Cristãos celebram a ressurreição de Jesus

DSC_0319

“A Sexta-Feira da Paixão é dia de recolhimento e obrigatoriamente, de penitência para o cristão.” A afirmação é do arcebispo metropolitano, dom Paulo Mendes Peixoto, acrescentando que a Vigília Pascal, no sábado, é o dia mais importante para a Igreja Católica, pois marca a ressurreição de Cristo, sinal da nossa salvação.

Para refletir sobre a paixão e morte de Cristo várias celebrações foram programadas pelas paróquias de Uberaba para esta Sexta Santa (dia 03 de abril). Algumas atividades começarão ainda de madrugada, como é o caso da Caminhada Penitencial, que acontece na igreja da Adoração, a partir das 5 h. Na igreja José Gameleira a via sacra começa às 6 da manhã e percorre ruas do bairro. Ainda pela manhã, às 7h30, a paróquia de São Benedito realiza pela segunda vez Caminhada para refletir a Campanha da Fraternidade. O trajeto vai do Mosteiro da Glória até a matriz, na praça Jorge Frange.

Ás 15 horas todas as igrejas realizam a solene cerimônia da Proclamação da Paixão e Adoração da Cruz. O arcebispo dom Paulo Peixoto presidirá celebração na Catedral Metropolitana. Dom Paulo lembra que a Sexta-Feira da Paixão é dia de recordar o sofrimento e morte de Jesus. “Morte de cruz, que nos trouxe a libertação do pecado,” frisa ele, alertando que a Sexta da Paixão é obrigatoriamente para o cristão, dia de jejum e abstinência.

O arcebispo complementa que o dia é de recolhimento e reflexão para nos colocarmos numa atitude de respeito e participação com o sofrimento de Cristo. “A nossa ação deve ser a de olhar para a cruz, vendo no gesto do Cristo o caminho para a nossa salvação,” observa.

Apesar da forte participação do povo na Sexta-Feira da Paixão, sobretudo, na procissão do Senhor Morto (uma tradição popular), dom Paulo enfatiza que o dia mais importante para a Igreja Católica é o sábado, com a Vigília Pascal, onde Cristo ressuscita e abre a oportunidade para que também nos possamos chegar um dia a vida eterna. O arcebispo afirma que a data é mais importante até do que o Natal, afinal, a nossa fé só tem sentido tomando como base a ressurreição de Cristo.

Liturgicamente a missa da Vigília Pascal é a mais completa com até nove leituras que narram toda a história da salvação, incluindo antigo e novo testamento.

Confira a programação das paróquias de Uberaba para a Sexta-Feira da Paixão, Sábado da Vigília Pascal e o Domingo de Páscoa:

 

Igreja

Sexta Feira da Paixão

Vigília Pascal

Domingo de Páscoa

Catedral 15h Adoração da Cruz e19h Procissão do Senhor Morto

20 h

Missas ás 10 e 19 h
Cristo Bom Pastor 15 h Adoração17 h Procissão do Enterro

19 h

Missas às 8h30 e 19h30
N. S. da Abadia 8 h – Via Sacra15 h – Adoração Cruz

18 h – Teatro

19h

Missas às 7h, 9h30, 18h e 19h30. 

 

N.S. Aparecida 15h – Adoração da Cruz

20h

Missas às 8h e 19h30
N. S. de Fátima 15h – Adoração da Cruz           19h As 8h (São Francisco)e 19 h (Matriz)
N. S. das Graças 6h às 13h – Vigília15 h – Adoração Cruz

17h – Via Sacra e teatro

20h

Missa às 19h
N. S. de Lourdes 15h – Celebração da Paixão 

19h

Missas:10h – Imaculada Conceição

9h30 – Matriz

17h – São Miguel

19h- Matriz

N. S. do Rosário 15h – Adoração da Cruz19h – Procissão

19h30

Missas às 8h e 19h
Ressurreição 15h – Veneração da Cruz19h30 – Procissão Senhor Morto

20h

8 e 19h – matriz
Sagrada Família 15h – Adoração da Cruz

19h

Missas às 10h – Santa Clara19h – Matriz
Santa Luzia 15h – Veneração da Cruz1630 – Procissão

19h

Missas às 9h30 e 19h
Santa Teresinha 15 h – Proclamação da Paixão, seguida Procissão17h30 – Teatro

19h

 Matriz

 

 

Missas às 9h e 19h 
Adoração 5h – Caminhada Penitencial15h – Adoração da Cruz

19 – Procissão S. Morto

19h30

Missas às 7h, 10h e 19h
São Benedito 7h30 – Caminhada Penitencial15h – Adoração da Cruz

19h30

Missas às 7h30, 9h e 19h.
São Domingos  8 às 12 h – Adoração15h – Veneração da Cruz

19h

Missas:10h e19h – Matriz

 

São Geraldo Majela 9h – Ato Penitencial só para crianças15h – Adoração da Cruz

19h – Procissão

19h30

Missas às 8h30, 10 para as crianças e 19h
São José Gameleira  6h – Via Sacra15h – Veneração da Cruz

20h

Missas às 8h e 19h30
São Judas Tadeu 15h – Adoração da Cruz19h – Procissão

20h – Teatro

19h

Missas:9h e 19h – Matriz

 

Santa Cruz 7h às 11h – Adoração15h – Veneração da Cruz

19h – Via Sacra

20h

Missas às 8h e 19h
Santuário Medalha 15 h – Adoração da Cruz

19 h

7, 9 e 17h30
São Mateus 15 h – Proclamação da Paixão e Adoração da Cruz 

19 h

8 e 19 h (dom Paulo)
Santa Bárbara 15 h – Adoração da Cruz19 h – Musical HEROI

19h

9 e 19 h
Santo Expedito 15 h – Celebração da Cruz19h30 – Meditação da Via Sacra

19 h

9 e 19 horas
São Galvão 15 h – Adoração e Procissão em Sta. Efigênia

19 h em São Galvão

7h30 e 19h30 em Santa Efigênia9 e 18 h – São Galvão

 

Rubério Santos

Assessor de Imprensa da Arquidiocese de Uberaba

 

Uberaba, 1º de abril de 2015 Leia mais

Compartilhe!

Semana Santa começa com a celebração de Ramos

A celebração de Ramos, neste domingo, dia 29 de março, abre as cerimônias da Semana Santa da Igreja Católica no mundo. Em Uberaba as procissões ocorrerão no período da manhã. À noite, só haverá bênção dos ramos no interior das igrejas.

As celebrações de Ramos seguem os horários habituais de domingo, com as atividades concentrando-se nas missas do período da manhã, facilitando a realização da procissão. A cerimônia faz memória à entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, quando montado num jumentinho foi aclamado rei pelo povo que estendeu mantos e acenou com ramos na sua passagem.

O arcebispo dom Paulo Mendes Peixoto vai presidir missa das 8 da manhã no Santuário da Abadia, em Romaria. É que desde o último dia 26 ele realiza visita pastoral aos paroquianos de Romaria.

Na Catedral de Uberaba a cerimônia terá início às 9h, no salão paroquial. A procissão acontecerá no quarteirão em volta da igreja. No Santíssimo Sacramento a bênção dos ramos será a partir das 9 h, na praça Dom Eduardo, com os fiéis saindo em procissão até a igreja da Adoração, onde a celebração dará continuidade.

Em Santa Teresinha a procissão de ramos terá início às 8h30, na rua Tiradentes, em frente do Orfanato Santo Eduardo e depois segue para a  matriz.. Também a partir das 8h30 serão realizadas as celebrações em São Judas Tedeu, bairro Fabrício e paróquia São Mateus, situada próxima a Mogiana.

