Festa de Nossa Senhora Rosa Mística segue até o dia 14 de julho na Paróquia São Geraldo Majela

No próximo sábado, 13 de julho, a Igreja Católica celebra Nossa Senhora Rosa Mística. Uma devoção que teve início em 1947, quando a Virgem apareceu a Pierina Gilli, enfermeira da cidade de Montechiari, Itália, em um quarto de hospital onde ela trabalhava. Na visão, a Virgem apresentava-se como uma belíssima senhora, vestida com uma túnica púrpura e um véu branco. Em seu peito, três espadas cravavam o coração. Seu rosto demonstrava profunda tristeza. Nossa Senhora chorava e disse à enfermeira: “Oração, Penitência e Expiação.”

Na segunda aparição, Nossa Senhora já aparecia com as espadas substituídas por três rosas: uma branca, uma cor de rosa e uma dourada. Nesta aparição, pediu oração pelos sacerdotes por meio de uma nova devoção mariana a ser instituída em todo o mundo. Pediu também que todo dia 13 de julho fosse dedicado à Rosa Mística. Várias outras aparições à Pierina são relatadas e nelas Nossa Senhora sempre pede a oração e a penitência bem como o cuidado com as instituições religiosas e as vocações sacerdotais. Além disso, realiza muitas curas.*

A Paróquia São Geraldo Majela, em Uberaba, tem Nossa Senhora Rosa Mística como sua co-padroeira, e celebra desde o dia 5 de julho sua festa. A novena termina neste sábado, dia 13, e a festa social segue até domingo, dia 14. Confiram a programação completa da festa para os próximos dias:

As celebrações estão sendo realizadas na igreja São Geraldo Majela, no endereço: Rua Francisco Munhoz Lopes, 355, bairro Alfredo Freire I.

Outras informações: (34) 3316-3338

 

*Com informações do portal A12 – Autora: Gilda Carvalho

 

Compartilhe!

Comunidade Nossa Senhora da Alegria, em Uberaba, cria abrigo noturno para receber moradores em situação de rua durante o inverno

A Comunidade Nossa Senhora da Alegria, pertencente ao Santuário de Nossa Senhora D’Abadia, padroeira de Uberaba, abre as portas de seu salão para abrigar durante a noite, moradores em situação de rua. Ao longo deste inverno, o salão da igreja terá nova aparência, com colchões, cobertores, agasalhos e outras doações.

Por iniciativa de Thiago Alves Pereira, conhecido como Thiago Sorrisão, a atitude visa abrigar, durante a noite, pessoas em situação de rua, que poderão dormir no local. A igreja disponibilizou para os voluntários seu galpão, cozinha e sanitários. Serão oferecidos jantar e café da manhã, por isso os voluntários contam com a doação de alimentos. Além da doação de colchões, cobertores e agasalhos. Os itens podem ser entregues na igreja, todos os dias a partir de 12h (meio dia), no endereço: Rua Guia Lopes, 1182, bairro Abadia. O telefone para contato é: (34) 9 9686-2563. Além das doações, os voluntários precisam da colaboração de mais pessoas no projeto.

O reitor do Santuário D’Abadia, Pe. Alexsandro Ribeiro Nunes, manifestou sua gratidão aos voluntários e parabenizou a comunidade de Nossa Senhora da Alegria pela iniciativa, junto ao idealizador, Thiago Sorrisão. “Louvando a Deus e a Nossa  Senhora da Alegria, Mãe de todos e Mãe carinhosa principalmente dos mais pobres, quero parabenizar a comunidade de Nossa Senhora da Alegria, que atendendo ao chamado do Senhor que disse: ‘Tive fome e me deste de comer, tive sede e me deste de beber, estava com frio e me agasalhastes e me acolhestes’, teve a coragem e ousadia de abrir as portas da comunidade e da igreja, para acolher nossos irmãos mais pobres que passam frio na rua. É um gesto espetacular, fantástico, gesto profético e de testemunho, que já repercutiu em toda Uberaba e em nossa Arquidiocese. Continuemos firmes neste propósito. Deus vai providenciar tudo. Confiem em Deus, abram o coração e o restante vem por acréscimo. Parabéns a todos!”, alegrou-se o padre.

