Creche comunitária Nossa Senhora D’Abadia

Histórico

A instituição foi construída a partir do desejo do Monsenhor João Maria de Assis Valim, da Professora Irmã Manoelita Natividade de Faria e do arcebispo Metropolitano de Uberaba – MG, D. Benedito Ulhôa Vieira, em 1988. Esse sonho foi alimentado e realizado durante dez anos com recursos próprios do fundador e outros tantos colaboradores que pensaram na construção de uma creche comunitária voltada às necessidades e aos interesses da comunidade do bairro Abadia, que conta com muitas famílias carentes e necessitadas de trabalhar, não tendo com quem deixar seu lar e seus filhos em segurança. Foi pensando no bem-estar das crianças e famílias que os religiosos iniciaram, então, um projeto social como propósito de oferecer conhecimentos às crianças com atividades pedagógicas, reforço escolar, atividades recreativas, oportunidades com a função de educar, cuidar e estimular o desenvolvimento humano.

Inicialmente, foi realizado um levantamento minucioso e detalhado de todas as crianças que necessitavam de atendimento. Após esse levantamento, os pais foram convidados para uma reunião em que receberam informações sobre a creche. As atividades tiveram início em 1998, atendendo, com profissionalismo e responsabilidade, crianças na faixa etária de 2 a 6 anos de idade. As famílias podiam contar com o ensino-aprendizagem de seus filhos, além de segurança e tranquilidade.

O Patrono da Creche Comunitária Nossa Senhora D’Abadia foi Monsenhor João Maria de Assis Valim, nascido em 15/03/1910, em Uberaba/MG, que fez seus estudos primários e secundários no colégio Diocesano, ingressou em seguida no seminário São José, em Uberaba, passando para o seminário maior em Belo Horizonte, onde fez diversos cursos e estudos para a carreira sacerdotal. Em 08/12/1940, foi ordenado padre em Uberaba/MG pelo Bispo D. Alexandre Gonçalves do Amaral. Com recursos próprios, trabalhou e realizou muitas ações para as comunidades em diversas cidades mineiras, com o apoio do sucessor de Dom Alexandre Gonçalves do Amaral, o Arcebispo Metropolitano de Uberaba/MG, Dom Benedito Ulhôa Vieira, Vice-Presidente da CNBB, de 1983 a 1987, e membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Autor de diversas obras literárias, seu último livro “Auscultando o Coração” foi lançado em 13/06/2013. Contou com o apoio da professora Ir. Manoelita Natividade de Faria, pedagoga com especialização, técnica em enfermagem, com Curso Normal em Nível Médio – Professora de Educação Infantil, que realizou diversas ações em muitas cidades mineiras, apoiada pela Arquidiocese de Uberaba, homenageada como cidadã comendadorense pelos 10 anos de atividades realizadas na cidade de Comendador Gomes/MG. Foi coordenadora da Pastoral da Criança, fez diversos cursos juntamente com a Dra. Zilda Arns Neumann, então presidente da Pastoral da Criança. É atualmente a presidente da CRECHE COMUNITÁRIA NOSSA SENHORA D’ABADIA. A experiência de vida, o desejo de ajudar o próximo e os trabalhos que foram muitos culminaram na concretização de um sonho: a CRECHE COMUNITÁRIA NOSSA SENHORA D’ABADIA.

O Patrono Monsenhor João Maria de Assis Valim renunciou a todos os bens herdados da família em prol dos pobres e mais necessitados de diversas cidades. Construiu igrejas, seminários, patrocinou a realização de muitos cursos para diversas comunidades mineiras e nos deixou esse legado em Uberaba, a CCNSA (CRECHE COMUNITÁRIA NOSSA SENHORA D’ABADIA). Com a orientação de Dom Benedito Ulhôa Vieira, a instituição foi sendo erguida e mobiliada pelo incansável trabalho de Ir. Manoelita Natividade de Faria e de Monsenhor João Maria de Assis Valim. Finalmente, nasceu a CCNSA em prol da comunidade do Bairro Abadia. A creche foi assim nomeada em homenagem a Nossa Senhora da Abadia, padroeira da cidade de Uberaba e também em homenagem ao Bairro Abadia.

Como já mencionado, foram quatro os gestores que atuaram nessa instituição, sendo o primeiro, Monsenhor João Maria de Assis Valim e, no momento, Ir. Manoelita Natividade de Faria.

Localização da unidade escolar e seu entorno

A CCNSA teve suas atividades iniciadas em 1998. No presente momento, são atendidas as seguintes turmas: Maternal I, Maternal II e Maternal III, em período integral (turnos Matutino e Vespertino).

Está localizada no bairro Abadia, atrás do Santuário Basílica de Nossa Senhora da Abadia, situada na Praça Nossa Senhora da Abadia, seguida da Rua Teixeira de Freitas, sendo um quarteirão até o Colégio Estadual Nossa Senhora D’Abadia e um quarteirão até o Colégio Estadual América.

Atualmente são atendidas até 80 crianças de 1 a 3 anos e 11 meses, proporcionando alimentação, cuidados higiênicos, lazer, atividades pedagógicas e de artes, lúdicas, recreativas e principalmente o desenvolvimento social, em que a criança reconhece seu papel no meio em que está inserida, respeitando sua individualidade, seu tempo de desenvolvimento, sua condição financeira, social, cultural e religiosa.

A prioridade do atendimento volta-se para as famílias que moram e trabalham no bairro Abadia, facilitando o acesso à creche; entretanto, o atendimento abrange também os bairros adjacentes, pois os pais buscam um ambiente saudável e seguro para deixar seus filhos. No geral, são de baixa renda familiar e alguns estão desempregados, sendo que a maioria recebe bolsa-família.

O bairro conta com a maior concentração de comércio e a maior feira livre da cidade aos domingos, beneficiando a comunidade em geral. Neste contexto, a Creche Comunitária Nossa Senhora D’Abadia vem somar forças com a comunidade, resgatando as crianças atendidas, proporcionado proteção, segurança e aprendizado.

A instituição acredita que a melhoria da qualidade de vida na qual a comunidade se insere depende da educação, fator primordial na convivência em grupos. As relações vivenciadas pela criança propiciam o desenvolvimento da autoconfiança, onde se considere aceita, cuidada e amada, facilitando sua formação pessoal e social.

A meta principal da instituição é defender a qualidade de vida através da educação.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por