No mês de julho, em toda nossa Arquidiocese, trabalhamos e propomos uma maior reflexão sobre o dízimo e sua importância para a vida cristã de cada fiel.
O dízimo é uma prática antiga em que se oferecia e consagrava ao Senhor as primícias dos frutos e dos animais, como gesto de gratidão aos dons do Criador. Gesto de solidariedade aos irmãos mais necessitados, como o socorro aos órfãos, pobres, viúvas e estrangeiros e colaboração para a manutenção dos templos e sacerdotes. Ainda hoje entendemos o dízimo como meio de comunhão com Deus e de vínculo comunitário, ao refletirmos sobre os pilares em cada uma de suas dimensões: caritativa, pastoral-missionária, religiosa e eclesial.
Para maior reflexão e aprofundamento de sua importância, teremos ao longo do mês várias iniciativas que motivam nossa participação comunitária com a partilha do fruto de nosso trabalho e de nosso suor, tal como seguem: primeiro final de semana: abertura do mês do dízimo em nível arquidiocesano e paroquial; segundo final de semana: festa da partilha; terceiro e quarto finais de semana: iniciativas práticas nas paróquias como testemunhos, divulgações nas redes sociais, teatros, movimentos artístico-culturais, entre outros. Quinto final de semana: Encontro Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo na Cúria metropolitana. O evento será assessorado pelo padre Welington Brandão, atualmente pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria na Vila Buarque, São Paulo, que tem uma ampla compreensão da experiência do amor-partilha. O evento será exclusivo para agentes da Pastoral do dízimo. Caso tenha interesse, procure seu coordenador para que possa melhor informar-se quanto ao evento.
Desejamos a todas as comunidades um abençoado mês do Dízimo e que possamos através de simples iniciativas entendermos e vivenciarmos nossa vocação e missão como dizimistas!
Pe. Alexandre Ferreira