Comunicado sobre a acolhida

Os responsáveis estabeleceram que o portão por onde serão acolhidos os irmãos/irmãs em situação de rua fechará às 22h e abrirá às 8h, nos seguintes dias: segundas, quartas e sextas-feiras, e aos sábados e domingos. Nas terças e quintas-feiras o portão abrirá às 6h. O horário foi estabelecido pela paróquia, que tem sua rotina e será respeitada.

O portão abrirá após às 12h (meio dia) para receber as doações e fechará às 22h para o acolhimento aos moradores em situação de rua. Antes de 12h (meio dia), os voluntários estarão limpando o local e fazendo as devidas organizações.

Uma observação é importante: a comunidade não vai abrigar irmãos/irmãs alterados. Thiago Alves Pereira, idealizador da iniciativa, informa que assinou um termo de responsabilidade e zelo pelo local. “Devemos manter a ordem no local e zelar também pela segurança de todos”, afirma Thiago, que convida mais pessoas para participarem da iniciativa, pois precisam de ajuda. Informações sobre como ajudar, pelo número: (34) 9 9810-5033.

 

Compartilhe!

São Bento é celebrado em Uberaba

A Igreja Católica celebra na próxima quinta-feira, dia 11 de julho, um dos santos mais venerados de toda a cristandade: São Bento. “Ora et labora” (Reza e Trabalha) é o famoso lema do grande São Bento Abade, fundador da Ordem dos Beneditinos e responsável pela edificação de diversos mosteiros.

Para celebrar a data, o Mosteiro de Nossa Senhora da Glória celebrará missa especial nesta quinta-feira, às 7h30. O Mosteiro está localizado à Rua Visconde do Rio Branco, 380, bairro São Benedito.

A Quase Paróquia Bom Jesus tem São Bento como seu co-padroeiro e também terá celebração especial nesta quinta-feira. Serão celebradas duas missas, às 15h e às 19h30. Após a celebração da noite, haverá procissão com a imagem de São Bento pelas ruas do bairro. A Quase Paróquia está localizada à Rua Doutor Aulo de Oliveira, 362, Jardim São Bento.

Participe!

 

Compartilhe!

112ª festa de Nossa Senhora da Abadia, padroeira de Pirajuba, tem início nesta sexta-feira (12)

De 12 a 21 de julho, a Paróquia de Nossa Senhora da Abadia, em Pirajuba (MG), realizará sua 112ª festa em louvor à padroeira da cidade. Com o tema: “Mãe das vocações, ensina-nos a sermos missionários”, durante todos os dias da festa, a Santa Missa será celebrada às 19h30. Exceto no dia 21, a Missa Solene de encerramento será celebrada às 17h, seguida de Coroação e Procissão com a Imagem de Nossa Senhora da Abadia e de outros 10 andores dos Santos.

Segundo o pároco, Pe. Douglas S. Araújo, a solenidade da padroeira é a festa mais antiga de Pirajuba. “A cidade nasceu do entorno da capelinha de Nossa Senhora da Abadia, cujo terreno fora doado por dois irmãs devotos de Nossa Senhora da Abadia. Pela dificuldade de irem a Uberaba, construíram a capela”. Ainda segundo o pároco, no período da festa, os pirajubenses e seus familiares ausentes aproveitam a ocasião para se encontrarem na tradicional festa da cidade. “É um momento bonito de fé e união. Participe dos 112 anos de fé e devoção a Nossa Senhora da Abadia em Pirajuba!”, convida Pe. Douglas.

Confira a programação completa:

A Paróquia de Nossa Senhora da Abadia fica na praça Professor Aníbal, S/N, em Pirajuba.

Outras informações: (34) 3426-1052

 

Compartilhe!

Dom Paulo participa nesta semana do Encontro da Sociedade Brasileira de Canonistas e do Congresso Nacional do ECC

O arcebispo metropolitano de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, participa nesta semana de dois encontros nacionais: o XXXIV Encontro da Sociedade Brasileira de Canonistas, em Foz do Iguaçu (PR), e do XXII Congresso Nacional do Encontro de Casais com Cristo (ECC), em Brasília (DF).

Dom Paulo é membro da Sociedade Brasileira de Canonistas e participa desde segunda-feira (8) do encontro de canonistas, que este ano tem como tema: Defensor do vínculo / bispo e vida consagrada. Confira a programação completa:

Já o Congresso Nacional do ECC tem como tema: “Evangelização, formação e missão, a caminho dos 50 anos”, e lema: “Ide e fazei discípulos meus” (Mt 28, 19). De acordo com o site do ECC Nacional, entre os objetivos deste XXII Congresso, estão:

Já o Congresso Nacional do ECC tem como tema: “Evangelização, formação e missão, a caminho dos 50 anos”, e lema: “Ide e fazei discípulos meus” (Mt 28, 19). De acordo com o site do ECC, entre os objetivos deste XXII Congresso, estão:

·         Fazer com que os casais vivam na harmonia conjugal sua missão de cristãos na sociedade.

