Campanha da Fraternidade 2022 – Fraternidade e Educação

A Campanha da Fraternidade caracteriza a identidade da Igreja no Brasil. Desde a década de 1960, motivada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), as dioceses e paróquias de todo o país integram à espiritualidade quaresmal o compromisso concreto com a realidade social na qual vivemos.

Neste ano, o tema da Campanha da Fraternidade é “Fraternidade e Educação” e o lema, retirado do Livro dos Provérbios, “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). O objetivo que a Igreja no Brasil se propõe com essa Campanha é promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário.

O tema da CF-22 se relaciona ainda com o Pacto Educativo Global, que é um chamado do Papa Francisco para que todas as pessoas no mundo, instituições, igrejas e governos priorizem uma educação humanista e solidária como modo de transformar a sociedade. No dia 15 de outubro de 2020, o Pacto foi lançado no Vaticano e, desde então, todo o globo se tem mobilizado para discutir e tornar o pacto algo concreto em nossas políticas educacionais e institucionais.

A partir desse grande objetivo, precisamos, como Igreja local, buscar (a) analisar o contexto da educação em nossa região e os desafios potencializados pela pandemia; (b) verificar o impacto das políticas públicas na educação; (c) identificar valores e tradições cristãs que colaborem na construção de uma cultura humanizadora; (d) pensar o papel da família na educação; (e) incentivar propostas educativas que promovam a cultura do encontro e o cuidado com a casa comum; (f) estimular o trabalho pastoral junto a escolas e universidades (sobretudo nas escolas católicas); (g) promover uma educação transformadora a serviço dos mais pobres.

Em nossa Arquidiocese de Uberaba, além das atividades paroquiais relacionadas à CF, teremos quatro encontros de nosso Caderno Popular relacionados ao tema, proporcionando que nossas comunidades e setores se insiram na espiritualidade quaresmal, a partir dessa proposta concreta. Do mesmo modo, em caráter formativo, nossa Escola de Fé e Cidadania irá promover no dia 07 de fevereiro, às 20h, um módulo formativo sobre o tema da CF-22 com o Padre Júlio César Resende (Assessor do Setor Educação da CNBB), de modo virtual, através do canal do YouTube de nossa Arquidiocese. Para aqueles que não conseguirem acompanhar ao vivo, o vídeo continuará à disposição posteriormente.

“O testemunho de uma Igreja missionária é o princípio que qualifica o anúncio do Evangelho e a torna capaz de propor aos homens e mulheres de boa vontade um novo aprendizado: educar é um ato de esperança no ser humano. É contribuir para que cada pessoa, cada discípulo missionário de Jesus Cristo ofereça o melhor de si a Deus, ao próximo, à Igreja e à sociedade. Educar com sabedoria e amor é estimular o cuidado pela vida, desde a concepção, passando pelo fim natural, até a eternidade. Convictos do poder transformador da educação, pedimos: Senhor, ajudai-nos a criar um mundo novo!”

(Texto Base CF 2022, n. 222).

Seminarista Vitor Lacerda

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por