Dom Hugo lança livro sobre a Cúria Romana

O atual secretário-geral da Sociedade Brasileira de Canonistas, Dom Hugo Cavalcante, OSB lança seu quinto livro durante o 34º Encontro Anual da Sociedade Brasileira de Canonistas de 09 a 14 de julho, em Joinville (SC). O livro intitulado A Cúria Romana – Aspectos jurídicos permanentes nas Constituições Pontifícias de Reforma surgiu da expectativa de o Papa Francisco fazer a nova reforma da Cúria Romana, compromisso assumido no início de seu pontificado em 2013. “O Papa manifestou o desejo de fazer a reforma da Cúria Romana, organismo da Igreja que tem a dimensão do poder executivo se comparado a um governo civil. Papa Francisco prometeu e já existe a comissão de reforma”, destaca Dom Hugo.

Monge-presbítero da Ordem de São Bento e atual capelão-adjunto do Mosteiro de Nossa Senhora da Glória, em Uberaba, Dom Hugo conta que a primeira grande reforma da Cúria Romana foi feita em 1588, pelo Papa Sisto V. Na sequência, em 1908 pelo Papa São Pio X, em 1967 pelo Beato Paulo VI e a vigente, em 1988, por São João Paulo II. “Agora se espera essa grande reforma de Francisco, que será a quinta na mais que milenar história da Igreja”, afirma.

Dom Hugo traz neste livro o conteúdo em português da reforma vigente, feita por São João Paulo II, em 1988, já que ainda não existia sua tradução oficiosa, sendo a oficial realizada pelo Vaticano. “A ideia que tive está no subtítulo do livro: ‘Conheça o que foi, entenda o que é, para poder entender o que será’. A Igreja vai crescendo em número e com isso aumenta a necessidade de novos organismos. A Igreja responde com essa organização central na Cúria Romana, a serviço da Igreja Universal. Onde tem um cristão, tem essa retaguarda do auxílio da Cúria Romana para que ele possa viver sua fé. Aproveitei também para colocar as atualizações, porque o Papa Bento XVI fez algumas”, explica o autor.

Dom Hugo Cavalcante, OSB

O monge-presbítero da Ordem de São Bento e atual capelão-adjunto do mosteiro de Nossa Senhora da Glória, na cidade de Uberaba, Dom Hugo Cavalcante, OSB é tradutor de mais de 160 títulos e lança em julho seu quinto livro: “A Cúria Romana – Aspectos jurídicos permanentes nas Constituições Pontifícias de Reforma”.

Pode-se adquirir o livro on-line pelas Edições Loyola, em suas lojas de distribuição ou na Coordenação de Pastoral na Cúria de Uberaba. Endereço: Praça Dom Eduardo, número 56, bairro Mercês, Uberaba.

 

Jordana Moreira
Assessoria de Imprensa

Compartilhe!
0 respostas

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *