Dia Internacional da Mulher

Paróquia Nossa Senhora de Fátima presta homenagem à D. Fausta Cândida de Andrade, OFS

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, por sua trajetória constitutiva, reflete o carisma de duas grandes Ordens da Igreja: a Ordem dos Pregadores, mediante a contribuição dos Dominicanos em Missão que chegaram em Uberaba em 1881 e edificaram a Capela Nossa Senhora de Fátima, inaugurada em 1945 e a Ordem dos Frades Menores, os Franciscanos que a assumiram como Paróquia, a partir de 1970.

Escutar o depoimento de D. Fausta Cândida de Andrade confere a esse pequeno parágrafo inicial, cores vívidas e contornos nítidos importantes, gravados em sua extraordinária memória de vida e fé. Quando sua família veio residir em Uberaba, aproximadamente 65 anos atrás, a Capela Nossa Senhora de Fátima ainda não havia sido edificada. Por residirem, desde então, até os dias de hoje, num quarteirão contíguo ao que seria o local desta edificação, D. Fausta acompanhou toda a sua construção e recorda-se do quanto seu pai participou, auxiliando os Dominicanos que tiveram essa feliz iniciativa e a concluíram, graças à Deus.

  1. Fausta e seu grupo familiar estiveram presentes, a partir deste período de administração dominicana e prosseguiram cooperando quando a Ordem dos Frades Menores atendeu ao pedido de Dom Alexandre Gonçalves Barbosa, então Arcebispo de Uberaba, enviando o Frei Adalberto Maria Tarallo, OFS, para a nossa cidade. Observe-se que, a Capela Nossa Senhora de Fátima, foi edificada para ser a Matriz dos Dominicanos, posto que o Santuário Central do Rosário não podia desenvolver as atividades de uma Paróquia. Com a vinda de Frei Adalberto Maria Tarallo, OFS, o nosso primeiro Pároco Franciscano, a Capela foi elevada à condição de Paróquia. Nesse período, também o Santuário Central do Rosário se tornou a atual Paróquia São Domingos, por iniciativa de Dom Alexandre Gonçalves Barbosa, primeiro Arcebispo de Uberaba.

Nascida no ano da graça de 1922, D. Fausta iniciou com maior intensidade o seu discipulado aos 35 anos de idade, porque antes residia na Fazenda Santa Efigênia. Empregamos o termo “discipulado” como forma de ressaltar o papel como leiga cristã que nossa querida irmã Fausta passou a cumprir, na qualidade de quem decide seguir Jesus, levando as pessoas a conhecerem a salvação que está em Jesus Cristo. Sua vocação, nesse sentido, manifestou-se também, mediante a sua entrada na Ordem Franciscana Secular, da qual participou muito ativamente, enquanto pôde atuar com maior frequência.

Essa dedicação prolongou-se até o ano 2000, três anos após a páscoa de Frei Adalberto Maria Tarallo, OFM, em 1997. Durante os 27 anos de Paroquiado do Frei Adalberto Tarallo, OFM, portanto, D. Fausta esteve na coordenação de diversos setores da Igreja, auxiliando cotidianamente em tudo o que lhe era solicitado ou autorizado pelo Pároco.

Neste Dia Internacional da Mulher, 08 de março de 2023, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima distingue e parabeniza o protagonismo de D. Fausta Cândida Andrade, OFS, leiga católica cujo exemplo de vida como discípula missionária de Cristo está para sempre registrado em nossa história e, sobretudo, no coração de todos. Nossa profunda gratidão se converte em preces que rogam a Deus lhe sejam concedidas bênçãos perenes de saúde e de paz. Que a Virgem de Fátima, nossa Padroeira e Mãe, envolva essa filha dileta em seu manto de amor e a mantenha em seu coração para sempre!

PASCOM da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Uberaba

Compartilhe:

Assine nossa News

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por