Já no Santuário da Abadia, paróquia Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora das Graças as cerimônias, com benção e procissão de ramos, serão a partir das 9 horas.

A mensagem da celebração de Ramos observa dom Paulo Peixoto é que a realeza de Jesus aclamada pelo povo não é do triunfo humano e sim do serviço. “Assim, também nós devemos nos colocar a disposição para servir, sobretudo, o irmão necessitado, marginalizado e injustiçado,” enfatiza.

O arcebispo ressalta que o foco principal da liturgia de Ramos é a instituição da Eucaristia. Antecipando o sofrimento na cruz, relata dom Paulo, Jesus celebra a Páscoa com os 12 apóstolos na Ceia derradeira, indicando que a sua morte não será o fim, mas a passagem para a vida eterna.

 

 

Rubério Santos

Assessor de Imprensa

 

Uberaba, 27 de março de 2015

DSC_0112 DSC_0117 DSC_0124 DSC_0126 DSC_0141 DSC_0144 Leia mais

Compartilhe!

Começa o período da Quaresma

 

A Arquidiocese de Uberaba programou várias missas para esta Quarta-Feira de Cinzas, dia 18 de fevereiro, início da Quaresma.

O arcebispo dom Paulo Mendes Peixoto celebrou às sete da manhã, na capela do Carmelo. Ele ressaltou que as cinzas têm um tom de sacrifício e nos convida a uma reflexão de que esta vida é apenas passageira: “do pó viemos, a ele voltaremos”. Para tanto, completou dom Paulo, é fundamental que a nossa caminhada seja cercada de boas obras, acrescentando que a Quaresma é um momento ideal para avaliarmos a nossa vida e iniciar mudanças.

A maioria das celebrações, no entanto, será à noite, a partir das 19h. A imposição das cinzas é feita pelo sacerdote bem no começo da missa.

Nas celebrações de hoje as paróquias farão também a abertura da Campanha da Fraternidade, cujo tema é Igreja e Sociedade. Já o lema: “eu vim para servir”. O cartaz alusivo a CF deste ano traz a imagem do Papa Francisco beijando os pés de uma pessoa, simbolizando humildade e o serviço para o bem de toda a humanidade.

Segundo dom Paulo Mendes Peixoto com este tema a igreja espera uma integração ainda maior com a sociedade, contribuindo para o bem comum. O arcebispo, lembra, no entanto, que a meta da CNBB não é de resolver os problemas e sim ampliar os debates sobre o tema, fazer memória da caminhada, identificar as questões e propor rumos, inclusive, os espirituais.
Dom Paulo entende que a campanha deste ano vem propor ainda o resgate do espírito de voluntariado das pessoas, capacidade de doação, sempre buscando promover uma sociedade de paz, mais justa e fraterna.

Na Arquidiocese de Uberaba o tema Igreja e Sociedade será debatido em todas as 10 regiões pastorais, de maneira a aprofundar o assunto. A campanha será refletida também entre as famílias através das reuniões nas casas, cujo instrumento é o Caderno Popular. Ainda sim, no final de março, a Igreja promoverá uma grande reunião com representantes da sociedade civil organizada.

 

Rubério Santos

Assessor de Imprensa

 

 

Uberaba, 18 de fevereiro de 2015 Leia mais

Compartilhe!

Congresso Eucarístico é lançado em reunião do clero

O anúncio da realização do Congresso Eucarístico Arquidiocesano foi um dos principais assuntos da primeira reunião geral do clero uberabense, neste dia 03 de fevereiro, na Cúria Metropolitana.

Mais de 70 padres e alguns leigos participaram da assembleia geral, coordenada por dom Paulo Mendes Peixoto. Na reunião foram apresentados e debatidos vários assuntos. O primeiro, aproveitando o Ano da Comunicação, assim definido pelo PAPIU DE 2012, foi o Documento 99 da CNBB que versa sobre a Comunicação da Igreja no Brasil.

