Em 1967, foi fundada a Legião de Assistência Cristã, a partir de uma reunião presidida por Dom Alexandre Gonçalves do Amaral, então Arcebispo de Uberaba. Seu primeiro objetivo era congregar leigos e leigas frequentadores das paróquias da cidade. Assim, formou-se a Legião de Assistência Cristã – LAC. Dom José Pedro Costa (Arcebispo coadjutor de Uberaba) chegou em Uberaba trazendo diferentes experiências no setor social. Com isso, a diretoria da LAC resolveu dar um tempo nas distribuições de alimentos e mudar toda sua estrutura de projeto que até então tinha como meta preservar a promoção humana e pensar no bem dos adolescentes. O então Prefeito João Guido doou um terreno para a construção de uma sede para abrigar os meninos. Os recursos para construir a instituição vieram da MISEREOR, instituição católica da Alemanha e das promoções coordenadas por Beatriz Guido e Abigail Miranda.
O Projeto Casa do Menino – Construindo Cidadania começou a funcionar no dia 24 de novembro de 1975, com sete adolescentes internos encaminhados pelo Juizado de Menores. Desde então, a Instituição foi dirigida pelos Religiosos Terciários capuchinhos (Amigonianos), que vieram da Colômbia, cuja Pedagogia da Presença permanentemente atualizada sob a ótica cristã atendeu sempre adolescentes em vulnerabilidade pessoal e social.
Em meados de 1998, a LAC mudou seu atendimento em consonância com o ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) e PNAS (Política Nacional de Assistência Social) para o contraturno escolar de adolescentes de ambos os sexos, sendo o trabalho voltado para a Proteção Básica, com a finalidade de prevenir situações de vulnerabilidade social por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, bem como fortalecer os vínculos familiares e comunitários.
Os Freis Terciários Capuchinhos permaneceram na Instituição até julho de 2003. A partir de então, a Coordenação Pedagógica da Casa do Menino está sob os cuidados de Geyza Piccolo, sendo o Presidente Executivo da LAC o Padre Ricardo Alexandre Fidelis desde 2013. A Casa do Menino – LAC está ligada à Arquidiocese de Uberaba desde sua origem e atualmente, pelo novo Estatuto, o presidente de honra é o Arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto.
Hoje, com 48 anos, a Casa do Menino permanece com suas portas abertas prestando o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos aos adolescentes, jovens, de 12 a 17 anos e 11 meses de ambos os sexos e suas famílias. Atualmente são atendidos 70 adolescentes.
Nos últimos anos, a sede da instituição viu antigos problemas estruturais se agravarem e a Assembleia da LAC decidiu sobre a construção de uma nova sede. A decisão foi tomada em 2019 e, depois de várias negociações, o contrato com uma construtora possibilitou o início das obras. A Diretoria da LAC também levou em consideração a necessidade de aproximar mais a Instituição das famílias dos adolescentes atendidos.
No dia 1º de abril de 2023, a Casa do Menino inaugurou sua nova sede na Avenida Dr. Cairo Ottaiano nº 600, Bairro Residencial Ilha Bela II, totalmente adequada à nova realidade e às exigências de segurança e acessibilidade. A Instituição atualmente presta o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo por meio de um convênio com a Prefeitura Municipal de Uberaba (Secretaria de Desenvolvimento Social e Secretaria de Educação). Outros projetos já estão sendo planejados para atender às necessidades e prioridades do contexto histórico-psicossocial em que nos encontramos. Todos os projetos estão em consonância com as políticas da Assistência Social já existentes no Município de Uberaba, na garantia e defesa do Direito da Criança e do Adolescente.
A LAC, além do convênio com a Prefeitura de Uberaba, também conta com o apoio de benfeitores que mensal ou esporadicamente fazem suas doações.