do telhado da Igreja Matriz

A Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Santa Juliana (MG), Arquidiocese de Uberaba, inicia Grande Campanha para arrecadação de donativos em prol da troca do telhado da Igreja Matriz. Serão realizados vários eventos, como leilões, bingos, shows, leilão de gado, pratos típicos, porções, almoço etc. Nos dias 25 e 26 de outubro, às 19h30, e no dia 27 de outubro, às 11h. Local: Tattersall de Leilões.

Confira as atrações completas no cartaz abaixo:

O arcebispo metropolitano de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, esteve recentemente na igreja matriz e envia uma mensagem aos paroquianos e colaboradores, incentivando a campanha realizada:

 

Confira registros da obra:

A Paróquia Nossa Senhora das Dores está localizada à Praça Nilson Borges de Andrade, 40, Santa Juliana (MG).

Outras informações: (34) 3354-1410

 

Compartilhe!

Paróquia dedicada à Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, em Uberaba, celebra nesta sexta-feira (25) o dia do padroeiro

A paróquia de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, no Residencial Morumbi, em Uberaba, celebra desde o dia 16 de outubro, festa em honra ao primeiro santo brasileiro. Nesta sexta-feira (25), acontecerá missa e procissão às 19h30.

O franciscano ficou conhecido por suas pílulas – as pílulas milagrosas de Frei Galvão que salvaram muitos doentes. Conhecido como “o homem da paz e da caridade”, nasceu no dia 10 de maio de 1739, na cidade de Guaratinguetá (SP) e foi canonizado em 2007, pelo Papa Bento XVI, durante a visita do Pontífice ao Brasil.

Confira a programação completa da festa que segue até sábado (26):

A paróquia de São Galvão fica Rua Silvério de Azevedo, 515, Residencial Morumbi, Uberaba.

Outras informações: (34) 3311-1920

Participe!

 

Compartilhe!