Acontece na próxima terça-feira (25/2), às 19h, na Capela Nossa Senhora de Fátima, em Frutal-MG, celebração que marca os 118 anos do nascimento de Frei Gabriel de Frazzanò. Antes, às 16 horas, haverá o Terço, na praça Frei Gabriel (em frente ao clube Alvorada), seguido de caminhada até a praça da Matriz do Carmo. O frade capuchinho italiano, radicado no Brasil, serviu em Minas Gerais, e, por onde atuou, foi reconhecido por suas obras sociais.
Em território mineiro, sua primeira fraternidade foi em Carmo do Paranaíba, onde foi idealizador e iniciador, em 15 de agosto de 1946, da construção da igreja de São Francisco de Assis. Nascido em 25 de fevereiro de 1907, em Frazzanó (Itália), Frei Gabriel de Frazzanò dedicou sua vida à fé, à solidariedade e à caridade. Em 1973, ele faleceu na cidade de Frutal, onde fundou o Asilo Pio XII.
Em Uberaba, Frei Gabriel trabalhou ativamente para a construção das igrejas de Santa Teresinha e São Judas Tadeu, e também promovia todos os anos o “Natal dos Pobres”, ação que permitia a distribuição de grande quantidade de gêneros alimentícios para inúmeras famílias uberabenses. Porém, foi em Frutal, onde chegou em 1957, que o frade capuchinho fortaleceu os trabalhos de missionário.
Em Frutal, além da fundação do Asilo Pio XII, registram-se como obras de Frei Gabriel de Frazzanò, a construção da igreja matriz de Nossa Senhora do Carmo, da Casa Paroquial, da Igreja Nossa Senhora Aparecida, da Casa da Criança, da Santa Casa de Misericórdia com a Capela e da Casa das Irmãs.
Em 2020, a Província dos Capuchinhos de Minas Gerais e a Arquidiocese de Uberaba deram início ao processo de beatificação e canonização de Frei Gabriel de Frazzanò. Em 14 de dezembro do mesmo ano, a abertura do processo foi celebrada solenemente na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia em Belo Horizonte.
Desde então, Frutal se tornou o destino de vários devotos de Frei Gabriel. Com a abertura do Processo de Beatificação do “Irmão de todos”, realizado no dia 16 de julho de 2021, a Província dos Franciscanos Capuchinhos de Minas Gerais juntamente com as Paróquias da cidade de Frutal tem organizado todos os anos uma grande Romaria. Em dezembro de 2024, foi realizada a Sessão de Encerramento da Fase Diocesana da Causa de Beatificação de Frei Gabriel de Frazzanò. O inquérito foi, então, encaminhado a Roma, para o Dicastério das Causas dos Santos.
François Ramos – Assessoria de Imprensa/Arquidiocese de Uberaba