Casa de Acolhimento CÁRITAS-Uberaba

Sonho de Esperança

A Cáritas Arquidiocesana de Uberaba deseja partilhar com todos um sonho de esperança iniciado em pleno tempo de pandemia. A essência da Cáritas é ajudar na promoção da dignidade da vida aos irmãos e irmãs, especialmente aqueles que se encontram em situação de risco ou fragilidade.

Além de auxiliar em causas urgentes em nossa realidade, apoiar entidades que se destacam pela promoção humana, a Cáritas recorda a passagem do Evangelho segundo Mateus, 25: Tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber, estava nu e me vestistes, era estrangeiro e me acolhestes, doente e preso e fostes me visitar.

Nesta dimensão, a Cáritas-Uberaba esteve envolvida, antes mesmo do início do Ano do Pilar da Caridade, em eventos de arrecadação, em lives promovidas em favor dos menos favorecidos neste período de pandemia, auxiliando em favor da Comunidade Terapêutica Nova Jerusalém, obtendo cestas de alimentos naturais, promovendo os pequenos produtores e, ao mesmo tempo, partilhando saúde através da doação de alimentos, frutas e pães. Lives para arrecadar cobertores, álcool em gel e máscaras para auxiliar, no tempo do frio e no combate ao coronavírus… ações contando com a generosidade de tantos irmãos e irmãs em favorecimento da vida humana.

No ano passado, em julho, a Cáritas-Uberaba foi chamada pela Arquidiocese de Uberaba para iniciar um projeto de acolhimento, com olhar solidário, aos irmãos venezuelanos que, fugindo da difícil realidade do país de origem, migraram para o Brasil, adentrando Roraima, em busca de manter a dignidade e o sonho de uma vida melhor. A Diocese de Roraima pediu socorro às demais dioceses e províncias do Brasil, através da Pastoral do Migrante, para acolher famílias venezuelanas. Nossa Cáritas, em Uberaba, respondeu SIM a esse pedido.

O projeto iniciou com o recebimento de uma casa, situada à Avenida Maria Rodrigues Cunha Rezende, 374, no Parque das Américas, que anteriormente era um Clube de Mães na Comunidade Espírito Santo, com projetos profissionalizantes e obras sociais, ligado às Irmãs Dominicanas. Esta casa foi cedida à Arquidiocese de Uberaba com a finalidade de ser usada em projetos sociais de promoção da vida humana. Ela estava fechada há alguns anos.

Em agosto de 2021, os membros da diretoria da Cáritas-Uberaba realizaram uma megatarefa de limpeza, buscando aproveitar móveis e utensílios que pudessem ser utilizados no novo projeto de acolhimento. A casa estava fechada, com um telhado danificado, o que provocou inúmeras infiltrações. Vários dias foram doados em prol da limpeza. Vários reparos na parte elétrica, telhado, estrutura, além de uma pintura geral, se mostraram urgentes para que se pensasse na possibilidade do acolhimento familiar.

Visando obter fundos que permitissem tal reforma, a Cáritas-Uberaba se lançou em um grande evento. Havíamos recebido grande quantidade de roupas, doadas pela Adveniat, entidade católica da Alemanha que busca auxiliar em inúmeros projetos sociais pelo mundo inteiro. Alguns membros da diretoria iniciaram, nos salões da Paróquia São Benedito em Uberaba, todo o processo de separação, organização e preparação de um Bazar beneficente em prol da obra de reforma da casa de acolhimento. Queremos aqui registrar e agradecer o apoio de alguns membros de Araxá que vieram auxiliar na separação das roupas.

Foram dias intensos de trabalho voluntário. No fim de agosto, aconteceu o Bazar da Cáritas-Uberaba, no Salão maior da Paróquia de São Benedito. Houve grande adesão por parte da comunidade cristã e da sociedade de Uberaba. Com o fruto arrecadado neste bazar, as obras de reparação imediata iniciaram em setembro de 2021.

Com a conclusão da parte inicial das obras, Dom Paulo Mendes Peixoto, nosso Arcebispo Metropolitano, presidiu uma missa em 08 de outubro com os membros da Diretoria da Cáritas de Uberaba e Padre Marcelo, Pároco da Paróquia de São Benedito e Assessor Espiritual da Cáritas Arquidiocesana. Esta missa foi um momento de graça, estímulo e fortalecimento ao projeto.

No fim de 2021 e início de 2022, houve a continuidade da reforma, na parte elétrica e hidráulica. Em fevereiro, a Cáritas, em parceria com a Paróquia São Benedito, iniciou a Campanha da Mobília para equipar com móveis, utensílios de cozinha, roupas de cama e banho. A graça de Deus ocorreu através da generosidade de muitos. Móveis foram buscados em residências em pontos diferentes de Uberaba. Eletrodomésticos, toalhas, utensílios gerais eram trazidos em celebrações. A Cáritas trabalhou para comprar aquilo que não foi possível ganhar.

De um lado, esta grande campanha; de outro, o contato com Padre Silas, responsável pelo Projeto em Roraima, juntamente com os membros da Pastoral do Migrante daquela Diocese. Ao longo de março, fomos sendo orientados sobre documentos e organização para acolher a família, que ainda estava em Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, aguardando o translado para Boa Vista, o que aconteceu no mês de abril. Em Boa Vista, eles foram acolhidos numa casa de passagem pelo Padre Silas. Ali, aguardaram a conclusão dos documentos para estarem inscritos no Brasil e iniciarem com esperança uma nova fase de vida. A família escolhida para vir para Uberaba consta de seis membros: um casal e quatro filhos, todos ainda menores de idade (13, 12, 10 e 4 anos). Em maio, recebemos a confirmação da Pastoral, que nos enviou a documentação da família, fotos, a apreciação do Exército brasileiro e até cartas de recomendação.

A casa está pronta. A Cáritas-Uberaba continua fazendo ações para poder acolher com dignidade e dar o suporte necessário nestes primeiros meses de acolhimento. O status atual do projeto é um momento de esperança e expectativa. Estamos aguardando a disponibilidade de uma aeronave da FAB – Forças Armadas Brasileiras, que são os responsáveis para fazer o translado de Boa Vista para as diversas capitais brasileiras, conduzindo as famílias para as dioceses de acolhimento. Em nosso caso, aguardamos a FAB trazê-los até Belo Horizonte, onde a Cáritas está responsável em acolher e trazer a família para Uberaba.

O próximo evento da Cáritas-Uberaba será uma Feijoada Dançante, no Salão da Medalha Milagrosa, no dia 16 de julho, com renda voltada para o auxílio na Casa da Acolhimento. Aqueles que puderem nos ajudar com doações ou convites, são muito bem-vindos. Somos todos Cáritas!

Como o Ano da Caridade se iniciou no dia 08 de março de 2022, em missa solene na Catedral Metropolitana, e a caridade nunca tem fim, rezemos para que a casa acolha em breve essa família, aguardada e já amada, os ajude a se integrarem em nossa sociedade uberabense e que outras famílias possam ser auxiliadas no futuro.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por