A Arquidiocese de Uberaba se prepara para o início da Campanha da Fraternidade de 2025, que terá como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e como lema “Deus viu que tudo era muito bom”. Promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde 1964, este ano ela conclama o povo cristão a refletir sobre os cuidados que deve ter para garantir a saúde do planeta Terra.
A Campanha da Fraternidade, que terá início na quarta-feira de cinzas (05/03), é uma iniciativa que, ao longo de seus 61 anos de existência, procura estimular a solidariedade e a reflexão dos fiéis da Igreja Católica durante o período quaresmal. O fundamento da fraternidade cristã resta manifesta no reconhecimento do valor de cada pessoa chamada a ser filho e filha de Deus; na consciência que não são órfãos e, portanto, fraternos.
Entre os objetivos permanentes da campanha promovida anualmente pela CNBB está despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum; educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho; e renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária.
A escolha do tema e do lema da Campanha da Fraternidade deste ano, foi feita pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sustentada por uma série de motivações, entre elas, os 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; os 10 anos de publicação da Carta Encíclica Laudato Si’; a recente publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum; os 10 anos de criação da Rede Eclesial PanAmazônica (REPAM) e a realização da COP 30, em Belém (PA), a primeira na Amazônia.
François Ramos – Assessoria de Imprensa/Arquidiocese de Uberaba