Curso Propedêutico 2022

Com alegria e esperança, iniciamos a segunda edição do Curso Propedêutico, nesta nova fase, na cidade de Uberaba. O lugar escolhido, desde o início do ano passado, foi a Casa São José, onde reside Dom Paulo e uma comunidade presbiteral. O clima de fraternidade ajuda muito na formação dos candidatos ao Seminário.

Neste ano de 2022, temos apenas um propedeuta, o jovem de 21 anos, José Gustavo da Conceição. Ele é uberabense e seus familiares residem na Paróquia de Santa Luzia, onde ele servia como acólito. No passado, a família participava da Paróquia de São Benedito, onde José Gustavo recebeu os Sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Eucaristia e Crisma.

Tendo já finalizado o Ensino Médio, José Gustavo frequenta as matérias da área de humanas no Colégio Marista, preparando-se para o possível ingresso na Faculdade de Filosofia no próximo ano, se for acolhido para a Etapa do Discipulado, no Seminário São José. Em casa, tem algumas aulas de Iniciação à Leitura da Bíblia, Iniciação à Liturgia, Metodologia de Estudos, História da Igreja e Latim. Tudo isso, ajuda muito na dimensão intelectual e o prepara para as futuras atividades acadêmicas.

Quanto à dimensão pastoral-missionária, José Gustavo acompanha o Diretor do propedêutico, realizando atividades na Paróquia de São José e Comunidade Santa Beatriz. Ali, colabora na parte litúrgica, nas pastorais e no que se faz necessário. A própria atuação na paróquia ajuda na dimensão comunitária, que é completada pelo convívio com a Comunidade presbiteral. Mesmo não tendo outros colegas, o convívio com paroquianos e padres da Casa São José contribui muito para desenvolver bem a dimensão comunitária.

A dimensão humano-afetiva tem como ponto marcante a terapia, que é realizada a cada quinze dias. A dimensão espiritual é marcada por encontros de formação com o Diretor Espiritual, missas na paróquia, em casa e em outras comunidades, além de orações diárias. Tudo isso favorece o discernimento da vocação, como é característico dessa fase da formação inicial.

Contamos com as orações de todos, para que José Gustavo possa ser confirmado em sua vocação e se prepare bem para as novas etapas que terá pela frente: o discipulado, a ser desenvolvido na fase de estudos de Filosofia, e a configuração, durante os estudos de Teologia. Se for da vontade de Deus, que ele possa prosseguir firme, correspondendo ao chamado que lhe foi feito.

Padre Geraldo Maia

Compartilhe:

© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por