O tema foi apresentado por padre Gustavo Fernandez que enfocou a promoção da comunicação dialógica, desafios e possibilidades das pastorais a partir da mídia digital e formação do censo crítico. Na seqüência monsenhor Valmir Ribeiro fez breve relato dos meios de comunicação da Arquidiocese – rádio, jornal e site, dando ênfase aos voluntários e aos amigos da evangelização que ajudam na produção e manutenção destes veículos.

Outro assunto foi a Campanha da Fraternidade 2015, cujo tema é Igreja e Sociedade. O coordenador de Pastoral, padre José Edilson Silva informou a realização de reunião formativa em dezembro e a criação de uma Comissão Arquidiocesana que irá trabalhar  o texto base na região, inclusive, pós período quaresmal. Por fim anunciou para março a reunião com a sociedade civil para repassar o conteúdo da CF.

Encerrando monsenhor Célio Lima destacou o Diretório dos Sacramentos e padre Vanderlei lançou a realização do Congresso Eucarístico Arquidiocesano. A abertura será em 05 de abril, na Catedral Metropolitana e, encerramento em 29 de novembro, quando serão realizadas diversas oficinas refletindo sobre a Eucaristia.

Dom Paulo Peixoto entende que o congresso, ao lado do Ano da Comunicação, será o grande evento de 2015. “Vamos poder aprofundar mais sobre o principal mistério de Deus, base do cristão católico,” frisou ele.

 

 

Rubério Santos

Assessor de Imprensa

 

 

Uberaba, 04 de fevereiro de 2015

DSC_0487 DSC_0495 DSC_0505 DSC_0518 DSC_0535 DSC_0537 Leia mais

Compartilhe!

Primeira reunião do clero em 2015

 

Acontece nesta terça-feira, dia 03 de fevereiro, a primeira reunião geral do clero uberabense em 2015.

O encontro será no Centro Pastoral João Paulo II, devendo reunir cerca de 80 sacerdotes de Uberaba e das outras 19 cidades que integram a Arquidiocese. Os trabalhos serão coordenados por dom Paulo Mendes Peixoto.

Dentre os principais assuntos em questão estão os debates entorno da Campanha da Fraternidade 2015, cujo tema é “Igreja e Sociedade” e o Ano da Comunicação, assim aprovado pelo PAPIU de 2012.

Assuntos administrativos também farão parte desta primeira reunião geral.

 

 

Rubério Santos

Assessor de Imprensa

 

Uberaba, 30 de janeiro de 2015 Leia mais

Compartilhe!

Instalada a Quase Paróquia de São Paulo Apóstolo

Em celebração solene, neste domingo (dia 25 de janeiro), dom Paulo Mendes Peixoto instalou a Quase Paróquia de São Paulo Apóstolo e empossou padre Ronan Belo como seu administrador paroquial.

Centenas de fiéis prestigiaram o ato, inclusive, paroquianos de São José Gameleira à qual por vários anos pertenceu a Comunidade São Paulo Apóstolo. Os padres Rogério, Vanderlei e Paulo Ferreira também participaram da celebração na qual foi o lido o decreto de instalação da Quase Paróquia e a provisão de posse de padre Ronan Belo. Ele ainda fez o juramento e recebeu as chaves da matriz.

A Quase Paróquia é resultado dos desmembramentos das paróquias São José e Santa Luzia. Assim, além da comunidade São Paulo Apóstolo, do bairro Jardim Maracanã, a Quase Paróquia contará também com as comunidades de São Pedro, no Recreio dos Bandeirantes e de São Joaquim e Sant’Ana, nos conjuntos Alvorada I e II.

Ao primeiro administrador, padre Ronan, caberá a tarefa de levar a Palavra de Deus também aos moradores dos bairros Damhas I, II e III, Terra Nova I e II e Rio de Janeiro, módulos A, B e C. Este último, com 2.101 famílias, será inaugurado a partir de junho próximo.

