Congregação das Irmãs Ursulinas de São Jerônimo de Somasca

O Instituto das Irmãs Ursulinas nasceu na Itália em 1857, fundado por duas irmãs órfãs: Catarina e Judite Cittadini. Na origem de nossa família religiosa, estão duas mulheres, as irmãs Cittadini, que na sociedade de seu tempo foram sinal simples e autêntico de total dedicação à juventude, na acolhida cotidiana da terna e forte caridade educativa de Deus.

Cada Irmã Ursulina identifica-se pela confiança em Deus Providente, pela simplicidade, profundo espírito de fé, escuta atenta e fiel da Palavra de Deus, oração profunda e constante, espírito de família, atenção aos sinais dos tempos, zelo pelo Reino e acolhida dos pobres e excluídos.

A identidade carismática das Ursulinas é de “Ser sempre e em qualquer lugar apóstolas educadoras como verdadeiras mães em Cristo, o amabilíssimo esposo crucificado e ressuscitado”.

A Congregação chegou no Brasil em 1975 (Maranhão),1984 (Piauí), 1994 (Bahia), 2002 (Santo André/SP), 2003 (Minas Gerais). Ao chegar em Uberaba, foi iniciado um trabalho com meninas e, simultaneamente, uma pesquisa, visitando as famílias da comunidade para ver a realidade e os anseios mais urgentes das mesmas. Foi constatada a necessidade de um trabalho voltado para meninas dos bairros Boa Vista, Vila Arquelau e bairros do entorno. Foi iniciada com ações de prevenção, organizando momentos formativos, visitas às famílias, trabalho com oficinas manuais de bordado, culinária, reforço escolar e atividades recreativas e de relações em grupo.

Atualmente, o Instituto das Irmãs Ursulinas desenvolve duas frentes de trabalho: Educação Infantil para crianças de três a cincos anos e o Projeto Ventos de Esperança que atende crianças e adolescentes do sexo feminino, de cinco a quinze anos. Acolhe de segunda a sexta-feira, em turno integral, as crianças da educação infantil e, em contraturno escolar, as crianças e adolescentes do Projeto Ventos de Esperança. O Projeto oferece oficinas pedagógicas, esporte, dança e trabalhos manuais. As famílias buscam este espaço como forma segura e rica de aprendizado para suas filhas, favorecendo assim, aos pais trabalharem com tranquilidade, sabendo que estão sendo bem cuidadas.

Para custear nossos trabalhos, contamos com a parceria do Poder Público Municipal, doações de entidades e pessoas físicas e o apoio da comunidade.

Nosso endereço: Rua Arquelau Alves Ribeiro, 370 e Rua Março, 360 – Vila Arquelau.

Alguns registros das atividades:

Irmã Amparo Tavares
Irmã Edilza dos Reis

Compartilhe:

© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por