Dia Mundial dos Pobres

  O Dia Mundial dos Pobres foi uma iniciativa do papa Francisco em 2017 “para que as comunidades cristãs se tornem, em todo o mundo, cada vez mais e melhor, sinal concreto da caridade de Cristo pelos últimos e os mais carentes” (Papa Francisco, Mensagem para o I Dia Mundial dos Pobres, n. 6, 19/11/2017). O Papa marcou para o penúltimo Domingo do Tempo Comum esta importante data, um domingo antes da Solenidade de Cristo Rei.

  A grande intuição de Francisco para a instituição desse dia foi expressa em sua Carta Apostólica, no encerramento do Ano Santo da Misericórdia: “Será a mais digna preparação para bem viver a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, que Se identificou com os mais pequenos e os pobres e nos há de julgar sobre as obras de misericórdia (cf. Mt 25, 31-46). Será um Dia que vai ajudar as comunidades e cada batizado a refletirem como a pobreza está no âmago do Evangelho e tomar consciência de que não poderá haver justiça nem paz social enquanto Lázaro jazer à porta de nossa casa (cf. Lc 16, 19-21). Além disso, este Dia constituirá uma forma genuína de nova evangelização (cf. Mt 11, 5), procurando renovar o rosto da Igreja em sua perene ação de conversão pastoral para ser testemunha da misericórdia” (Papa Francisco, Misericordia et Misera, 21).

  A cada ano, o Papa escolhe um tema para aprofundar a reflexão nesse dia. Neste ano, o Dia Mundial dos Pobres foi celebrado em 13 de novembro, 33º Domingo do Tempo Comum, e o tema escolhido foi “Jesus Cristo fez-Se pobre por vós (cf. 2 Cor 8, 9)”. Em sua mensagem para este ano, o Papa afirma: “A pobreza que mata é a miséria, filha da injustiça, da exploração, da violência e da iníqua distribuição dos recursos. É a pobreza desesperada, sem futuro, porque é imposta pela cultura do descarte que não oferece perspectivas nem vias de saída. É a miséria que, enquanto constringe à condição de extrema indigência, afeta também a dimensão espiritual, que, apesar de muitas vezes ser transcurada, não é por isso que deixa de existir ou de contar.”

  A Escola de Fé e Cidadania realizou uma live formativa sobre esse tema, tendo como assessor o Padre Jean Paul Hansen, presbítero da Diocese da Campanha/MG, responsável pelo Setor de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Foi um momento formativo muito importante, em que o convidado abordou a temática, unindo-a com a Campanha da Fraternidade do próximo ano, que terá como tema: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Essa live formativa pode ser acessada no canal YouTube da Arquidiocese de Uberaba.

  Várias iniciativas foram realizadas nas paróquias e comunidades de nossa Arquidiocese, reafirmando o trabalho intenso de promoção humana que já é feito. A Paróquia de São Miguel, da cidade de Nova Ponte, deu início, neste Dia Mundial dos Pobres, à campanha Natal sem fome, com arrecadação de alimentos básicos nas portas dos supermercados, envolvendo toda a comunidade paroquial e a cidade em geral. Também a Paróquia de São José, no bairro Tutunas, na cidade de Uberaba, intensificou o trabalho de arrecadação de alimentos para formar as cestas básicas que são distribuídas mensalmente às pessoas mais necessitadas. As ações concretas são muitas e continuam sendo realizadas para a superação da miséria e da fome que está crescendo em nossa realidade.

Padre Geraldo Maia

Compartilhe: