Dia de Pentecostes

(transcrito do site CALENDARR BRASIL)

Pentecostes é uma celebração muito importante do calendário cristão e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo.

Tradicionalmente, o Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa, e no décimo dia depois do dia da Ascensão.

Juntamente com Natal e a Páscoa, esta é a terceira data mais importante do Ano Litúrgico.

Significado de Pentecostes

O termo Pentecostes é de origem grega e significa “cinquenta dias depois”, marcando o final da festa pascal, de acordo com a doutrina cristã.

No dia de Pentecostes, os apóstolos receberam o Espírito Santo e, a partir de então, deram início à divulgação dos ensinamentos divinos a fim de converter os povos.

Por isso, o dia de Pentecostes é considerado o dia em que teve início a expansão da Igreja.

O Dia de Pentecostes, tal como é comemorado atualmente pelos cristãos, está descrito no livro de Atos dos Apóstolos, no capítulo 2:

“Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos num só lugar.

De repente, veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados.

E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles.

Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava” (Atos dos Apóstolos 2, 1-4).

Entretanto, no Antigo Testamento, o Pentecostes era celebrado tradicionalmente pelo povo hebraico como Shavuoth, que significa “Semanas”.

Nessa época, o significado desta celebração era agradecer a Deus a colheita e lembrar do dia em que Moisés recebeu as Tábuas com as Leis Sagradas (Torah).

“A partir do dia seguinte ao sábado, o dia em que vocês trarão o feixe da oferta ritualmente movida, contem sete semanas completas.

Contem cinquenta dias, até um dia depois do sétimo sábado, e então apresentem uma oferta de cereal novo ao Senhor.” (Levítico 23,15-16).

 

(disponível em: <https://www.calendarr.com/brasil/pentecostes>)

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por