Conselho de Formadores realiza segunda reunião do ano

Na manhã desta sexta-feira, 8 de junho, foi realizada na Cúria Metropolitana a segunda reunião do ano do Conselho de Formadores da Arquidiocese de Uberaba. Estiveram presentes o arcebispo metropolitano de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, e os padres que integram o Conselho de Formadores.

A reunião começou às 9h com a Oração Inicial e seguiu com os assuntos da pauta do dia. Entre eles, foi apresentada a programação e o desenvolvimento do 1º FORMISE Provincial – encontro de formação missionária para os seminaristas da Província Eclesiástica de Uberaba, da qual fazem parte as dioceses de Uberlândia, Patos de Minas, Ituiutaba e a Arquidiocese de Uberaba.

O Conselho de Formadores auxilia o bispo nos assuntos diretos que correspondem à formação dos seminaristas, futuros sacerdotes. Segundo o reitor do Seminário de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Uberaba, Padre Vanderlei Izaumi Silva, o Conselho “analisa e avalia cada seminarista, ajuda no discernimento de cada vocacionado que se ingressa no seminário e a partir dessas análises, fazem os escrutínios, por exemplo, para ver se estão aptos ou não para a ordenação, tanto diaconal quanto presbiteral”.

De acordo com o reitor do Seminário, os assuntos que regem o Conselho de Formadores são aqueles que dizem respeito à ação mais direta da formação, tendo como objetivo auxiliar o bispo.

 

Jordana Moreira
Assessoria de Imprensa

Compartilhe!
0 respostas

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *