Celebrando em tempos de pandemia

A História da Salvação, presente na Sagrada Escritura, nos revela que, em tempos difíceis, como a escravidão no Egito, o exílio na Babilônia, as perseguições dos selêucidas, a dominação dos romanos, o povo de Deus buscou outras formas de viver e celebrar sua fé e sua esperança de libertação, de salvação.

Nós nos encontramos, ainda que de forma análoga, em situações semelhantes. Impossibilitados pela pandemia do COVID-19, necessitados do isolamento social para defender a vida, a Igreja nos convida a rezar através dos meios de comunicação virtual. Há mais de dois meses estamos vivendo uma realidade ímpar, onde o isolamento, o estar longe socialmente falando, se tornou uma exigência a favor das próprias vidas. É necessário cuidar da saúde física, mas também zelar pela saúde espiritual. Nesta intenção, à luz de nossos ancestrais na fé, que em tempos difíceis se uniram na vivência da esperança, nossas comunidades estão celebrando de forma on-line.

A Paróquia de São Benedito, em obediência às orientações de nossa Arquidiocese de Uberaba, está celebrando de forma virtual desde o dia 19 de março, Solenidade de São José. Todas as missas são rezadas nas intenções dos paroquianos, daqueles que estão enfermos, dos que lutam pelo restabelecimento da saúde, pelos profissionais em todas as áreas ligadas à medicina e à saúde. Também rezamos pelas intenções que são pedidas via telefone, e-mail e páginas virtuais. Durante a Quaresma e Semana Santa, celebramos todos os dias. Após a Oitava da Páscoa, a Paróquia tem seguido seu calendário celebrativo com missas ao vivo: Domingo (às 9h), terça, quarta e sexta-feira (às 19h), sábado (às 15h), além da adoração ao Santíssimo Sacramento às sextas-feiras (às 18h30).

Temos a alegria da participação virtual dos membros da Paróquia, de outras comunidades paroquiais na cidade de Uberaba, de outras cidades em Minas Gerais e em outros estados, especialmente São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Assiduamente, temos a participação ao vivo de irmãos do Canadá, Portugal, Itália e Suíça.

Todos unidos celebrando, ainda que em lugares diversos, mas formando uma só família em torno da Palavra e da Eucaristia.

Da Redação

 

Compartilhe: