Caminho da Palavra

A liberdade é a capacidade e habilidade de discernimento originário na vida das pessoas. É uma questão de escolha, podendo ser para o bem ou para o mal. O meio ambiente e as circunstâncias envolventes podem influenciar muito nas decisões assumidas com convicção. São como que valores ou contravalores com capacidade para direcionar as escolhas rumo a determinados objetivos na vida.

No longo caminho histórico do povo de Deus, conforme as indicações bíblicas, a referência principal para o discernimento e as escolhas maduras na vida sempre foi e continua sendo a Palavra de Deus, tanto no Antigo como no Novo Testamento. É costume cristão a comunidade reunir-se em volta dessa Palavra, refletir e confrontá-la com as realidades inerentes ao que cada pessoa realiza no cotidiano.

A Palavra de Deus é geradora de esperança e alegria, mas também de comprometimento com as realidades do Reino de Deus. Ela é capaz de reconstruir a vida da pessoa e da comunidade, porque orienta para a superação das debilidades pessoais e comunitárias, de modo especial, as divisões e as atitudes inconsequentes. Também provoca unidade, comunhão e serviço para o bem comum.

Por motivação dos Profetas, a força da Palavra fez com que o povo judeu, no tempo do pós-exílio da Babilônia, recuperasse sua identidade. Não só a identidade perdida, mas também a reconstrução do Templo e da cidade de Jerusalém. Palavra que motiva, cria ânimo e eleva a autoestima dos desanimados, mas daqueles que agem com paixão e confiança na mensagem que lhes é proferida.

Uma comunidade cristã nasce e cresce ao redor da Palavra de Deus. Ela ocasiona o surgimento de lideranças e serviços para o bem de todos e harmoniza as diferenças e divisões, que dificultam o bem viver de seus membros. É justamente o que fazia Jesus quando anunciava a mensagem e orientava as pessoas para uma contínua vigilância, vivência fraterna e responsável.

Muitos têm dificuldades para colocar em prática o projeto de Jesus Cristo, porque exige determinação e coragem para enfrentar os obstáculos e situação das maldades da cultura moderna. Projeto que não se compactua com as diversas formas de violência, opressão e marginalização. É mensagem de acolhida e solidariedade para com os pobres, os presos, os enfermos, os drogados, viciados etc.

Dom Paulo Mendes Peixoto

Arcebispo de Uberaba