Padre Ronan Belo encara a missão com muita esperança e disposição de servir a comunidade a ele confiada. Ao mesmo tempo, acrescenta que é um desafio levar a Palavra de Deus aos novos loteamentos e construir ali espaços para a evangelização. Ação, ressaltou, que espera contar com apoio de toda comunidade.

O sacerdote convocou para o dia 08 de fevereiro uma assembleia geral com todos os membros das comunidades integram a Quase Paróquia São Paulo Apóstolo. O evento terá início às 9h30, na creche do Jardim Maracanã, com celebração da santa missa. Após, o povo debaterá e votará os destinos da comunidade.

 

Rubério Santos

Assessor de Imprensa

 

Uberaba, 26 de janeiro de 2015

DSC_0222DSC_0225DSC_0232DSC_0264DSC_0281DSC_0351DSC_0389DSC_0162 Leia mais

Compartilhe!

Comunidade do bairro Olinda festeja Santos Reis

Termina hoje, dia 06 de janeiro, a 8ª edição da festa em louvor aos Santos Reis em capela do bairro Olinda.

Ás oito da manhã foi celebrada a primeira missa do dia em homenagem aos três Reis Santos. Agora às 11h acontece a segunda celebração desta terça-feira que será presidida por monsenhor Paulo Porta. Às 15 h padre Helder preside uma terceira missa e às 19h, acontece à celebração solene (campal) em louvor aos Reis Santos padroeiros da capela do bairro Olinda.

Ao final de cada missa acontece a apresentação de uma companhia de Reis. Após a missa de encerramento será realizada a tradicional cerimônia da passagem das coroas, oportunidade que se conhecerá os três festeiros do próximo ano que representarão os reis Gaspar, Baltazar e Belchior.

A capela de Santos Reis ficar na rua José Caetano de Rezende, nº 310, bairro Olinda.

 

 

Rubério Santos

Assessor de Imprensa

 

 

Uberaba, 06 de janeiro de 2015

Leia mais

Compartilhe!

Campanha da Arquidiocese de Uberaba beneficia Hospital Hélio Angotti com R$ 97 mil

 

O arcebispo dom Paulo Mendes Peixoto repassou a gerencia do Hospital Dr. Hélio Angotti, na manhã desta sexta-feira, dia 19, cheque no valor de R$ 97.309,18 (noventa e sete mil e trezentos e nove reais) referente à Campanha “Dia de Salvar Vidas”, realizada em 23 de novembro último.

A coleta foi realizada pelas 60 paróquias, incluindo as matrizes e capelas, nas 20 cidades que integram a área de abrangência da Arquidiocese de Uberaba. Segundo padre Gilberto Araújo, ecônomo da Cúria Metropolitana, ainda resta uma ou outra paróquia para entregar o dinheiro angariado e que posteriormente os valores serão repassados a direção do Hospital Dr. Hélio Angotti. Ele lembrou também que algumas paróquias, como Romaria e Tapira, preferiram fazer campanhas específicas no próprio município e por isto não entraram na coleta arquidiocesana.

A gerente de Relacionamento Corporativo do Hospital Dr. Hélio Angotti, Geise Degraf Terra, agradeceu a doação e elogiou a liderança de dom Paulo Mendes Peixoto que, num curto espaço de tempo, conseguiu significativo envolvimento dos padres e fiéis na campanha “Dia de Salvar Vidas”. Ela afirmou que os R$ 97 mil serão utilizados, exclusivamente, para compra de medicamentos, sendo que em 30 dias a gerência do Hospital passará relatório à Igreja Católica constando medicamentos adquiridos e pacientes beneficiados.

