Conselho de Leigos e Leigas e o Grito dos/as Excluídos/as

  Neste ano de 2022, o 28º Grito dos/s Excluídos/as teve como tema: “Vida em primeiro lugar”! E como lema: “Brasil: 200 anos de (IN)dependência. Para quem”?

  A realização do Grito é uma proposta da Igreja do Brasil, e em nossa Arquidiocese é uma ação que consta no PAPIU – Plano Pastoral da Arquidiocese de Uberaba. A organização em nossa cidade ficou sob a responsabilidade do CALL – Conselho Arquidiocesano de Leigos e Leigas que, através de reuniões on-line, somou forças com Sindicatos, Movimentos Populares, agricultores sem terra, Pastorais Sociais, lideranças e representantes de outras denominações religiosas. Assim, foi organizado este ato pela vida, onde os/as excluídos/as puderam reivindicar seus direitos, questionar a soberania do país e apontar novos horizontes para um Brasil verdadeiramente independente, soberano e com justiça social.

 

  O ato foi realizado no dia 06 de setembro, na Praça Rui Barbosa. Aconteceu a feira agroecológica do MST, apresentações culturais, artísticas, fala de representantes das entidades presentes, leitura da “Carta pela Democracia”, apresentação do grupo de capoeira das crianças da Creche “Casa do Menor – Coração de Maria”. O encerramento se deu com um ato em defesa da paz e da democracia, com a proclamação do Evangelho das “Bem Aventuranças” (Mt 5, 1-12) e o canto “Oração de São Francisco”! Contamos com a presença de muitos leigos e leigas, religiosos e religiosas e padres de nossa Arquidiocese, além de líderes de outras religiões.

 

 

  Diante de todo o ensinamento de Jesus e coerentes com a Doutrina Social da Igreja, tínhamos o dever de gritar por justiça e paz. E assim o fizemos. Mesmo diante de ameaças, nossas vozes não foram caladas!

  Continuaremos em comunhão com os/as pequenos/as e excluídos/as, em um único Grito: proclamar por um Brasil soberano, igualitário e sustentável, onde reine a justiça e a paz!

Sônia Regina Corrêa Chagas

Vice-coordenadora do CAL –

Conselho de Leigos e Leigas da Arquidiocese de Uberaba/MG

Compartilhe: