Atuação do Conselho de Leigas e Leigos

O Conselho Arquidiocesano de Leigos e Leigas (CALL) foi criado em 21 de setembro de 2013, com o apoio de Dom Paulo Mendes Peixoto, Arcebispo Metropolitano de Uberaba, e teve como assessor espiritual o Pe. Rogério Constantino de Aguiar. O atual assessor é o Pe. Geraldo Maia, desde o final de 2020. O Conselho tem o objetivo de fortalecer o protagonismo dos(as) cristãos(as) leigos(as), com a proposta do Papa Francisco, de uma “Igreja em saída”, comprometida com os mais pobres, edificando um mundo mais humano e mais justo.

Neste caminhar, temos buscado construir uma consciência maior de uma Igreja sinodal e de uma sociedade mais humana e fraterna. O Papa Francisco nos diz: “Quem pensa em construir paredes, qualquer parede, e não construir pontes, não é cristão”. É assim que o CALL tem trabalhado, buscando a unidade e a fraternidade. Nem mesmo a pandemia diminuiu o dinamismo de seus membros. As reuniões e atividades se multiplicaram de forma on-line.

No final do ano 2020, iniciamos a Escola de Fé e Cidadania, proposta pela Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, contando com a assessoria de grandes nomes da Igreja e da sociedade em geral. No ano passado, estivemos à frente do processo de escuta da Assembleia da América Latina e Caribe e do Pacto pela Vida em nossa Arquidiocese.

Neste ano de 2022, priorizamos os trabalhos com a Sexta Semana Social Brasileira e o Pilar da Caridade. Continuamos com o trabalho de formação, com a Escola de Fé e Cidadania. Os encontros de formação acontecem de forma on-line, com transmissão pelos canais da Arquidiocese, toda primeira segunda-feira do mês, enfocando temas ligados à Doutrina Social da Igreja e também abordando temas relacionados ao Pilar da Caridade. Quanto à Sexta Semana Social Brasileira, foi elaborado um projeto para este ano e o próximo. Foram realizadas três “rodas de conversas”, enfocando os Eixos fundamentais “Democracia, Economia e Soberania” e o tema central “Terra, Teto, Trabalho”. A prática deste projeto vem gerando uma consciência maior por direitos e cidadania!

O atual PAPIU – Plano Arquidiocesano de Pastoral da Igreja de Uberaba – 2020/2023 priorizou para 2022 o “Ano da caridade”. Foi organizada uma Comissão, tendo Padre Gilberto Carlos à frente, juntamente com membros do CALL e outros convidados. Os membros do CALL tiveram atuação também no processo sobre o Sínodo, em sua fase Arquidiocesana, sob a direção de Mons. Valmir Ribeiro. Assim, vamos concretizando nossa missão para este ano.

Rogamos a Deus que envie operários para fortalecer o Conselho Arquidiocesano de Leigos e Leigas e que este importante Conselho trabalhe sempre mais de forma sinodal e missionária, de acordo com as palavras do Papa Francisco: “Eu não quero uma Igreja tranquila. Quero uma Igreja missionária”, de acordo com a inspiração do Evangelho: “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5,13-14).

Mirna Aparecida Spirandelli Tavares
Sônia Regina Corrêa Chagas

Compartilhe:

© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por