AS AÇÕES DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO NO ANO DE 2021

Durante o ano de 2021 muitos foram os trabalhos realizados em nossas Paróquias e Comunidades. A retomada das atividades pastorais tornou-se inicialmente um desafio para todos nós. Afinal, como desenvolver as propostas de caminhada pastoral que sempre tivemos sem poder se reunir presencialmente, ainda preocupados com o distanciamento?

Como conseguir atingir a todos os membros da nossa Comunidade, sem deixar de lado ninguém? Evidentemente que a internet e as redes sociais nos trouxeram muitas soluções, contudo, o nosso jeito de ser Igreja, de estar em comunhão e juntos, subentende que no modo presencial é muito mais proveitoso, até mesmo porque quem não gosta de receber um abraço? Poder retribuir um sorriso ou ainda sentir pelo olhar do outro compreensão? São experiências humanas que na minha perspectiva, a internet não nos oferece e que, sim, fazem toda a diferença.

Penso que a Igreja é a extensão de nossas vidas em sociedade. Não vejo que agimos diferente da forma que agimos na escola, universidade, casa e trabalho, mas a Igreja ainda é um lugar de refúgio para nós, para que alcancemos intimidade e proximidade com Deus. E como vamos alcançar intimidade com alguém se não abrimos os nossos corações? Por isso, as relações que vivemos no âmbito religioso nos trazem inúmeros sentimentos, principalmente o de não estarmos sozinhos. E assim, sabemos o quanto uma palavra amiga ou um abraço em meio a tantas dores e decepções se fazem ainda mais valiosos.

Quis começar assim este artigo, para trazer um pouco sobre as ações da Pascom da Arquidiocese de Uberaba neste ano de 2021. Foram muitos feitos de uma Equipe que se demonstrou fiel e apaixonada no decorrer da nossa caminhada. Ainda estávamos com inúmeras dúvidas sobre o distanciamento social, adaptação de nossas Paróquias e Comunidades, mas vi o empenho e dedicação de cada membro de nossa querida Pascom Arquidiocesana para realizar as propostas planejadas para este ano.

Houve muitos momentos de incertezas e desânimos, mas que são coisas totalmente compreensíveis, considerando que é inevitável se desestabilizar diante de problemas pessoais. Contudo, o que foi visivelmente sentido foi o companheirismo entre nós, em nosso grupo. Em muitos momentos foi sentido que não éramos apenas membros de uma Pastoral, mas amigos! E isso com certeza nos fortalece durante a caminhada.

Começamos o nosso ano organizando as nossas atividades para serem realizadas, e a primeira delas foi a realização das ações para o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Uma série de vídeos e trechos da carta do Santo Padre foi disponibilizada em nossas redes sociais. Logo depois, celebramos em Ação de Graças por todos os nossos pasconeiros, em nossa Catedral, no dia do Sagrado Coração de Jesus, o padroeiro de nossa Arquidiocese, e assim, pudemos, neste momento de espiritualidade, reabastecer-nos espiritualmente para as próximas atividades. Fizemos, em seguida, o lançamento do Projeto FelizMente, que trata sobre saúde mental; e para abrir o mês de setembro, mês dedicado à prevenção do suicídio, realizamos uma live com psicólogos e um padre psicólogo, a fim de tratar esse assunto com a importância e o cuidado que ele merece ter. Em agosto realizamos o 2º Workshop de Fotografia Religiosa, o início de uma série de lives formativas propostas pelo Conexão Pascom. E também em setembro, realizamos o 2º Concurso de Fotografia Religiosa, cujas fotos ganhadoras e selecionadas compuseram o nosso 2º Calendário. Ainda nesse período assumimos algumas responsabilidades na Equipe Arquidiocesana para o Sínodo dos Bispos (2021 – 2023), bem como a elaboração do encarte e capa da Bíblia comemorativa em ocasião dos 60 anos de criação da Arquidiocese de Uberaba.

Mas, dentre essas muitas atividades, fomos agraciados pela indicação como um dos três finalistas do 53º Prêmio de Comunicação da CNBB – Categoria Kerigma, com um trabalho realizado em 2019: a História em Quadrinhos sobre o Sínodo para a Amazônia.

E aí, paro e penso: como não agradecer por este ano? Apesar dos inúmeros desafios enfrentados conseguimos produzir tanto e ganhar um pouquinho mais de protagonismo em nossa Arquidiocese. E isso só foi possível, primeiro, pela vontade de Deus e pelas oportunidades que foram dadas a nós.

Só tenho que agradecer a Deus por essas conquistas, por ter dado a nós, da Coordenação da Pascom Arquidiocesana, Monsenhor Valmir Ribeiro, Lilian Linhares, Gedeon Félix, Renata Quirino, Ana Luísa Andrade, Rejane Canedo e a mim, força, coragem e inspiração! Meu muito obrigado a vocês e evidentemente a todos aqueles que compõem a nossa grande Equipe da Pascom Arquidiocesana: Matheus Antonio, Yuri Isabele, Giselle de Souza, Kelly Borges, Santhyago Jacob, Ariane Cristina, Alexandro Faria, Alex Henrique, Nivia Helena, Angélica Ferreira, Gabriel de Almeida, Alanis Barrera, Wellington Silva e Barbara Lemes. Que em 2022 possamos continuar sonhando, realizando e evangelizando juntos!!!

Amanda Oliveira
Coordenadora da Pascom da Arquidiocese de Uberaba

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por