Comissão Bíblico-Catequética

Nos últimos anos, nossa Igreja ressoou os termos referentes ao Processo de Iniciação à Vida Cristã com grande ênfase e resiliência, como uma das grandes urgências de sua evangelização. Com amor e empenho decidimos, como Igreja de Uberaba, obedecer ao chamado da Santa Sé e dar passos largos ao caminhar adiante, mesmo que ainda incertos dos resultados que obteríamos.

Muitas foram as experiências vividas nesse novo jeito de caminhar. Evidenciamos significativos avanços na evangelização e também a renovação da vida de fé nas diversas comunidades que optaram por esse caminho.

Ao identificarmos a catequese a serviço da Iniciação à vida cristã como experiencial, celebrativa e centrada na Palavra de Deus, tivemos possibilidade de nos desafiarmos a buscar passar de uma concepção doutrinal para um conceito mais vivencial, no qual motivamos a experiência do encontro com Jesus Cristo, promovendo assim o despertar para o seguimento e o discipulado a serviço do Reino de Deus.

Então, nós da Comissão Bíblico-Catequética viemos apresentar os últimos e significativos passos dados nessa caminhada desde o ano de 2021, quando esforços foram investidos para permanecermos fortes e determinados, mesmo diante da vivência da fé e do anúncio em tempos de pandemia.

Em clima de festa pela vida e vocação de nossos catequistas, tivemos a alegria de celebrar na Paróquia São Benedito, em unidade com toda a Arquidiocese, a chegada de nossos assessores Padre Vanderlei e seminaristas Vitor e Rodrigo. Essa celebração marcou um novo tempo entre nós, pois comemoramos como Comissão os catequistas do Batismo, Eucaristia e Crisma.

Uma primeira ação concreta dessa nova caminhada foi a reunião com as coordenações arquidiocesanas e forâneas da catequese do Batismo, Eucaristia e Crisma. Foi realizada com êxito a Estruturação do itinerário catequético na Comunidade Nova Jerusalém. Aconteceram diversas formações em nível forâneo e arquidiocesano da catequese de Batismo, Eucaristia e Crisma. Nesse ínterim, nossas coordenadoras também nos representaram em diversas paróquias com cursos e formações.

A recriação da Escola Bíblico-Catequética Dom Aloísio Roque Oppermman marcou esse período. Deixamos registrada a realização do primeiro módulo da Escola que aconteceu no último dia 26 de março. Realmente, foi um momento marcante para todos nós, com o tema “A Catequese e o catequista no Magistério”, quando tivemos o privilégio da condução de Dom Paulo Mendes Peixoto, como assessor.

Esperançosos pelas novas ações, foi realizada a reestruturação do grupo de coordenadores forâneos do Batismo, o mapeamento dos coordenadores paroquiais do Batismo e a aplicação de questionário para diagnosticar a situação da Pastoral do Batismo na arquidiocese. Estivemos reunidos como comissão juntamente com os coordenadores forâneos e já iniciamos as ações em prol do início dos trabalhos de elaboração de um novo material para servir como subsídio na Catequese de Batismo para pais e padrinhos.

Em reunião com os coordenadores forâneos da catequese de Eucaristia e Crisma, ocorreu a preparação do calendário para o ano de 2022.

Visando garantir segurança e estabilidade ao trabalho pastoral dessa comissão bíblico-catequética, foi concluída a atualização do Diretório Pastoral da Comissão Arquidiocesana Bíblico-Catequética que, além de apontar um caminho claro e bem traçado para nossos próximos passos, evita que ocorram passos arriscados, fundamentando, assim, uma caminhada em unidade.

Ressaltamos a importância de realizarmos essa atualização do Diretório Pastoral da Comissão, considerando o lançamento em meados de 2020 pela Santa Sé do novo Diretório para a Catequese e o fato de que o atual Diretório Pastoral traz uma falha estrutural que pretendemos corrigir: traz o Batismo ainda desvinculado da catequese de Iniciação à Vida Cristã.

Todo o processo de construção desse diretório contou com a participação da Arquidiocese, pois o documento foi disponibilizado em nossos grupos de whatsapp, em reuniões de foranias e posteriormente aprovado em Assembleia Arquidiocesana.

Hoje, nos vemos diante da alegre notícia do retorno às ações pastorais de forma presencial. “Nada substitui o presencial… Nós, catequistas, somos o exército do bem. Não tenhamos medo do novo”, disse Dom Leomar Brustolin, no Encontro Nacional dos Catequistas em Aparecida. Não temos receitas prontas para um retorno das atividades catequéticas após dois anos de pandemia, mas faz-se necessário nos apegarmos ao desejo de superar a superficialidade e levar adiante nossa missão de anunciadores da Boa Nova de Jesus Cristo. Pela força de nosso Batismo, guiados pela novidade da Ressurreição, sejamos corajosos em viver o testemunho de nossa fé.

Celebrando o dia do Catequista, a Comissão Bíblico-Catequética acolhe os nossos assessores com grande alegria.

Transmissão da Assembleia Arquidiocesana da iniciação à Vida Cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma) de 2021 para avaliação, planejamento e aprovação do novo Diretório Pastoral da Comissão Bíblico-Catequétic

Encontro dos Coordenadores forâneos da Catequese de Eucaristia e Crisma em 08 de Janeiro.

Encontro dos coordenadores forâneos da catequese de Batismo em 16 de fevereiro.

Comissão e diretoria da Escola Bíblico-Catequética Dom Aloísio Roque Oppermann no primeiro módulo dia 26 de março.

Dom Paulo no Primeiro módulo da Escola Bíblico-Catequética em 26 de Março.

Compartilhe:

© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por