Dom Paulo Mendes Peixoto entende que o valor alcançado é significativo, porém, pode melhorar. Apesar das partes ter definido o quarto domingo de novembro para repetir anualmente a campanha, o arcebispo entende que em outra data, no começo do mês e distante das campanhas das Missões e Evangelização, a arrecadação será ainda melhor. Dom Paulo aproveitou para agradecer as doações generosas dos católicos, ressaltando que a ajuda ao irmão necessitado é um gesto de amor ao próximo que devemos exercitar mais.

Ficou definido que, na segunda quinzena de janeiro, o arcebispo e alguns padres farão visita a direção, funcionários e enfermos da instituição hospitalar.

 

 

Rubério Santos

Assessor Imprensa

 

Uberaba, 19 de dezembro 2014

DSC_1458 DSC_1464 DSC_1465 Leia mais

Compartilhe!

Mais dois Padres Ordenados

Nos dias 12 e 13 de dezembro, em Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto ordenou mais dois sacerdotes. Trata-se de Ronan Belo e Hélio Silva.

As ordenações aconteceram em cerimônias distintas. Ronan Belo escolheu a igreja de São Domingos e o dia da padroeira das Américas (12 de dezembro) para a sua ordenação. Centenas de fiéis e amigos foram prestigiar o ato. O clero também marcou presença maciça.

O rito seguiu com a apresentação do candidato, prostração com ladainha e a imposição das mãos por dom Paulo e o clero conferindo a Ronan a ordem do presbiterato. Ele lembrou dom Estevão pra quem padre não podia ter medo. O novo sacerdote concorda com o velho amigo afinal na missão de levar Jesus Cristo às pessoas o padre não pode ficar temendo nada.

Padre Ronan vai assumir em janeiro a Quase Paróquia de São Paulo Apóstolo, na região do Jardim Maracanã. A área hoje pertence à Paróquia São José Gameleira, comandada por padre Rogério Aguiar.

No dia 13 de dezembro, já na Catedral Metropolitana de Uberaba, foi à vez do paulista Hélio Marcelo da Silva receber os seus convidados para a festa de ordenação. Do rito tradicional destaque para a imposição das mãos pelo arcebispo, juntamente com o clero e a unção do novo sacerdote com o óleo do Crisma.

Diferencial mesmo ocorreu no final da cerimônia com a leitura de carta do Papa Francisco concedendo bênção apostólica a padre Hélio na missão assumida. O novo sacerdote disse que dará ênfase a Catequese e a busca constante das ovelhas desgarradas.

Padre Hélio irá assumir a Paróquia de São Miguel Arcanjo, em Veríssimo e a Comunidade São João Batista, no bairro Deolinda Freire, em Uberaba.

Para o arcebispo de Uberaba a ordenação de três padres nos últimos dias e mais dois, nos dias 19 e 20 de dezembro, é uma alegria para toda a diocese, além de reforçar o trabalho do clero. Nas duas últimas ordenações dom Paulo Peixoto voltou a insistir na unidade do clero, ressaltando que para cobrar da comunidade é preciso dar exemplo.

 

Rubério Santos

Assessor de Imprensa

 

 

Uberaba, 19 de dezembro de 2014

DSC_1312 DSC_1339 DSC_1206 DSC_1213 Leia mais

Compartilhe!

Arquidiocese debate tema da CF 2015

A coordenação Arquidiocesana de Pastoral realizou no domingo, dia 07, manhã de estudos do tema da Campanha da Fraternidade 2015.

Cerca de 100 paroquianos de Uberaba e cidades da região participaram da reunião na Cúria Metropolitana. No geral, leigos das 60 paróquias da diocese uberabense, além de representantes de casas religiosas, pastorais e movimentos, seminaristas e leigas consagradas. Os trabalhos foram coordenados por padre José Edilson da Silva.

O estudo versou sobre o texto base da CF 2015 que tem como tema Fraternidade: Igreja e Sociedade e o lema “Eu vim para servir”.

 

Rubério Santos

Assessor de Imprensa

 

Uberaba, 09 de dezembro de 2014

Leia mais

Compartilhe!