Dia Internacional da Educação Católica 2024

O dia 9 de maio é o Dia Internacional da Educação Católica. A Igreja Católica promove desenvolvimento social e humano, em todo o mundo, por meio de milhares de instituições educacionais, obras sociais, escolas e universidades. Esta data é celebrada desde 2002, por recomendação da OIEC (Organização Internacional de Educação Católica), na Solenidade da Ascensão do Senhor. No calendário litúrgico católico a data ocorre 40 dias após a Páscoa, portanto, em uma quinta-feira. Assim, no Brasil celebramos a solenidade no domingo seguinte e o Dia Internacional da Educação Católica é comemorado no país sempre na quinta-feira que antecede a celebração da Ascensão do Senhor.

No Brasil a data é promovida pela ANEC (Associação Nacional de Educação Católica do Brasil). A instituição tem como finalidade atuar em favor de uma educação de excelência, assim como promover uma educação cristã evangélico-libertadora, entendida como aquela que visa à formação integral da pessoa humana, sujeito e agente de construção de uma sociedade justa, fraterna, solidária e pacífica, segundo o Evangelho e o ensinamento social da Igreja Católica. A ANEC, no Brasil, realiza o acompanhamento de, aproximadamente, em números:

1.190 instituições educacionais (obras sociais, educação básica e ensino superior), 1.5 milhões de alunos e 110 mil colaboradores e profissionais. A ANEC e as instituições educacionais católicas desenvolvem um importante trabalho, em comunhão com a Igreja, de “evangelizar educando e educar evangelizando” que beneficia toda a sociedade brasileira.

A ANEC, em 2024, para o Dia Internacional da Educação Católica, propõe o seguinte tema para reflexão e ação: “Educação Católica: Fermento de Fraternidade para uma Nova Sociedade”. O tema, inspirado pela metáfora do fermento que, embora pequenino, tem o poder de transformar toda a massa, busca iluminar a importância das instituições educacionais católicas na fermentação de uma cultura de fraternidade e paz. Com isso, a capacidade da educação católica de inspirar mudanças positivas profundas é enfatizada, desenvolvendo um senso de comunidade e corresponsabilidade entre todos da sociedade.

A Arquidiocese de Uberaba tem uma significativa história de presença de instituições educacionais católicas em diferentes cidades que, lideradas sobretudo por congregações de religiosos e religiosas que têm o carisma educacional, com a colaboração de leigos, realizam um valioso trabalho de educação católica humanista e integral, caracterizada pelos aspectos: acolhida, formação acadêmica de qualidade, evangelização, escola em pastoral, iniciações à vida cristã, diálogo inter-religioso, formação intelectual, ética e cidadã.

“O Dia Internacional da Educação Católica é uma oportunidade de reforçarmos o compromisso das instituições educacionais católicas da Arquidiocese de Uberaba com a missão evangelizadora da Igreja. Há diferentes obras sociais e escolas confessionais na Arquidiocese que, em comunhão com comunidades educativas católicas do mundo, contribuem para a formação integral do ser humano, bem como são propulsoras dos valores cristãos do Reino de Deus. Que o Senhor, por intercessão de Maria e do seu filho e Mestre Jesus, continue abençoando a missão e o testemunho da educação católica em nossa arquidiocese e em todo o Brasil e mundo”.

Professor Wanderson Raposa Ferreira – Coordenador e Assistente das Equipes de Pastoral Escolar do Colégio Nossa Senhora das Dores e do Centro de Educação Infantil Marta Carneiro – Congregação das Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils – Uberaba – MG

Compartilhe:

Assine nossa News

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por