Comunidade Rhema: Ser Palavra Forte de Deus

A Comunidade Rhema foi fundada em 01 de fevereiro de 1989.

Fundador e Moderador Geral da Comunidade Rhema: Padre Manoel Romes da Silva.

 

  HISTÓRICO

Gerardo da Silva Melo, o inspirador da Comunidade Rhema

    Gerardo nasceu em 14 de julho de 1945 em Monsenhor Tabosa, pequeno município próximo a Fortaleza (CE). Em 1980 mudou-se para a cidade de Patos de Minas (MG). Apesar de sua formação familiar tradicionalmente católica, foi nesta cidade que, participando do Cursilho de Cristandade, aconteceu sua verdadeira conversão. Posteriormente, mudou-se com a família para Araxá (MG). Em Araxá, Gerardo serviu como MECE (Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística) na Matriz de São Domingos e iniciou nessa paróquia um grupo de oração para crianças com o objetivo de catequizá-las.

    Durante os dias do Carnaval do ano de 1988, coordenou juntamente com Tia Nora (Honorina Miguel) e Cônego Antônio Joaquim da Arquidiocese de Uberaba (MG), um Retiro Espiritual para cerca de 30 jovens que participavam do grupo de oração São Paulo Apóstolo e que se reuniam semanalmente no salão paroquial da igreja Matriz de São Domingos de Gusmão (Araxá).

    Após esse Retiro Espiritual, os participantes formaram um grupo de jovens que passou a se reunir semanalmente nesse mesmo salão paroquial.

   Inspiração da Comunidade Rhema de Aliança

   Em 1989, quando participava do Congresso Nacional da R.C.C. (Renovação Carismática Católica) na cidade de Aparecida (SP), Gerardo Da Silva Melo teve a inspiração de fundar uma comunidade de aliança que se chamaria RHEMA. Chegando a Araxá, partilhou essa inspiração com os jovens que coordenavam o grupo de jovens, iniciado há um ano, e com outros participantes do grupo. Nessa ocasião, ele afirmou que aquela comunidade de aliança iniciante viria a se tornar também uma comunidade de vida.

  Os jovens que aceitaram o convite de fazer uma experiência de comunidade de aliança passaram a reunir-se semanalmente para a partilha da Palavra (lectio divina), organização e vivência de uma regra de vida para a comunidade. Nesse início, as reuniões aconteciam separadamente entre os homens e as mulheres.

   Após um período de experiência, os jovens que se sentiram chamados, fizeram a consagração como membros da Comunidade Rhema pelo período de um ano. A partir daí, esse compromisso é renovado anualmente.

Comunidade Rhema de Vida

   No dia 12 de outubro de 1996, se reuniram na Fazendinha do Senhor Jesus em Araxá alguns membros da Comunidade Rhema de Aliança, desejosos de fazer uma experiência de Comunidade de Vida. Depois de consultado e obtida a permissão do então Bispo diocesano de Patos de Minas (MG), Dom João Bosco Oliver de Faria, a experiência de Comunidade de Vida iniciou-se em janeiro de 1997[1]. Alguns jovens passaram a ter vida comunitária em uma residência comum.

   No dia 01 de maio de 1997, a Comunidade Rhema ganhou uma área no bairro Fertiza na Rua Argentina de Oliveira Ferreira, 285, na cidade de Araxá (MG). Foi construída nesta área a sede própria da Comunidade Rhema, para onde a residência dos membros de vida comunitária (Comunidade Rhema de Vida) foi transferida em janeiro de 1998.