·         Despertar cada participante para a experiência com o Senhor, para que possam evangelizar os outros através da palavra, mas também dos exemplos.

·         Levar cada casal a descobrir a necessidade da vida de oração, principalmente na família e nos ambientes onde convivem com outras pessoas.

·         Fortalecer nos membros do ECC a necessidade de se colocarem cada vez mais a serviço da Igreja com espírito de doação e obediência em sintonia com as orientações do Santo Padre o Papa e dos bispos.

·         Criar cada vez mais sintonia entre o ECC e a ação Evangelizadora da Igreja do Brasil, através da leitura e estudo dos documentos editados pela CNBB.

Segundo um dos coordenadores do ECC da Arquidiocese de Uberaba, José Marcos dos Santos, o Congresso Nacional é realizado a cada quatro anos, em cidades escolhidas por votação, nas assembleias nacionais. “Durante os três dias de encontro são feitos estudos e reflexões do documento nacional, para, se necessário, propor adequações, seguindo o que pede o Papa Francisco para a evangelização das famílias hoje, de acordo com a realidade brasileira”, explica o coordenador.

Confira a palavra de Dom Paulo

Compartilhe!

Tríduo em louvor a São Bento tem início nesta segunda-feira (08)

A Quase Paróquia Bom Jesus, no Jardim São Bento, inicia nesta segunda-feira, dia 8 de julho, Tríduo em honra ao seu co-padroeiro, São Bento. “Ora et labora” (orar e trabalhar) é o famoso lema do grande São Bento Abade, padroeiro da Europa e patriarca dos monges do Ocidente. Por seu legado e influência, é um dos santos mais venerados de toda a cristandade e sua festa litúrgica é celebrada no dia 11 de julho.

A Quase Paróquia Bom Jesus celebrará nos dias 8, 9 e 10, Tríduo com a oração do Terço às 19h, seguido da Santa Missa, às 19h30. No dia 11 de julho, dia de São Bento, serão celebradas duas missas, às 15h e às 19h30. Após a celebração da noite, procissão com a imagem de São Bento pelas ruas do bairro.

Pe. José Edilson da Silva e toda a comunidade contam com a sua presença!

AQuase Paróquia Bom Jesus está localizada à Rua Doutor Aulo de Oliveira, 362, Jardim São Bento / Vila Militar.

Outras informações: (34) 3336-7538

Festa do Bom Jesus

A Quase Paróquia Bom Jesus celebrará de 28 de julho a 5 de agosto, festa em honra ao padroeiro, Bom Jesus. A novena preparatória contará com a oração do Terço, às 19h, e Santa Missa com Novena, às 19h30. Aos sábados e domingos, durante a festa, a Santa Missa será às 19h. No dia 6 de agosto, dia do Bom Jesus, programação especial, com Missa Solene, às 19h30, seguida de procissão pelas ruas do bairro. Todos são convidados a participar.

 

Compartilhe!

Arquidiocese de Uberaba realiza neste domingo (07) a 3ª Romaria da Família

Neste domingo, dia 7 de julho, a Arquidiocese de Uberaba celebrou a 3ª edição da Romaria da Família, na cidade de Romaria (MG). O início das atividades foi às 8h, com a chegada dos romeiros. Após o café e a acolhida foi realizada a visita aos pés da imagem de Nossa Senhora da Abadia e o tradicional “beijo da Mãe”. Na sequência, palestra com o tema: “Família, santuário da vida”.

A Missa Campal foi celebrada às 10h30 e presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Paulo Mendes Peixoto. Às 12h, todos os romeiros presentes almoçaram juntos no Salão Santos Reis e Recanto dos Romeiros. Às 13h30, os participantes rezaram o Terço e às 14h foi realizada a Coroação de Nossa Senhora da Abadia. A Romaria terminou às 15h com a encenação da subida de Nossa Senhora ao céu.

Confira alguns momentos da Romaria da Família 2019

Registros de Lamira Oliveira

Confira fotos

 

  

 

A Arquidiocese de Uberaba contou com a colaboração de muitos fiéis que registraram em fotos e vídeos a Romaria da Família 2019. Agradecemos a todos os colaboradores! De forma especial à Lamira Oliveira, Leonardo Monteiro, Frederico Marques, Gloria Beatriz Souza e Santos.

 

Compartilhe!

Discípulos da Cruz convidam para o Acampamento Cenáculo Jovem de 13 a 14 de julho em Uberaba

A Comunidade Católica Discípulos da Cruz convida para o 2º Acampamento Cenáculo Jovem que será realizado nos próximos dias 12, 13 e 14 de julho na Chácara Morateli, próximo a Rodovia 050. Segundo o membro fundador, Gustavo Santana, o objetivo do evento é oferecer aos jovens um encontro pessoal com Jesus. A acolhida será às 17h, no dia 12 de julho (sexta-feira). Toda a juventude da Arquidiocese de Uberaba é convidada a participar.

Confira os detalhes no cartaz:

Outras informações: (34) 9 9221-1485 e (34) 9 9169-2903

 

Acompanhe o convite especial:

Participe!

 

Compartilhe!

Paróquia da Imaculada Conceição recebe 50 novos membros do Apostolado da Oração

No último dia 28 de junho, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a Paróquia da Imaculada Conceição, em Conceição das Alagoas (MG), celebrou Santa Missa e Coração por ocasião da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da Arquidiocese de Uberaba.

Durante a cerimônia, que teve início às 19h, cinquenta pessoas receberam a fita de ingresso no Apostolado da Oração, movimento eclesial que procura viver a espiritualidade apostólica e Eucarística, brotada do Sagrado Coração. De acordo com o pároco, padre José dos Reis Naves, o grupo tem 85 anos de existência. “É para nós sinônimo de alegria, de festa e de júbilo”.

Acompanhe:

Vídeos feitos pelo jornalista Alexandre Pereira

Confira a galeria de fotos

 

Compartilhe!

Associação de acolhimento ao idoso Anjos do Bem promove seu 1º Arraiá no próximo sábado (6)

No próximo sábado, dia 6 de julho, a Associação de acolhimento ao idoso Anjos do Bem promoverá seu “1º Arraiá”. O evento será às 19h, na Rua Moacir Paroneto, 550, bairro Alfredo Freire I, Uberaba. Neste endereço será construída a futura sede da associação. O valor da entrada é de cinco reais e a renda do evento será destinada a construção da nova sede. Participe!

 

Conheça a Associação de acolhimento ao idoso Anjos do Bem

A Associação de acolhimento ao idoso Anjos do Bem, em Uberaba, desenvolve serviço de acolhimento institucional para idosos e deficientes, com abrigamento 24 horas. O serviço consiste em acolher e proporcionar ao acolhido um ambiente agradável capaz de garantir um envelhecimento saudável e digno.

O atendimento é ofertado para pessoas de baixa renda com vínculos sociais rompidos ou fragilizados em medida de proteção. Nossa equipe é composta por médicos, enfermeiros, cuidadores, fisioterapia, nutricionista entre outros. Servimos seis refeições diárias.

Atualmente estamos construindo nossa sede própria na Rua Moacir Paroneto, 550, bairro Alfredo Freire I, em terreno doado pelo município de Uberaba. Neste endereço nossa futura sede está sendo edificada dentro das legislações vigentes e após sua conclusão, em oito meses, será referência na cidade e região.

Hoje o trabalho da Associação de acolhimento ao idoso Anjos do Bem funciona na Rua Santo Antônio, 211, no centro de Uberaba, em um imóvel alugado de difícil adaptação em sua estrutura. Somos assistidos pela Catedral Metropolitana de Uberaba, por meio do seu pároco, monsenhor Valmir Ribeiro, pelo projeto “Eu Cuido”, do qual participam 39 famílias que fazem uma doação mensal, buscando suprir as necessidades dos idosos lá acolhidos, doando produtos de higiene, limpeza, item hospitalar e alimentação. A Catedral também está presente por meio da Pastoral Familiar, todos os sábados, servindo um lanche e dedicando um tempo aos idosos, e pelos Ministros da Eucaristia, levando a Comunhão toda semana, além de uma missa mensal.

Telefones para contato: (34) 3325 6780 e (34) 9 9995-2989

Thiago Fernando Borges, presidente da Associação de acolhimento ao idoso Anjos do Bem

 

Compartilhe!