Atividades da Semana Social Brasileira

A Comissão Arquidiocesana de Animação da 6ª Semana Social Brasileira vem coordenando os trabalhos para que esta ação pastoral produza os frutos esperados. No dia 18 de fevereiro, foi celebrada na Catedral de Uberaba a Missa de Abertura da 6ª. Semana Social em nossa Arquidiocese, sendo presidida por Dom Paulo e concelebrada por vários padres, com a participação de representantes das paróquias, comunidades e pastorais sociais.

Neste primeiro semestre, o Projeto se dedicou a atividades de formação e informação. Aconteceram três “Rodas de conversa”, no formato on-line, transmitidas pelas mídias da Arquidiocese. A primeira foi no dia 23 de fevereiro, com a apresentação geral do que é a 6ª Semana Social. A segunda “Roda de conversa” aconteceu no dia 26 de abril, contando com a assessoria do Prof. Daniel Seidel, membro da Comissão Justiça e Paz da CNBB, da Prof.ª Rosimár A. Quirino e de Washington A. da Silva, apresentando os três “Eixos Fundamentais: Economia, Democracia e Soberania”. A terceira “Roda de conversa” se deu no dia 06 de julho, enfocando o tema central da 6ª Semana Social: “Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho”, com a participação de Dom Vicente Ferreira, Bispo Auxiliar de Belo Horizonte, Silvana Elias e Prof. Renato Muniz.

No segundo semestre deste ano, está proposto um trabalho de levantamento da realidade brasileira, estadual e dos municípios que compõem a Arquidiocese, em termos do Eixo fundamental: “Democracia, Economia e Soberania”, bem como o levantamento da realidade diante do tema central: “Terra, Teto e Trabalho”. Será o momento “Ver a realidade”. As atividades deste ano serão finalizadas com uma avaliação do percurso e uma celebração.

Para realizar esse projeto, está sendo desenvolvido um conjunto de estratégias, como anexo do projeto geral. Tais estratégias estão sendo elaboradas mediante sugestões apresentadas por diversas lideranças, reunidas em encontros com representantes de classes, de Movimentos Sociais, de Sindicatos e de Poderes Executivos Municipais, além da presença de membros da Comissão Arquidiocesana de Animação. Nos encontros realizados, surgiram também outras propostas que serão incorporadas nos momentos que ainda teremos pela frente “Iluminar” e “Agir”.

O momento “Ver a realidade” será de grande importância para que se possa assumir os desafios em relação aos “Eixos Estruturais – Democracia, Economia e Soberania” – e ao tema desta 6ª Semana Social Brasileira, inspirado pelo Papa Francisco – “Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho”. Será a partir do levantamento dos desafios dessas áreas sociais que se poderá buscar uma ação transformadora da realidade e dar os passos seguintes com segurança: “iluminar” e “agir”.

Como se trata de atividade complexa, estão sendo analisados caminhos para formar parcerias com entidades de caráter público, privado e de terceiro setor. Por isso, os canais de diálogo estão abertos com entidades civis, poder público, entidades de classes, profissionais, universidades públicas e privadas etc. Várias pessoas, em entidades diferentes, têm apresentado seu apoio e disposição em ajudar na elaboração e execução dessas estratégias.

Em sintonia com o projeto do Pilar da Caridade, previsto para o PAPIU – Plano Arquidiocesano de Pastoral da Igreja de Uberaba – deste ano, a proposta da 6ª Semana Social Brasileira prevê unir forças para maior consciência e atuação prática das implicações sociais de nossa fé cristã, de acordo com o projeto maior do Evangelho, no esforço de retornar a Jesus e seu encanto pela missão do Reinado de Deus, que já vai se tornando realidade na história.

Convidamos a todos para rezar conosco a oração composta por nosso Arcebispo para o Ano da Caridade 2022:

“Senhor Deus e nosso Pai, celebramos o Ano da Caridade em nossa Arquidiocese de Uberaba, com o tema bíblico dos Atos dos Apóstolos: ‘Eram perseverantes na comunhão fraterna’, procurando colocar em prática o testemunho concreto das primeiras comunidades cristãs. As ações solidárias, a partilha, a defesa da ecologia integral, a realização da justiça e da paz, a preocupação com os excluídos e a defesa de seus direitos são alguns dos objetivos contidos no nosso 14º PAPIU. Queremos ser Igreja comprometida com um mundo melhor onde todos tenham teto, terra e trabalho. Em sintonia com a 6ª Semana Social Brasileira, vos pedimos: ‘nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem-terra, nenhum trabalhador sem direitos, nenhuma pessoa sem a dignidade que provém do trabalho’, conforme nos fala o Papa Francisco. Tudo isto vos pedimos pela intercessão de vosso Filho Jesus Cristo e a proteção materna de Nossa Senhora da Abadia. Amém”.

 

Padre Geraldo Maia

Compartilhe:

© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por