    Quem somos

   A Comunidade Rhema congrega membros solteiros, celibatários e viúvos de ambos os sexos, casais e clérigos seculares (Cân. 278 § 1)[2], – numa mesma dignidade vocacional – que buscam, segundo a própria vocação e o dom recebido do Espírito, viver o ideal cristão. Segundo nossa vocação, como seculares permanecemos no mundo em virtude de um chamado especial para levar autenticamente, em todo tempo e lugar, uma vida de perfeição. Pela palavra, pelo exemplo e por todos os modos nos esforçamos para que todas as classes sociais sejam transformadas em Cristo, através da conversão dos critérios de juízo, de valores e modos de vida, abrindo-os a uma visão integral do ser humano. Queremos atingir e modificar pela força do Evangelho os modelos de vida da humanidade que se apresentam em contraste com a Palavra de Deus e com o desígnio da salvação, projetando nas questões sociais de nosso tempo à luz do Evangelho e assumindo como tarefa própria a renovação da ordem temporal, na família, no trabalho e na presença e participação na vida social. Acreditamos que os fiéis leigos em virtude do Batismo e da Confirmação são testemunhas da mensagem evangélica, mediante a palavra e o exemplo de vida cristã (Cân. 759)[3].

     Carisma da Comunidade Rhema

   A Comunidade Rhema inspira-se no Concílio Ecumênico Vaticano II como uma forma renovada de vida consagrada. Nosso desejo e apostolado é anunciar a Boa Nova da salvação a todos, especialmente à juventude, através da pregação querigmática e da evangelização global, levando-os ao engajamento e ao compromisso com uma comunidade cristã. Nosso carisma, que confere uma fisionomia particular a nossa associação, se resume nesta frase: “Ser Palavra Forte de Deus” (Gn 1,2b-3). Assim, “devemos ser um só coração e uma só alma” (At 4,32), “ser sopro de vida” (Jo 20,20-23) e “ser uma carta de Cristo” (2 Cor 3,2-3). Desse modo, poderemos dedicar-nos eficazmente a “evangelizar para a formação de comunidades”, aqueles que ainda não creem ou já não vivem a fé recebida no Batismo[4].

    Missão da Comunidade Rhema: “Evangelizar para formação de comunidades”

   Fiéis a nosso carisma, importa evangelizarmos sempre a partir da pessoa e fazendo continuamente apelo para as relações das pessoas entre si e com Deus[5].

    Apostolado da Comunidade Rhema

Atualmente, a Comunidade Rhema tem os seguintes apostolados:

  • Adoração Mensal na Casa-Mãe da Comunidade Rhema (Araxá) – 24 horas de adoração, a partir das 15h, do dia 13 para 14 de cada mês;
  • Santa Missa mensal na Comunidade São Francisco de Assis – Tapira (MG);
  • Grupo de Oração na Comunidade Rhema (Araxá), às 4ª feiras às 19h;
  • Retiro Rhema de Carnaval anual (Araxá), nos dias de Carnaval;
  • Retiros semestrais de formação para todos os membros aspirantes e efetivos da Comunidade Rhema;
  • Grupo de Terço na comunidade rural de Itaipu, distrito de Perdizes (MG), toda terceira quinta-feira de cada mês.

    Projetos pós-pandemia:

  • Dar continuidade a nossos apostolados ordinários e aos trabalhos sociais na Casa-mãe da Comunidade Rhema: cursos profissionalizantes, semiprofissionalizantes e de artesanato em geral, evangelização de crianças através da contação de histórias na Casa- mãe da Comunidade Rhema (Araxá);
  • Continuidade de promoção de eventos em prol do término da Construção da Nova Sede da Comunidade Rhema, em Araxá (MG);
  • Continuidade de promoção de eventos em prol do término da Construção do salão na Comunidade Rural São Francisco de Assis, em Tapira (MG).

     Comunidade Rhema

Rua Argentina de Oliveira, 285, Fertiza – Araxá (MG)

CEP 38184-224

Contato: (34) 3662-3461 / 99957-0993

Instagram: comunidaderhemacatolica

Facebook: https://www.facebook.com/comunidade.rhema

Site: http://www.comunidaderhema.com/

[1] Araxá pertencia à Diocese de Patos de Minas (MG).

[2] Código de Direito Canônico de 1983.

[3] Constituições da Comunidade Rhema n. 3 § 1.

[4] Constituições da Comunidade Rhema n. 4 § 1.

[5] Idem.

Compartilhe: